segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que é bullying?



Atos agressivos físicos ou verbais só são evitados com a união de diretores, professores, alunos e famílias

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar".
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos.
Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. "Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto", diz.
O papel do professor também passa por identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se revolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar", explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.
Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o médico. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. E em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais.
O médico pediatra lembra que só a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um agressor. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida a menos que seja tratado", diz. Uma das peças fundamentais é que este jovem tenha exemplos a seguir de pessoas que não resolvam as situações com violência - e quem melhor que o professor para isso? No entanto, o mestre não pode tomar toda a responsabilidade para si. "Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família", afirma o pediatra.

15 comentários:

GINOSOU disse...

Até que ponto o bullying pode influenciar no rendimento de um aluno?

rayson e jooão pedro disse...

professor foi legal o texto sobre o bullying
valeu gino nós entendemos tudo só falta fazer a redação bijoss de rayson,pedro...

GINOSOU disse...

Amado(a)s aluno(a)s compreendam o Tema a fim de extrair uma real opinião e defendê-la em sua Dissertação. Boa Sorte!!!

joão pedro disse...

ameaças não resolve em uma briga
confusões gerados do nada
só falta mehorar orespeito um com outro

Anônimo disse...

Como o texto mesmo mostra a única forma de diminuir o bulling na escola é uma participação de todos membros dela , como; professores, diretores e principalmente, os alunos, que são os que praticam o bulling.Para isso, é preciso concientização e educação de todos.

Valeu professor o texto é bem interessante!!

guilherme 101 disse...

Como o texto mesmo mostra a única forma de diminuir o bulling na escola é uma participação de todos membros da dela , como; professores, diretores e principalmente, os alunos, que são os que praticam o bulling.Para isso, é preciso concientização e educação de todos.

Valeu professor o texto é bem interessante!!

Glenda disse...

O Bullying é um absurdo,é um ato agressivo,principalmente nas escolas,onde os agressores intimidam a pessoa agredida.
O Bullying é atos físicos ou verbais,e a pessoa que é humilhada e tenta se a fastar do seu ambiente escolar e familia,e deve ser tratado como um caso sério e não ser levado com uma bobagem,poís se não levarmos a sério esse ato ainda continuará á acontecer.
muito bom o texto.
bjokinhass.

joycy.t=102 disse...

O Bullying é um ato muito visto hoje em dia,principalmente nas escolas,onde são agredidos físicamente e oralmente,e geralmente acaba mudando o comportamento das pessoas agredidas,isso faz com que elas se afastem do seu convivio com seus familiares e amigos.

alexandre disse...

gino esse tema que tu abordou é muito importante,porque ta acontecendo com muitas pessoas, principalmente com os jovens...

Diná.t=102 disse...

o bullying é um ato muito freguente nas escolas,principalmente entre os jovens e também o bullying são atos que humilham a pessoa tanto em agressões orais como físicas.

wesley.t=102 disse...

esse assunto é muito importante pois isso acontece diariamente nas escolas

wesley.t=102 disse...

esse assunto é muito importante pois isso acontece diariamente nas escolas

wesley.t=102 disse...

esse assunto é muito importante pois isso acontece diariamente nas escolas

Unknown disse...

O bullying é um ato que ocorrem com frequência em muitas escolas são agressões fisicas e orais que acabam mudando o comportamento de muitos jovens.

Kassandra Souza disse...

Eu não sabia exatamente o que é o bullying,mas depois que fiz a leitura do texto ficou bem claro pra mim que o bullying existe e serio bom que ficasse bem claro para todas as pessoas que não adiante fecha os olhos e pensa que essas atitudes tomadas por esses alunos são meras brincadeiras.