segunda-feira, 15 de abril de 2013

"A juventude do século 21 é alienada?"



PEQUENO MUNDO

        "Uma geração sem livros, nem leituras". Assim o professor Geraldo Rodrigues, com sua experiência de antigo educador, definiu a juventude brasileira atual. O isolamento da mocidade estudiosa, que raramente lê, desde o livro ao jornal, tem sido descartado por outros educadores, em, tom de advertência. Todos veem a necessidade de criar-se na escola o hábito de leitura, como forma de acentuar o interesse comunitário e desenvolver o espírito crítico.
        Pesquisas já demonstraram que o universo vocabular do nosso estudante, mesmo em nível universitário, é pobre. Reduz-se a algumas centenas de palavras. Tão fortes parecem ser os apelos do mundo, em suas mensagens audiovisuais, que o jovem absorve informações passivamente, de modo vago e incompleto. Na escola e fora da escola mostram-lhe sobre o que pensar, mas não o estimulam a pensar. Acossado por uma gigantesca massa de informações, e incapaz de discernir o que é legítimo, o jovem tende, em geral, á indiferença, ao alheamento.
        A realidade brasileira lhe escapa, os acontecimentos do mundo não o instigam a um esforço mínimo de interpretação. Ele será um homem moderno na medida em que repete por mímica os conceitos em moda. Deixa de ser moderno, porém, no sentido do homem bem informado, com a capacidade de se exprimir bem e de formular ideias. Na sua carência de expressão e percepção, o jovem transforma-se em mero repetidor do que mal ouve e do que mal vê de relance.
        Vários serão os motivos que concorrem para isto, mas é certo que a raiz dos males está na incapacidade da escola em ensinar o estudante a pensar. Vê-se que as apostilas ameaçam substituir o livro. Em lugar do compêndio surge a cultura condensada, digestiva e quase sempre deformada. O estudante habitua-se a ler apenas o que lhe parece essencial. Não recorre ao livro como fonte de pesquisa, de investigação. Não complementa no livro a exposição feita na sala de aula. Deixa, em consequência, de informar-se extensivamente. Limitado nos seus elementos de aferição crítica, seu universo há de ser pequeno, e por aí medir-se-á fatalmente sua participação na comunidade.
        A tecnologia posta a serviço do ensino introduz por sua vez, o risco de limitar o livro e o professor, substituindo-os por processos audiovisuais. Desde a escola de Ensino Fundamental sente-se que não há por parte de mestres e diretores o empenho em gerar no aluno o hábito de leitura. São poucos os deveres que incluem leituras de livros, mesmo de livros especialmente resumidos com tais objetivos didáticos.
        As provas baseiam-se nos testes de múltipla escolha. Não há mais lugar para a dissertação que ensina a escrever, que apura o vocabulário, disciplina e amplia os meios de expressão do estudante. Não admira, pois. que estas condições, somadas a formas de vida familiares e comunitárias pouco propícias à intimidade e à reflexão, façam com que o jovem dos nosso dias não leia sequer jornais e revistas, tornando-se meio cego e meio surdo.
Adaptação J.B. Editorial, 24/12/73.

Após a leitura do texto motivador, redija seu texto no espaço apropriado. Leia e comente os textos de seus colegas. 

24 comentários:

Anônimo disse...

Professor eu entendi que esse texto faz uma critica sobre o vocabulario dos alunos,pois esta muito pobre,falta leituras de livros, de jornais e outras informações que possam favorecer no futuro.

Anônimo disse...

Professor eu entendi que esse texto faz uma critica sobre o vocabulario dos alunos,pois esta muito pobre,falta leituras de livros, de jornais e outras informações que possam favorecer no futuro. Jhersy Thaynara,turma 201

Anônimo disse...

Professor o texto faz uma critica que os alunos de hoge nao querem mais ler por isso seu vocabulario se torna pobre.camila 201

Anônimo disse...

Professor o texto faz uma critica que os alunos de hoge nao querem mais ler por isso seu vocabulario se torna pobre.camila 201

Anônimo disse...

Professor o texto faz uma critica que os alunos de hoge nao querem mais ler por isso seu vocabulario se torna pobre.camila 201

Anônimo disse...

Professor eu entende que os jovens no mundo de hoje nao fazem se quer um esforço para ler um.jornal, revista e principalmente livros , o texto , critica o vocabulario dos alunos por conta do mau uso de palavras . O meu conhecimento e resultado de muitas leituras ,que me ajudar a ler ,prunuciar é a escrever corretamente .Devemos ler pois a leitura e um passo essencial para um futuro .
AnnyCarolinne 201 #

Anônimo disse...

