segunda-feira, 25 de abril de 2016

AMIZADES E TECNOLOGIA

        A tecnologia ao mesmo tempo em que aproxima algumas pessoas, independente do tipo de relacionamento, pode ter o efeito contrário, ou seja, servindo também para afastar pessoas. Ela é um dos principais motivos dos términos de namoros ou de fazer com que algumas amizades se desfaçam.
  Refletindo sobre os malefícios da tecnologia, principalmente dos smartphones e das redes sociais, por exemplo, exponho aqui algumas consequências negativas da tecnologia sobre as amizades.


 Falta de atenção no outro.

  Atualmente tem se tornado muito comum as pessoas darem mais atenção para os próprios telefones celulares e, consequentemente, os conteúdo neles contido, como conversar em redes sociais com outras pessoas, assuntos diversos, deixando de dar atenção para as pessoas que estão ao nosso redor. Ou seja, nossos familiares e amigos. Algumas pessoas acabam prestando mais atenção no que esta acontecendo nos aparelhos eletrônicos e param de prestar atenção no mundo e nas pessoas a sua volta.
    Isso pode fazer com que muitos amigos se afastem de você, por sentirem-se negligenciados e com pouca importância na sua presença. É importante saber lidar com essa diferença e ficar mais aberto para os momentos, deixando as dependências eletrônicas de lado visando um bom relacionamento com todos que estão ao nosso redor.

Conversas com poucos significados.

  Outra consequência negativa das tecnologias nas amizades e nos relacionamentos em geral é que aos poucos começamos a evitar conversas mais intimas e com maiores significados, fazendo com que essas tecnologias e os conteúdos vistos nas redes sociais tornem-se quase que constantemente os únicos assuntos que conversamos com nossos amigos, ou com os poucos que mantemos contato.
     Isto pode ser reflexo também pelo tempo que algumas pessoas passam em frente a esses meios, consumindo seus conteúdos. Sem buscar novas informações e/ou outros meios de adquirir essas informações, as pessoas acabam ficando alienadas aos conteúdos vistos na internet, por exemplo. É claro que nem sempre isso é negativo, levando em conta a quantidade de bons conteúdos que podemos encontrar. Mas infelizmente, na maioria dos casos, encontramos conteúdos rasos e que pouco nos agregam conhecimentos verdadeiros, sendo estes os principais tópicos de nossas conversas.

Desinteresse pelos amigos de seu convívio.

       Uma liberdade que a tecnologia e as redes sociais nos proporcionam é podermos ser mais seletivos na questão de escolhas de amigos. Principalmente por podermos encontrar muitos amigos com interesses em comum pela internet. O que para muitas pessoas pode acabar substituindo outros amigos que costumávamos a conviver. Por encontrarem pessoas que tenham maior afinidade pela internet, algumas pessoas podem começar a perder o interesse por seus amigos reais (contrapondo os amigos virtuais), desta forma o desinteresse começa a tornar-se mútuo, fazendo com que muitas amizades acabem.

A partir do tema tratado, exponha sua opinião com argumentos coerentes.



3 comentários:

Unknown disse...

O avanço tecnológico na comunicação durante as últimas décadas é indiscutível. Nos dias de hoje é difícil encontrar alguém que não tenha um celular com 3g no bolso, um computador com internet em casa ou algum outro aparelho eletrônico também com acesso à internet. Todo esse aparato tecnológico trouxe muitos benefícios para as pessoas,em contrapartida, muito se questiona sobre a mudança que toda essa tecnologia trouxe para a forma que nos relacionamos.O contato visual, a conversa, o contato físico, muitas vezes é deixado de lado e acaba sendo trocado por uma conversa virtual, um jogo online ou então uma busca em um site de busca.Ao mesmo tempo em que ela traz grandes benefícios, pode criar sérios problemas,e com as crianças e adolescentes o cuidado tem de ser redobrado.

REBECA OLIVEIRA
TURMA:301 VESPERTINO

Unknown disse...

A tecnologia realmente prejudica muito no convívio com as pessoas ao nosso redor, sempre na roda de amigos existe um que está com um celular, jogando ou conversando em redes sociais. Nas escolas, no trabalho as pessoas estão com a mente em jogo online ,em um grupo do whatsapp, pensando o que ta acontecendo no mundo virtual e perdendo todo foco no que está fazendo.E é claro que é prejudicial, em uma conversa cara a cara por exemplo, a pessoa não sabe como agir,não consegue ter assunto, e isso causa desinteresse de quem está lhe fazendo companhia, e ate mesmo se afastam completamente, o que faz várias pessoas pensarem que os "amigos virtuais" são os unicos amigos de verdade que elas tem. Morrendo pro mundo real e vivendo no mundo virtual .

>>JOSILENE COSTA REIS
>>TURMA:301 VESPERTINO

Unknown disse...

Em questão a tecnologia muito dos seus avanços serviu como um modo de influênciar as pessoas a ficarem mais viciados deixando de lado quaisquer tipo de importancia do mundo real e se dedicando mais ao mundo tecnologico porem isso é muito prejudicial a quem é alienado e nao consegue resistir aos desejos da internt esquecendo dos seus familiares dos amigos.Muitos usam a internet para se satisfazer pois sem ela nao conseguem viver e com isso tras grandes maleficios ate mesmo a saude e nao so a isso como a termino de namoro de amizade por achar mais satisfatoria o modo virtual amigo virtual e namoro virtual muitos confiam mais em pessoas desconhecidas como no whatsapp,facebook etc.A internet é muito boa pra quem sabe realmemte como aproveitar e sabendo o tempo e a hora de usar pois tudo tem seus limites.