sábado, 5 de abril de 2014

MOBILIDADE URBANA

                 A qualidade de vida, principalmente, de um trabalhador que necessita  utilizar o transporte público e as vias de acesso, diariamente, tem sido alvo de debate em todo mundo. Como uma cidade pode crescer, gerar renda, emprego e, ao mesmo tempo renovar suas estruturas de transporte?
            Esse desafio ganhou um termo, a “mobilidade urbana”, uma das principais questões das cidades de todo o mundo, e interfere diretamente sobre o acesso a diferentes pontos das cidades (incluindo o local de trabalho), aos serviços públicos e ao meio ambiente. Durante o século XX, o uso do automóvel foi uma resposta eficaz para se ter autonomia na mobilidade diária, mas, no início do século XXI, o aumento dos engarrafamentos nas grandes cidades tem gerado a necessidade de pensar em novas alternativas de transportes sustentáveis para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade.
            Hoje, com o crescimento da população, da maior oferta de carros e do inchaço urbano, ter um carro não é mais sinônimo de autonomia, velocidade e conforto. Ficar parado num trânsito se tornou uma perda de tempo e de qualidade de vida.
            Nos últimos dez anos, a frota de veículos no Brasil aumentou em 400%. Esse quadro tem exigido uma nova postura por parte das prefeituras e da sociedade para a busca de soluções. A solução mais cabível é o investimento em transportes coletivos integrados, de qualidade e não poluentes, como primeiro passo para uma mobilidade urbana sustentável em todos os sentidos.
            O transporte coletivo envolve a instalação de veículos sobre trilhos, como trens, metrôs e bondes com nova tecnologia, além da melhoria dos ônibus, os tornando não poluentes. Sendo necessário integrar o transporte de uma cidade com ciclovia, elevadores de alta capacidade, e sistemas de bicicletas públicas.
            É necessário incentivar a população a utilizar o transporte coletivo e deixar o carro em casa, e respeitar o espaço do pedestre, também necessitado de calçadas mais confortáveis e seguras, protegidas por sinalização, sem buracos ou qualquer tipo de obstáculo.
            No Brasil, em janeiro de 2012, foi aprovada a PNMU (Política Nacional de Mobilidade Urbana) , um conjunto de medidas que prometem melhorias no transito das grandes cidades brasileiras. A Lei 12.587 passou 17 anos tramitando no Congresso Nacional, e visa ampliar os transportes públicos e não motorizados como meio de melhorar a mobilidade urbana.


52 comentários:

Samuel Victor disse...

A falta de planejamentos do poder público, gerou tudo esse caos que a cidade vive nos dias de hoje, transportes sem qualidade, engarrafamentos enormes, isso atrapalha bastante na vida das pessoas que usam dessas alternativas de transportes para ir ao trabalho. Melhorias devem ser feitas para amenizar tudo isso, para que o cidadão viva melhor, trabalhe melhor e tenha uma boa respectiva de vida.
Samuel Victor
Turma: 304

Anônimo disse...

Infelizmente esse é um problema que afeta a todos, o qual vem se agravando vertiginosamente graças a grande quantidade de veículos e o mal planejamento da capital maranhense. Nas cidades europeias, é normal alguém com boas condições financeiras se locomover utilizando transporte público e isso faz com que o número de veículos circulando nas ruas sejam menor, assim, com maior facilidade de mobilidade urbana.

Thiago Barroso Pessoa, Turma: 304

Anônimo disse...

JOSÉ NADSON ALVES MELO T:303
A principal causa do transporte público ser assim,é a falta de infraestrutura oferecida pelo poder público.Eles não oferece nem um tipo de melhoria para conforta o problema,como a falta de ônibus insuficiente e engarrafamentos,que é um dos grandes problemas das grandes cidades do Brasil.
Porém tem como melhora, principalmente construindo novas ciclovia exclusiva pra ônibus,ou oferecendo outro tipo de transporte.

Anônimo disse...

A falta de mobilidde urbana é uma problemática enfrentada, tanto por quem compra, como por quem vende no centro comercial de São Luis. A dificuldade de estacionamento e a demora na chegada até o destino, por conta do trânsito lento, são problemas vividos diariamente, por todos.
Ir á rua grande, por exemplo, para fazer compras pode levar uma manhã ou tarde inteira. A causa disso seria a precariedade na mobilidade urbana.

Thatiely de Oliveira Bezerra/turma:304

Anônimo disse...

