A 3 meses da Copa, racismo é mais um 'fantasma' no futebol brasileiro
As bananas colocadas no carro do árbitro Márcio Chagas da Silva, em Bento Gonçalves (RS), e os gritos de "macaco" ouvidos pelo volante santista Arouca, em Mogi Mirim (SP), trouxeram à tona e colocaram em pauta um problema ainda "oculto" no futebol brasileiro.
Até a última semana, o racismo no esporte mais popular do país era considerado uma questão abominável, mas exclusivamente "estrangeira". Agora, virou assunto nas mesas de bar, nos escritórios e também nas arquibancadas.
O país sempre lidou com o problema do ponto de vista de "vítima", pelos casos de ofensas racistas em campos europeus ou sul-americanos. De repente, o fantasma apareceu no quintal de casa.
A discussão sobre o que é "válido" ou não dizer em um estádio de futebol ganhou contornos ainda mais intensos após o clássico entre Corinthians e São Paulo, no último domingo, pelo Campeonato Paulista. Cânticos e palavras de ordem de caráter homofóbico sempre fizeram parte da trilha sonora dos duelos entre os times.
Mas a agressividade no Pacaembu fez com que muitos, nas redes sociais, levantassem a questão: afinal, há tanta diferença assim entre os gritos racistas e outros de natureza distinta, mas ainda assim preconceituosos?
Repúdio
Antes do jogo, uma faixa foi exibida no gramado com a mensagem "O Futebol Paulista repudia o racismo". Em outros lugares do Brasil, o mesmo aconteceu.
A menos de 100 dias da Copa do Mundo, o chamado "país do futebol" parece parar para pensar no que nunca havia pensado. Os estádios estão sendo palco de manifestações que ultrapassam o nível de aceitação popular.
Além dos constantes problemas de violência, os públicos reduzidos e a ameaça de greve por partes dos jogadores, agora o futebol brasileiro ganha um "fantasma" com o qual não esperava ter de lidar.
Os dois casos de racismo que ocorreram em território nacional expuseram só agora algo que é mais frequente do que se imagina.
Jogadores, técnicos ou árbitros negros ouvem constantemente ofensas racistas dentro de campo ou na ida ao vestiário, mas, ao contrário do que aconteceu na semana passada, os casos dificilmente tornam-se públicos.
"É frequente. Aqui no Rio Grande do Sul acontece sistematicamente, principalmente na região da serra", contou o árbitro Márcio Chagas à BBC Brasil.
Questionado sobre o motivo que levaria os árbitros ou jogadores a não relatarem as ofensas racistas que recebem, ele explicou: "As pessoas já veem isso com conformismo, acham que vai ser sempre assim. Mas eu sempre relato na súmula, não deixo passar batido."
Medo
Outro fator que ainda "cala" as vítimas de racismo no futebol brasileiro é o medo de sofrerem alguma retaliação. "As pessoas ficam com receio de ter represália, de não ser escalado mais e aí não se pronunciam", disse o juiz gaúcho.
Para o cientista social Marcel Diego Tonini, pesquisador da USP que tem trabalhos de mestrado e doutorado sobre o tema "negros no futebol", o fato de os negros conviverem com "piadas" e brincadeiras racistas desde crianças acaba levando-os a "se acostumar" com o problema.
"Os negros são desencorajados a enfrentar casos de racismo. Esse não foi o primeiro que o Arouca, por exemplo, deve ter sofrido na vida dele", explicou. "Todos esses pequenos episódios que aconteceram na trajetória dos negros no Brasil, as brincadeiras, os pequenos insultos, levam a pessoa a falar: 'não vai dar nada, então vou me calar'", acrescentou Tonini.
Márcio Chagas ouviu gritos de "macaco", "seu lugar é no circo" e "volta pra selva" quando entrou e saiu do campo para apitar a partida entre Esportivo e Veranópolis, pela 12ª rodada do Campeonato Gaúcho, na última quarta-feira. Na hora de deixar o estádio, ele encontrou as portas do seu carro amassadas e bananas colocadas no capô.