Eu sei que ja passou o horario de comentar,mas vou comentar assim "mesmo"
O texto critica alunos por nao terem mais a a boa vontade de ler e com essa falta de leitura ele aca ficando com a mente pobre,pois o seu vocabulario fica totalmente limitado,o texto da "enfase" na questao tecnologica que e um dos grandes problemas infrentados pelos professores na escola,pois os "celulares",notbooks,tablet....etc,sao alguns exemplos da falta de desatençao na escola e em casa fazendo com que a vida de um estudante se resuma em uma pequena tela assim deixando ele cego para o mundo que o cerca.Outro problema e a falta de dedicaçao da maioria que ao chegarem da escola nao vao refoçar o que viram la e sim correm para a tv(ela e considera por alguns filosofos do seculo xxI como uma ladra de pensamento),assim deixando o que apredeu para tras...
"hoje em dia ta dificiu os livro a "educaçao concorrer com os avanços tecnologico"
-samuel-:D

Anônimo disse...

Alunos, vocês sempre poderão comentar os textos que quiserem... GINO

Anônimo disse...

Professor eu vou deixar um pequeno comentário aqui.
Os alunos de hoje em dia não querem mais ter contato com a sua maior ferramenta de estudos(o livro),um fator muito importante para a contribuiçao dessa cegueira estudantil e o avanço mto rápido da tecnologia, com isso eles acabam saindo do mundo da leitura e as suas mentes ficam sem conhecimentos para usar futuramente, pois eles se focam muito nas inovações do homem e acabam esquecendo que uma das coisas mais antigas(O LIVRO) e insubstituível na sua vida e não tem como negar q com o habito da leitura não se aprende, sem a leitura não se consegue interpretar nada q o mundo tem para nos oferecer la fora .Em consequência disso podemos ver q falta hoje muitas vagas no mercado de trabalho.Nao e porque falta gente mais sim porque falta trabalhador. A leitura nos ajuda a dar conceito para tudo oque fizermos, percebemos que as pessoas q poderiam estar no mercado de trabalho estão nas droga, pois faltou para elas a leitura e uma chance de conceituar suas vidas, pois elas caíram na cegueira e na surdes estudantil.
Professor foi mal pela demora, mas aqui esta o meu comentário...
Thiago Filipe(201), seu aluno do domingos.

Anônimo disse...

Bom!O que eu pude entender é que com o avanço tecnológico os jovens de hoje estão se prendendo ha computadores, notebooks, celulares, e outros... esquecendo-se dos livros, jornais, revistas, e outras formas de conhecimento,estando assim distanciados dos acontecimentos da sociedade atual.
Didielma, sala:204 turno:VESP
CEMII

Anônimo disse...

Prof: o pequeno texto quer nos mostrar que os jorvem de hoje nao querem mais saber de estudar, somente querem fazer nada, sò vam pra escola porque sao obrigados a ir. nos dias de hoje so tao ligados a internet nas redes sociais.
T: 300 ves nome: Gabriel Ribeiro (y)
Cem II

Anônimo disse...

Gino entendi q os jovens de hoje são pobre de leitura e de cultura e sao dominados por sua propiá tecnologia rayssa202

Anônimo disse...

Professor Geraldo Rodrigues esta certo pois muitos jovens nao da a minima para leitura, se praticarmos a nossa leitura saberiamos falar e se expressar bem, isso tambem vai pelo o esforco dos jovens, pode ser que na sua escola nao tenha esse abito da leitura, de la que devemos tirar um tempo para ler, os jovens de hoje se prendem mais a tecnologia do que a leitura isso e um serio problema, cada vez mais a leitura de livros, jornais, revistas estao sendo esquecidas, devemos ter nossa consiencia e tira um tempo pra ler. Vamos ler mais , para nosso futuro ser melhor.
Lanna Macielly Oliveira.
Turma: 204
Turno: vespertino
CEMII

Anônimo disse...

Gino o texto deixa claro que muitos dos estudantes de hj nao querem ter a motivaçao do habito da leitua sendo que ela favorecera muito no futuro e ainda ajudara a se expressar melhor..Andreia turma:300

Anônimo disse...