É notório que o transporte coletivo não é sonho de qualquer ser humano. É muito complicado a locomoção dos trabalhadores ao seu destino, devido a infraestrutura, aos ônibus que por sua vez não atende a necessidade da população. Empresas de transporte coletivo que deveriam investir no conforto dos seus passageiros e, além disso, a infraestrutura que é oferecida é de péssimo estado. melhorias devem ser impostas, investir cada vez mais em ônibus e também em vias direcionadas a eles, tudo isso facilita de alguma forma a vida das pessoas.

Layanne Cristina R. Moraes T:300

Anônimo disse...

Um dos grandes problemas e a falta de uma infraestrutura melhor ..a questao dos transportes publicos é um caos para a sociedade , nós merecemos transporte de boas qualidades para nos locomover para os centros urbanos ..Alem disso, queremos ser vistos e ouvidos!!
precisamos de mudanças para melhorar a vida do cidadão. ..
Nome: Ruth Sousa
Turma: 304

Marcos Thyery "303" disse...

Hoje em dia o cidadão é muito prejudicado com falta de segurança e conforto no transporte público.o aumento de veículos nas grandes cidades faz com que o congestionamento seja um fato inevitavel,e isso tende a crescer se o governo não promover melhorias .quais melhoras?construir novas vias de fácil acesso,transportes que possa dar segurança e conforto ao ciadão,investir mais no transporte e vários outros aspectos.

Anônimo disse...

Quanto a mobilidade urbana , é possível destacar a quantidade de pessoas que se deslocam da zona rural para a zona urbana em busca de condições de vida melhor.
As condições de vida de quem mora nas cidades são maiores devido ao comercio ,industrias e etc...
quando a população de uma cidade aumenta vai gerar emprego e renda mais ao mesmo tempo problemas quanto ao transporte de quem necessita utilizar para se deslocar ,tanto público quanto privado ,como a quantidade de pessoas que utilizam o público é maior vai gerar um problema com relação a quantidade de transporte publico que será minimizada e não poderá atender uma população que esta se tornando maior a medida em que a cidade evolui .

Diego santos ferreira turma :304.

Anônimo disse...

Infelizmente é o que vemos e enfretamos hoje em dia em nossa cidade. Transporte público de pessima qualidade e pra chegar no centro urbano é uma viagem sem fim , com tantos garrafamentos e pra piorar, vivemos em uma ilha fechada ! E um dos maiores problemas daqui é a falta infraestrutura na cidade .. aqui precisa de muita melhoria !!! Queremos ser ouvidos , queremos que os nossos direitos seja ouvido .
nome: Gustavo Marcelo
Turma: 304

Anônimo disse...

Isso sim é um caos. É necessario onibus de qualidade, aumento da frota de onibus, melhorar as vias e diminuir a tariafa. Assim mais pessoas vão poder utilizar o meio de transporte público.
Sarah Barros
Turma: 304

Anônimo disse...

cláudia fonseca turma:301 tarde
sabemos todos esses problemas que ocorre na mobilidade urbana ,que quer dizer transporte público ocorre em todo um conjunto ,começa do orgão político que não tem compromisso com a sociedade.Com isso a população sofre com os ônibus super lotados,as ruas todas danificadas e atrasos ,tempos perdidos.em fim uma falta de vergonha com a população

Anônimo disse...

É notório que os coletivos são de péssima qualidade , alem do mais devido a falta de recursos suficientes para melhorar a vida daqueles que dependem para se locomover de um lugar a outro.
Suelen Maiza Machado Silva
Turma: 300
Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Karyne Louredo
Turma: 304

Com o aumento do fluxo de veículos tornou-se um verdadeiro caos organizar o trânsito na maioria das metrópoles. A necessidade de se locomover acaba se transformando em um desafio e muitas vezes uma aventura diária.
De certa forma as pessoas mais afetadas são as que necessitam de transporte público, pois a lotação dos veículos, o atraso e a insegurança são preocupações diárias da população.
O descaso do poder público com a população tem se agravado e é notório para todos: falta de sinalizações, veículos em condições precárias e a falta de planejamento no trânsitos das cidades causando um transtorno para todos independentemente de classe social.

Anônimo disse...

Sabemos que com aumento da renda das pessoas e também com a facilidade de compra de automóveis, a crise da mobilidade no nosso país está cada vez mais presente, a explicação pra tudo isso é que as autoridades de maneira geral obtiveram uma política de incentivo ao automóvel, esquecendo de dar prioridade ao transporte público, e por conta disso não temos ônibus de qualidade, poucas frotas e o alto custo da passagem que ultimamente só cresce.
Lorena, turma 301 vespertino.