O árbitro, então, relatou tudo o que aconteceu na súmula, e a procuradoria já denunciou o Esportivo, clube mandante da partida, pelos insultos racistas. O caso será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva nesta semana.
Já o episódio com o volante Arouca aconteceu após a goleada do Santos por 5 a 1 sobre o Mogi Mirim, no estádio Romildão, quando alguns torcedores passaram por ele na saída do gramado e o chamaram de "macaco". O estádio foi interditado e o caso também será julgado no Tribunal. O volante soltou um comunicado oficial no dia seguinte, dizendo-se orgulhoso de sua origem e cor.
Punição
Para o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, enquanto não houver uma punição severa para as atitudes racistas no futebol, elas continuarão sendo frequentes nos estádios brasileiros.
"Não é a primeira vez que a gente fica sabendo de casos assim, mas não fizeram relato oficial. Ouço de terceiros ou até das pessoas que sofreram, mas elas falam 'nem dei bola, são dois ou três abobados' e aí fica por isso mesmo", disse Noveletto à BBC Brasil.
"Teria de colocar uma punição específica no regulamento para dar mais força. Tem que tirar ponto, rebaixar, aí os caras vão pensar dez vezes antes de fazer uma coisa dessas. É só a CBF pôr no regulamento. Tem que vir de cima, presidente da Federação não pode fazer muita coisa", relatou.
Até agora, a CBF ainda não se manifestou oficialmente sobre os casos. Ao contrário do que fez em fevereiro, quando o meio-campista Tinga sofreu ofensas racistas jogando pelo Cruzeiro uma partida da Libertadores contra o Real Garcilaso, no Peru. Na ocasião, a entidade lançou rapidamente uma campanha pela rede social Instagram postando uma imagem do símbolo da seleção brasileira metade preto e a outra metade branca contendo a frase: "Brasil, somos iguais".
O país todo se revoltou diante do incidente no Peru. A torcida do Atlético Mineiro, arquirrival do Cruzeiro, chegou a cantar palavras de apoio a Tinga. Agora, com o problema escancarado no quintal de casa, parece haver um misto de desprezo e surpresa.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chegou a entrar em contato com as autoridades de São Paulo e do Rio Grande do Sul para pedir punições aos casos envolvendo Arouca e Márcio Chagas e repudiou as atitudes racistas dos torcedores. "A Justiça deve punir exemplarmente esse comportamento inaceitável. Não são torcedores, são criminosos", disse.
Para o cientista social Marcel Diego, os dois casos recentes seriam uma boa oportunidade para o Brasil dar o exemplo para o mundo na luta contra o racismo no futebol. Para ele, é o momento de o país acabar com o mito de ser uma "democracia racial" e tomar uma atitude efetiva para coibir as ofensas racistas nos estádios.
"A sociedade brasileira acha que isso é um problema estrangeiro, mas isso sempre aconteceu, no mínimo todo mês acontece. É um problema maior, social, mas, dentro da esfera esportiva, se o Brasil quiser se destacar do resto do mundo, tem que punir, não ficar só no discurso."
63 comentários:
Eu acredito que o qui diferencia uma pessoa não é a cor e sim o caráter,ultimamente esses acontecimentos vem crescendo não só dentro de campo mais em todos os lugares e isso é muito ruim para nossa sociedade.
José Nadson Alves Melo t 303 O Racismo no futebol é muito triste ,porque as pessoas insultam as outras pelo simples fato da pessoas ser negra .Todos nós somos iguais perante a lei não importa se é branco,negro ,deficiente ou outro qualquer.
Vinicius Araújo '(303)' Preconceito em um pais que será sede da copa,considerado como o pais do futebol,e tambem o maior pais de misturas de raças,isso é ridícolo não só para o Brasil mais como todos os outros paises tambem.Em todos os quesitos preconceito é vergonhoso para uma sociedade moderna,como é agora...