Este texto nos mostra que a leitura, a cada dia está sendo iguinorada pelos jovens de hoje.
Os jovens de hoje não se enteressam mais pela leitura, estão trocando os livros pela a tecnologia, que estar tomando contar da mente e da forma de pensamento, que afeta ate mesmo a forma de se comunicar e a forma de escrever.

NOME: Ivanilse Pereira
TURNO:Matutino
TURMA:202

Anônimo disse...

entendi que devido os avanços tecnológicos nossa juventude esta deixando de lado os livros, as revistas...e se preocupando mais com o facebook, com o orkut, com o twitter entre outros, e esquecendo de que esta prejudicando a se mesmo e que nossa cultura, nossos costumes estão sendo deixados de lado!
NOME: Vamária
TURMA:203
TURNO: vespertino

Anônimo disse...

entendemos que essa critica sobre o alcoolismo infelizmente é verdade, pois os jovens estao estao esperimentando cada vez mais cedo e se tornando dpendente cada vez mais rapido.

ps JosuéBritto Turma 2.0.3 :)

Anônimo disse...

eu entendi que o estudande mesmo em varios livros tem um acontecimento no esforço que demostraram uma pesquizar no vocabular NOME:MARCOS VINICIUS, TURMA:202 TURNO:MATUTINO

Anônimo disse...

Eu entendi que os jovens de hoje não estão ligando muito para a leitura,porque eles acham o que o mundo esta mais moderno,e não precisam mais de ler,escrever,pensar etc...Mas isso não muda muita coisa porque a leitura e essencial para o ser humano,a televisão esta ai mostrando tudo,então os jovens acham que não precisam se preocupar com a leitura e outras coisas mais.

Alinailde Lima...202.

Anônimo disse...

Eu entendi que os jovens de hoje não estão ligando muito para a leitura,porque eles acham o que o mundo esta mais moderno,e não precisam mais de ler,escrever,pensar etc...Mas isso não muda muita coisa porque a leitura e essencial para o ser humano,a televisão esta ai mostrando tudo,então os jovens acham que não precisam se preocupar com a leitura e outras coisas mais.

Alinailde Lima...202.

Anônimo disse...

e notorio que a juventude esta muito alienada pois jovens estao em mundo so deles e alem disso nao tem mais o prazer de le livros a te mesmo de escrever pois se continuar assim ninguem vai querer estudar isaias goncalves turma 301 vespertino

Anônimo disse...

CLEY T=300
em meu consentimento o texto que faz uma critica a alienação dos jovens, tem por objetivo propagar o abito da leitura. tendo assim como foco o estimulo ao enriquecimento da língua .

ed disse...

Se não ou senão

As duas hipóteses existem na língua portuguesa e estão corretas. Seus significados são diferentes e podemos diferenciar situações em que devemos utilizar uma ou outra. A palavra senão pode significar uma exceção, uma consequência negativa ou um problema. A sequência se não é usada com significado de caso não.

Senão é uma palavra formada através da seguinte junção: se + não. É uma palavra complexa, com uma pluralidade de classes gramaticais e significados. Sendo uma preposição, se refere a uma limitação ou a uma exceção, sendo sinônima de exceto, salvo, fora, a não ser e menos. Sendo uma conjunção indica a consequência negativa de uma afirmação anterior, sendo sinônima de caso contrário, de outro modo e do contrário. Sendo um substantivo masculino se refere a uma falha, problema, imperfeição, defeito ou mácula.

Exemplos:

O aluno não fez nada senão bagunça. (a não ser)
Venha rápido, senão não chegaremos a tempo! (caso contrário)
Aquela minha amiga tem apenas um senão, é muito fofoqueira. (defeito)

Se não é uma sequência formada pela conjunção se e pelo advérbio não. Utiliza-se normalmente como conjunção condicional ou integrante. Como conjunção condicional tem significado de caso não, quando não.

Exemplos:

Você fala como se não o conhecesse.
Se não conseguir entregar o projeto hoje, não se preocupe.
Se não fosse sua ajuda, não conseguiria terminar meus afazeres.

Atenção!
É possível utilizar a expressão se não nos mesmos contextos em que se utiliza a conjunção senão, quando o verbo se encontrar omisso.

Exemplos:

Venha rápido, senão não chegaremos a tempo! (caso contrário)
Venha rápido, se não, não chegaremos a tempo! (caso não)
Venha rápido, se não (vier), não chegaremos a tempo! (caso não)
EDILSON ALVES

Unknown disse...

Qual seria a solução para esse problema?