Unknown disse...

A falta de planejamento do poder publico e uma vergonha para o povo maranhense queria que tevesse mais qualidade no transpote

Unknown disse...

Turma 301 vespertino

Anônimo disse...

Oque era pra ser facil se tornou dificil, as pessoas compram veiculos com o intuito de que sua vida seja facilitada, quando na verdade torna-se pior a situaçao,pois o transtorno aumenta,devido aos engarrafamentos diarios e ao risco que o motorista e os passageiros se encontram de sofrer violencia a qualquer momento em uma via de passagem, sem falar na infraestrutura dos coletivos e a super lotaçao o sufoco que as pessoas passam no transito é totalmente fora do comum é isso, que leva as pessoas a adiquerir um automovel a esperança de uma melhora na sua locomaçao principalmente ao trabalho e a escola.
Rafaela gomes
301Vespertino

Anônimo disse...

Carla Pinheiro turma: 301 vespertino

É visível que todos os dias passamos por esse problema, pois não temos estruturas para se locomover até o nosso destino, o tempo que perdemos em engarrafamentos diários, fora o risco de saímos de casa e sofrermos acidente muitas vezes por causa de pessoas que desrespeitam as normas de trânsitos, o governo deve melhorar a infraestrutura do Brasil, ampliando e melhorando as rodovias, sinalizações e entre outras melhorias.

Anônimo disse...

sabemos,que a população das grandes cidades,vem crescendo ,dia a pois dia,com isso a frota de transporte publico devia ser alta e com boa qualidade,mais não é isso que se ver no nosso cotidiano.penso que devemos olhar melhor pra esse problema.ai sim,dar uma solução mais aficais.FERNANDO/TURMA:300 VESPERTINO

Anônimo disse...

LUANDERSON CARLOS FRAZãO DA SILVA TURMA:300 TURNO:VESPERTINO A FALTA DE UMA INFRAESTRUTURA FAZEM COM QUE A POPULAçãO SOFRA COM OS ENGARRAFAMENTOS,DENTRO DE LATAS DE SARDINHAS,PORQUE O PREFEITO NãO TOMA AS DEVIDAS PROVIDENCIAS PARA QUE NOSSO TRANSPORTE MELHORE.

Anônimo disse...

É lamentavel a falta de infrastrutura e planejamento no nosso país,algo que deveria ser facil se torna dificil,a locomoção e quase impossivel,passamos horas e horas nos coletivos para chegar ao nosso destino,e muitas vezes as condições dos coletivos são precarias.superlotação,ônibus com cadeiras quebradas,pinchados,furados etc....
Preçisamos de alguem que olhe pra nós,que cuide do nosso país e que faça a diferença....
...

Anônimo disse...

É lamentavel a falta de infraestrutura e de falta de planejando que existe em nosso país.todos os dias enfrentamos muitos obstaculos para chegarmos a nosso destino.nos coletivos a superlotação,e muitos se encontram em situações lamentaveis,cadeiras quebradas,pinchado,furado etc....preçisamos de alguem que olhe por nós e que faça a diferença....
Daniele caldas
Turma:301

Anônimo disse...

Sabemos que nossa infraestrutura está indo de mau a pior,pois os políticos não estão fazendo o seu papel,eles deveriam fazer calçadas assecíveis e frota de ônibos com vias própria para seu trânsito.
Edinete Morais turma 300 vespertino

Anônimo disse...

É visível que a infraestrutura de São Luís está totalmente precária, devido a falta de incompetência das autoridades que não cumprem com suas obrigações, e, ainda, nem elaboram planos para melhoria da sociedade.
Aline Mendes.turma 300

Anônimo disse...

Infelizmente esse é um problema que afeta a todos estamos numa situação precária e precisando de uma melhoria a respeito disso todos os dias temos muito tempo perdido em engarrafamentos enormes.e a respeito da Tarifa 2,10 R$ ,esta muito caro pelo fato de pessoas que usam Transporte publico tenham mau conforto.
Alesandro Santos T:304

Anônimo disse...

LUCAS RANON 303

ainda eu uma realidade do brasil, transportes q deixa a desejar tudo em meio de segurança, saúde, e qualidade. Sem falar das questões que aconteceu em casos recentes de 2013, crianças morreram queimadas por vandalos dentro dos transportes publico

Anônimo disse...