Ramiro Silva (303) -É lamentável e inaceitável que ainda haja espaço para esse tipo de baixaria hoje em dia. Isso só mostra que o ser humano ainda tem muito a evoluir e a crescer, que não estamos nem perto de um mundo que viva a harmonia entre as pessoas e todas as suas diferenças.
Denise Suellen t:303,No meu ponto de vista,o problema do racismo não é um problema moderno e nem atual,ele é um problema que começou desde a escravidão do Brasil,onde a cor negra passou a ser vista como uma raça inferior.Pensando bem,eu analisei o problema e concluir que ele passou a ser comum em nossa sociedade,mas porque? Porque as nossas autoridades ainda são racistas,nem todos é claro!Mas uma boa parte.;Ainda existem programas de televisão que são racistas,observem os autores e os protagonistas de alguns filmes e novelas,observem os apresentadores de alguns programas,como a maioria são brancos? Se fizéssemos um semana de conscientização negra na s redes sociais,nos meios de comunicações com a novela veríamos melhoras porque a sociedade iria se habituar com o nossa raça,precisamos de conscientização não que dure um ou dois dias mais que durem semanas,e teremos grandes resultados.
*"nos meios de comunicações como a televisão" Denise Suellen
Missilene sena. T: 303: o racismo é uma falta de respeito, as pessoas precisam ser mais conscientes, tem que ter mais respeito pelos próximos, os NEGROS são pessoas como nós, e não animais eles merecem ser respeitados, e não criticados por que somos todos iguais não temos diferença nenhuma, quando morrer vamos todos virar pó.. Então vamos dizer não ao Racismo, vamos ter um mundo melhor.
Marcus Wilker R. Correia. (303)
Bom, à dias que estou acompanhando este fato, é deprimente que em pleno seculo XXI, uma pessoa seja descriminada por sua cor de pele e não pelo seu carater, ate quando as pessoas vão parar de ter essa atitude ridícula e inaceitável , Deus fez vidas e não racas, o mundo não cabe mais comportamentos racistas, atos como vimos exige punição à altura e rápida.
Raynara(turma:303)
o racismo esta cada vez mais comum pois ninguem mais julgar as pessoas pelo o que e sim pela cor.
Vanessa(turma:304)
eu acredito que o racismo é uma injustiça em todos os lugares. pois ninguém pediu pra ser branco ou negro, independente de nossa cor todos nós somos iguais e temos direito de respeitar as pessoas pelo que elas são.
Em pleno seculo XXI,em um pais preste a sediar a Copa do Mundo nos deparamos com
cenas como essas, agora nao só na rua mas nos campos de futebol. O país precisa punir com mais rigor os que cometem esse ato.
Vanessa Ferreira
Turma: 303
Turno: Matutino
Isabely Gomes, turma:303, matutino
O racismo sempre foi um problema frequente em todos os lugares, nesse caso fala-se sobre o racismo no futebol no Brasil, que é o país com maior mistura de raças, como dizem "Brasil um país de todos" perante a lei somos todos iguais com direitos iguais independente de cor ou classe,mas nao é bem assim pois há muita discriminação principalmente racial, onde a maioria das pessoas julgam as outras por sua cor, isso é algo ridículo, inaceitável, lastimável e muito lamentável uma pessoa ser julgada, descriminada, criticada, tratada mal por sua cor e até mesmo agredida por preconceituosos que agem com verdadeiros idiotas, imbecis retardados esses sim são verdadeiros monstros..pois se você não gosta de pessoas negras, você não é obrigado a gostar mas o mínimo que você deve a ela é respeito porque "negro" não é animal para ser tratado com diferença ser insultado e agredido pois isso não se faz nem com animal.. precisamos de leis no futebol que venham punir os praticantes desse ato e rápido.. precisamos por em prática as leis para que possa haver mudança de verdade para mudarmos essa triste e vergonhosa realidade da nossa sociedade.. diga não ao racismo e vamos mudar isso..
Gleicyellen Almeida 303
Absurdo total, preconceito inaceitável. Onde muitos julgam os outros pela cor. A cor não vai mudar o caráter dá pessoa, nem a personalidade.
"apelidos" sem graça, mas que a machucam a pessoa de uma certa forma que só ela entende...
todos falam: Brasil o país do futebol.
E eu prefiro cantar a música do Raul Seixas: Que país é este?
O racismo estar cada vez mais presente nos esportes as pessoas julgam as outras por sua cor e nao pelo seu carater.
Bianca t: 303
Bem , o racismo no Brasil é muito visto , o ocorrido no jogo fez acorda um pouco mais a sociedade , mostrar como a cada dia aumenta o desrespeito com pessoas negras , mesmo com pouca diferença de igualdade social , pelo fato de ter ocorrido sucessivamente os mesmo casos de racismo no futebol , todos do futebol Brasileira espera mudanças no Brasil.
Aléxia Rafiza
Vespertino
Turma 304
Laryssa Dhyowanna A Feitosa, t 304
Será mesmo que tais atitudes faz jus ao nome país do futebol?
Acredito que não. O racismo não começou nos estádios, ele já vem das ruas, de pequenos casos que são dados como "bobos", se não fazem nada enquanto são pequenos farão quando maiores ?
É incrível quando um negro faz algo que convenha os "brancos", eles são vistos com bons olhos. Mas temos de pensar que não devemos julgar alguém pela cor da sua pele, porque se continuarmos assim, onde chegaremos com tanta hipocrisia .
Ainda da tempo de nos conscientizarmos que somos todos iguais .
Tenhamos mais respeito e nenhum preconceito . Racismo é crime.
Lucas Ranon
turma 303
Infelizmente tanto no brasil e em todo mundo o racismo e grande, aparecendo de forma escondida ou ate mesmo bem visível como vemos hoje. isso tudo e por consequência da falta de educação e amor ao próximo...
Lucas Ranon
turma 303
Infelizmente tanto no brasil e em todo mundo o racismo e grande, aparecendo de forma escondida ou ate mesmo bem visível como vemos hoje. isso tudo e por consequência da falta de educação e amor ao próximo...
O racismo é uma situação que ainda hoje existe, muito triste saber que ainda existem pessoas com esse tipo de mentalidade, todos nos somos uma mistura de cultura raça e etnia, não podemos jugar ninguém pela sua cor, todos nos fazemos parte de um país que sofreu uma mistura de miscigenação, então todos nos temos um pouco de cada raça correndo no sangue de nossas velhas.
Leandro Ramon Pinheiro Lops
Turma:303 Matutino
- Sheylla C. Barbosa
- Turma: 304 Matutino .
É complicado conviver no mundo onde o preconceito racial predomina. É muito difícil hoje, para uma pessoa chegar em um lugar e não ser bem recebida, principalmente quando essa pessoa é negra(o). Pois a própria sociedade se encarrega de excluí-lo.
Atualmente falar sobre racismo é algo considerado inadmissível e inaceitável na maioria dos círculos sociais em que vivemos.
Ser negro, não é objeto, é Etnia, são pessoas, seres humanos devemos dar valor, levando em conta suas qualidades e ama-las e não ignorar a sua essência.
Andejara Ferreira turma=303 matutino
Penso que esse é um assunto que deve ser debatido,para que possamos obter uma solução rápida e eficaz.Pois é inaceitável vivermos num país que é dito ''PAÍS DE TODOS'' ,e ainda haver tantas vítimas do racismo.É realmente inaceitável que pessoas sejam julgadas pela cor de sua pele e não pelo seu caráter.Um país como o Brasil que tem uma maravilhosa mistura de raças,é muito triste ver que ainda existem pessoas ignorantes que não entendem que cor de pele não significa nada,lamentável...
Dulcilente. turma303
Na minha opinião o racismo não deveria existir, porque dependente de tudo somos iguais por dentro. Muitas pessoas só querem ver cara e não querem ver o coração das pessoas pensam que todos os Negros são ladrão, isso é mentira. E esse assunto deverá ser discutido para que resolvam esse problema.DIGA NAO AO RACISMO.
Hoje em dia o que difere uma pessoa da outra não a cor e sim as suas conquistas.
Infelizmente ainda existe racismo no Brasil, sendo que o Brasil é um país mestiço onde varias raças se misturam branco, negro, pardo e indigena. A cor da pele não significa nada mais sim o caráter, esse assunto ja poderia até sido instinto pois estamos no sec. XXI, eu acredito que essa situação vai mudar basta as pessoas terem consciência que racismo é coisa de pessoas hipócritas sem cultura e de pouco conhecimento.
Victor Vinicius Gentil Nascimento
Turma: 303 MATUTINO
É lamentável a questão de que o texto em si retrata. O mundo esta cheio de pessoas racistas, nós somos todos iguais independente de cor , sexo ,etnia, orientação sexual. O preconceito não é em contudo , apenas inter-societária mas intra-societária ondi os grupos ou as classes dentro da sociedade também são dotadas de preconceitos contra outros grupos ou classes que compartilham o mesmo espaço social.
NOME: Ruth Sousa
Turma:304
Turno: matutino
Isabelly Cristina. T=303 matutino
Bom, o racismo no Brasil ainda é muito comum,mesmo com os tempos mudados. E no esporte não seria diferente,pois ele está em todo lugar. As ofensas dentro de quadra e em campos é comum infelizmente. Somos todos iguais,não importa a raça,temos que respeitar uns ao outros,sem preconceito.
Alan cosmo
o racismo sempre esteve presente no brasil com em todo mundo.
eu tenho certeza que com o preconceitos dentro de campo vai de alguma forma minimizar por que logo a copa do mundo esta chegando.
os orgãos maiores de certa forma vão tomar providencia pois a um grande jogo de market. a copa do mundo esta chegando e novamente os "brasileiros" estarão escondendo a verdadeira cara do brasil.
turma:301
tuno:vespertino
Ana Claudia C.fonseca
turma:301
penso que o racismo está em qualquer
lugar ,porém encontramos esse mesmo vilão nas arias de esporte.
o racismo é algo que afeta em varios
sentido
tanto o psicológico da pessoa quanto a vida sentimental, com isso
a pessoa se fecha para sua vida.
Então diga não ao racismo
Alesandro Santos T=304
Bom o racismo começou muito bem pelas ruas..futebol é um jogo pra si divertir e que a melhor equipe vença. o racismo esta em todo lugar não apenas no futebol. muito triste saber que ainda existem pessoas com esse tipo de mentalidade. é uma grande falta de respeito chama pessoas totalmente inocentes de macaco ...
Interessante saber que na sociedade que vivemos hoje ainda temos casos de racismo, principalmente em nosso meio, nois temos uma mistura de raças em nosso sangue então uma pessoa ser negra ou ter algum parente negro em sua familia não é nenhum bicho de sete cabeças ou algo dificil de se entender, nos brasileiros lutamos pela desigualdade racial, lutamos contra o preconceito , entao porque nois mesmos cometemos esse crime? dificil entender ne? Manifestamos, lutamos por uma coisa que nem nois mesmos fazemos, então qual a oral que teremos em falar de racismo para alguem que vem de fora se nem aqui sabemos nos respeitar? Respeito no mundo de hoje esta sendo raro, então devemos conservar o pouco que resta afinal, somos feito da propria carne , do proprio sangue , enfim todos somos iguais !
Emilly , turma 304, matutino
Essa situação é lamentavel,pois com tantas evoluções que ocorreram no nosso país ainda presenciamos esses fatos de racismo.prncipalmente no futebol que um simbolo da nossa nação.vamos transformar o nosso país para que a nação futura não passe por isso.
Daniele caldas
Turma:301 vespertino
Mayza Castro , T:303 , matutino
É inaceitável em pleno séc. XXI ver pessoas que são agredidas fisicamente e verbalmente apenas por serem negras. Muitas pessoas dizem não praticar o racismo, pois argumentam que são pessoas inteligentes e que por isso sabem que cada um tem o direito de crer , fazer ou ser o que quiser sem pedir permissão a outros. Mas o que vemos são pessoas ignorantes que desprezam os outros por serem negras ou brancas , por crerem em religiões contrárias a dela , por fazerem escolhas sexuais diferentes das convencionais . No meu ponto de vista as pessoas têm que se conscientizar de que devem respeitar os outros para que da mesma forma sejam respeitadas.
Sarah Júlia C. Melo
T=304
Povo ignorante e tolo.
A cor da pele não define caráter de ninguém.
Isso tem que mudar.
O Brasil hoje em pleno século XXI, ainda sofre com uma das piores crises sociais: " RACISMO "
A copa do mundo está bem ai...será que vamos conseguir acomodar negros de outros países se chamamos os nossos próprios conterrâneos de macacos!!!??
É fogo...
T: 303 matheus costa
matutino
As pessoas nao tem nocao do quanto isso pode ser humilhante todo ser humano tem organismo igual diego santos turma 304 mat..
Ja e inacreditavel ver que o Brasil e o mundo ainda tem pessoas com esse pessamento atrazado sobre Negros e Brancos ,que a cor representa por si a inteligencia ou fator de uma especie ser melhor que a outra so por observa da cor.
O racismo ja não e um assunto novo na sociedade e mesmo assim numca agiram de forma radical pra raciona esse pesamento e seus atos da sociedade ,creio que devemos senti vergonha por essas pessoas que ainda agem de forma racial agredindo e insultando e humilhando os negros.
Devemos conbra do Brasil açao instantania pra enradica este ato em meio a populaçao ,mas nao so o Brasil mas do mundo,nois somos todos iguais perante a Deus e os Homem.
Gustavo reis.
301. Vespertino
Josue brito da silva. Turma 301 vespertino.
# no seculo XXI eu penso, que nao deveria exister preconceito racial, ofender as pessoas por causa de sua raça, cor e classe economica, sabemos que o precomceito nao vem de agora, lembro-me que o ex jogador do corinthians roberto carlos passsou uma temporada jogando no catar onde sofreu muito preconceito os torcedores jogavam bananas no campos e toda a vez em que o jogador pegava na bola todos gritavam MACACO! Eu penso que deveriamos respeitas todo mundo porque ele tambem é uma pessoa assim como nos apropria palavra de Deus diz "devemos amar uns aos outros" mas nao é isso que acontece.
Jailane Dos Anjos,T:301TURNO:Vespertino
"O futebol, como esporte mais popular do país, tem um lado positivo e outro preocupante. Se isso está acontecendo nos estádios, é porque acontece também na sociedade",
A cor de alguém nao quer dizer nada, até porque somos todos iguais tanto como direitos e deveres, somos todos filhos de um só homem,somos todos filhos de "Deus"...
Alexya Linhares
Turma 301 - Vespertino
O texto acima relata um problema social antigo que parecia ter sido amenizado embora nunca deixou de existir "O racismo" . Casos de racismos em nosso país existe constantemente , a grande surpresa nas situações citadas acima foi o fato do Brasil perceber que infelizmente não somos vitímas mas sim os proprios criminosos , é inaceitável atitudes preconceituosas como essas ocorrerem em país com um povo mestiço. Portanto é necessário punir esses preconceituosos e não permitir a aceitação das pessoas diante de casos como este.
Carla Pinheiro 301 vespertino
Quando o assunto é racismo parti da sociedade age naturalmente pois um país que não se preocupa com certas atitudes dos seus cidadãos esta dando mais liberdade sobre certos fatos. É triste o fato de uma pessoa ter que se calar diante deste acontecimento quando na verdade deveria falar, pois o silêncio acaba apoiando esta triste realidade fazendo com que situações como estas se tornem normais perante a sociedade.
Desde antigamente negros sofriam trabalhando em condições precárias e eram vendidos como objetos. E com o passar do tempo foram ganhando seus direitos, mas o preconceito sempre esteve presente. É muito triste ver que ainda hoje existem pessoas que não aceitam o outro ser diferente por conta da cor da sua pele, e acabam agredindo física e psicologicamente, fazendo que a pessoa fique triste e que se sinta indiferente. E vale ressaltar que mesmo com tanta descriminação se um caso de racismo for provado, é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.
Portanto, do que adianta essa desigualdade se perante a Deus todos somos iguais independentemente de raça etnia e sexo!
Francine Lorena
Turma: 301 turno: vespertino!
Diogo Santos T;300_vespertino o racismo não só no futebol, mas na vida é uma falta de respeito com o ser humano. voçê não pode levantar uma opinião ou criticar uma pessoa pela cor e sim pelo caráter. esse crime ocorre pela falta de punição adequada, o individo faz porque sabe que não será punido como deveria e está acostumado com as leis no Brasil. Além de ferir a moral do atleta ainda prejudica o seu clube e mancha o espetáculo que é o futebol com esse fato lamentavel.
LUANDERSON CARLOS FRAZãODA SILVA TURMA:300 TURNO:VESPERTINO O RACISMO APESAR DE SER UM CRIME INAFIANçAVEL,AINDA EXISTE PESSOAS QUE ESSE ARTIFISIO PARA OFENDER, CRITICAR SUA APARENCIA.MAIS NO CASO DO FUTIBOL é PARA FAZER COM QUE O JOGADOR SI SINTA OPRIMIDO,DESMOTIVADO POIS PENSA SER DIFERENTE DOS OUTROS.
Marcos santos turma:301 turno:vespetino
Acho que o racismo é um meio que magoa muitas pessoas,e isso é um ato muito errado.nosso pais esta com um alto indice de racistas que se torna uma sociedade muito ruin.o racismo tem que acabar.
Leiticia samara t301
E problema que ocorre fora e dentro do Brasil entao deve ser resolvido urgentemente para nao afetar a carreira dos jogadores
wellington Fernandes t"301
Sempre que houver esse caso e nao ser resolvido os agressores vao se sentir em vantagem por nao haver lei competente para puni-los e com isso ato de racismo sera muito mais frequente.
RACISMO NAO!PUNIÇAO SIM!
racismo,não é de hoje que acontece,puriso já era pra ter soluções mais eficaz,esse assunto não era pra ser esquecido,pois só quando aconteci em rede nacional,ai que "nos" vamos agir!
FIM AO RACISMO
FERNANDO-300
É deplorável saber que o "país do futebol" que transparecia ser defensor da igualdade, deixe sua máscara cair derrepente, fatos como estes citados a cima, que tenham ocorrido no Brasil são lastimáveis, já que é um país bastante diversificado.
Cadê o respeito, o apoio que nossa nação tinha para com aqueles que sofriam preconceito?. Aonde foi parar a tal "justiça brasileira"?.
Era fácil julgar quando o problema estava no silêncio no territorio brasileiro,agora q a bomba explodiu, nao se vê reação alguma a não ser breves comentários ao em vez de ações.
Brasil mostra tua cara
Rafaela gomes turma301 vespertino
AONDE ESTÁ A JUSTIÇA DESSE PAÍS? . DEUS DO CÉU , ATÉ QUANDO VAMOS VIVER EM UM PAÍS , QUE A COR DA PELE VALE MAIS DO QUE A DIGNIDADE DE UMA PESSOA ?. RACISMO É CRIME ,MAS A PENA É MUITO PEQUENA E A IMPUNIDADE FALA MAIS ALTO. BRENA VIANA TURMA 301 VESPERTINO
O racismo é como uma sujeira que se espalha pelo mundo todo que afetou até o futebol brasileiro,isso deve acabar o mais rápido possível pois outros exemplos de racismo iram aparecer afetando a moral e a alta estima de alguém.
Edinete Morais turma 300 vespertino
WELLINGTON TURMA=300
para mim e um acontecimento Lamentável os atos racistas ocorridos no futebol brasileiro recentemente,após décadas de Opressão ao racismo os negros ainda não são aceitos e tratados igualmente aos outros membros da sociedade em ano de copa do mundo no brasil,o pais precisa corrigir esses atoas criminosos para não manchar ainda mais a imagem dos brasileiros
Andressa Velozo turma:301 Vespertino.
O racismo é um problema que está presente no mundo todo à anos,existem vários casos de racismo.
O Brasil sendo o país das diversidades (cultural, social, e racial),deveria ser um país que não apresentasse preconceito de forma alguma. O Racismo vem sendo cada vez mais abordado no dia a dia,exemplo disso são os casos que acontecem nas partidas de futebol, onde torcedores insatisfeitos com o resultado final da partida agridem verbalmente jogadores de "cor"(negros.
Penso que, o racismo é um assunto que deve ser debatido nas escolas, em casa, entre todos de forma que seja esclarecido e resolvido, expulsando esse preconceito racial que assombra nossa sociedade a anos. Como o presidente da federação gaúcha afirma que, tem que ter punições severas para tal caso.
Se cada vítima do racismo denunciasse, enfrentasse, isso teria mais resultado e talvez o racismo já seria um problema extinto da sociedade.
Temos que dizer não a qualquer tipo de preconceito.
Aluna: Isabelly Rodrigues. T:301 Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mais o racismo é preconceito baseado na diferença de raças das pessoas pode ser contra os negros, asiáticos,índios,mulatos e até mesmo os brancos. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito,
os negros são as principais referencias quando é discutido o tema racismo...
penso que um pais que a maior parte da população são armistício não deveria ter esse tipo de preconceito, pois são armistício que fazem a cara do Brasil e a lendo mais sao eles que compoen a sociedade atual.
NOME:THAYNARA VANEISE T=300
nome:carla cristina
turma:300
turno:vespertino
EU penso que no mundo em que vivemos hoje nao era mais para existir o preconceito.Fiquei muito triste por ver o jogador sendo chamado de macaco vamos mudar isso para da exemplo para as criancas.
aluna:Rayanne turno:vesp turma: 300 penso que o racismo não deveria existi afinal somos todos iguais, vermos o racismo em todos os lugares nas escolas , nas ruas , emfim na sociedade em que vivemos. diga não ao racismo .
aluna:jeuena dos santos turno vespertino t:301 o objetivo é combater o racismo de futebol e o medo de sofrerem algum preconceito.
diante desse texto podemos afirma qwe esses casos a cima relatado e um grande desrespeito com a nossa sociedade enfatisando qwe naum e so em outros paise aqui no brasil isso e bastate comum que nunca esteve na sua escola que naum escultou alguma palavra racista ou ate mesmo um ato. mas nos temos que enpedi que isso aconteça ou ate mesmo dar um basta, temos que impor um limites nessas pessas racista.
ALUNA: Krislenny Samara Sousa
TURMA: 300 vespertino
Sabemos que está ocorrendo muitos racismos no futebol, pois na maioria das vezes não chegamos a ser punidos com rigor e, além disso, não fazem muito incentivo contra o racismo.
-
Josias Leal
Turma: 300
Turno: Vespertino
O RACISMO hoje em dia está cada vez aumentando. Pois quando estamos no ventre,nao sabemos se vamos nascer brancos ou negros,todos nós temos o direito de ter um trabalho,escolas,profissoes,familia...aliás o direito de sermos felizes.É lamentavel vermos uma pessoa sendo julgada,criticada,espancada e principalmente humilhada..é um absurdo ate demais..devemos entao combater e dizer NÃO as pessoas preconceituosas.
Iza Poliana
Turma:304
Turno:Matutino
Postar um comentário