LUCAS RANON 303

ainda eu uma realidade do brasil, transportes q deixa a desejar tudo em meio de segurança, saúde, e qualidade. Sem falar das questões que aconteceu em casos recentes de 2013, crianças morreram queimadas por vandalos dentro dos transportes publico

Anônimo disse...

Hoje como podemos ver, o número de carros aumentou em São Luís, infelizmente esse é um
problema que afeta a todos
estamos numa situação
precária e precisando de
uma melhoria a respeito
disso, pra piorar a qualidade dos transportes públicos é precária, como podemos viver numa cidade que a parti de 18:00 os engarrafamentos começam a aparecer e não tem hora pra acabar, sabemos que a população
das grandes cidades,vem
crescendo ,dia a pois
dia,com isso a frota de
transporte publico devia ser
alta e com boa
qualidade, mais não é isso
que se ver no nosso
cotidiano.
nome: Clayvison Gonçalves
Turma: 304

Anônimo disse...

Wellington Fernandes t:301 ves
Com a globalizaçao e o aumento na frota de veiculos as cidades tem se tornaram caoticas,cansadas e lentas.Para mudar esse quadro o governo tem qe tomar medidas eficaz para diminuir o constante engarrafamento,ex:construindo novas rodovias,implantando linhas de trem,ou seja,dando alternativa aos automoveis para que eles chegem aos seus devidos lugares com mais rapidez.

Anônimo disse...

O pior é que com o passar do tempo em vez da situação melhorar, só tem é piorado e o poder público não faz nada para que seja diferente! Além da mobilidade ser muito complicada, por causa da quantidade de veículos que acabam causando grande congestionamento ainda tem o perigo dentro dos coletivos, pois constantemente ocorre assaltos.
E isso é um deserespeito com a população que paga os impostos em dia.
Mirlena Katarine
Turma: 300

Anônimo disse...

Acredito que a falta de planejamento por parte do poder público é uma das causas para o caos na mobilidade urbana.Pois o fluxo de pessoas indo e vindo é muita grande,penso que deveriam ser criados mais vias,rampas para que os deficientes também possa se locomover com mais facilidade.E outras medidas devem ser adotadas para termos uma mobilidade segura e de qualidade.
Andejara Ferreira T= 303 mat

Anônimo disse...

infelizmente nao é desde hoje que esse tipo de problema atrapalha a populaçao. As diversas manifestaçoes começaram justamente deste ponto pagar a mais por um "produto" de má qualidade. Entao eu penso que alem de tudo precissa de planejamento por que para uma cidade crescer é fácil agora, para crescer em ordem e nos padroes da necessidade de cada um precissa de planejamento e muito debate.
LUCAS ALVES T:303 mat.

Unknown disse...

A falta de planejamento nas ruas há algum tempo atrás afetou nos dias de hoje.
Os ônibus ja são ruins e ainda ter que enfrentar um engarrafamento é pior ainda. Ainda temos que enfrentar os buracos nas ruas. Ja não basta ter aue ficar horas num engarrafamento agora temos que nos preocupar com os buracos. Ai eu me pergunto, com tantos carros rodando, tantos IPVAs pagos e as ruas estão em estado de abandono.
Cadê nosso IPVA?


Sarah Júlia Costa Melo
T=304

Anônimo disse...

Isabelly Cristina T:303 matutino Penso que o transporte publico brasileiro encontra-se em mal estado,causando transtornos á população,tais como a superlotação e a impossibilidade de locomoção.A falta de transporte publico é extremamente caótico,e as vias d acesso é de mal qualidade.

Anônimo disse...

Penso que o transporte publico brasileiro encontra-se em mal estado,causando transtornos á população,tais como a superlotação e a impossibilidade de locomoção.A falta de transporte publico é extremamente caótico,e as vias d acesso é de mal qualidade. Isabelly Critina T:303 matutino

Anônimo disse...

Carla Cristina
turma:300
turno:vespertino

sabemos que a população não esta satisfeita com os nossos coletivos pois esta faltando infraestrutura e os nossos governantes não estam fazendo nada para mudar.

Anônimo disse...

Carla Cristina
turma:300
turno:vespertino

sabemos que a população não esta satisfeita com os nossos coletivos pois esta faltando infraestrutura e os nossos governantes não estam fazendo nada para mudar.

ranny-love841@gmail.com disse...

raynara turma:303

É necessário incentivar a população a utilizar o transporte coletivo e deixar o carro em casa, e respeitar o espaço do pedestre, também necessitado de calçadas mais confortáveis e seguras, protegidas por sinalização, sem buracos ou qualquer tipo de obstáculo.

Anônimo disse...

PENS0 QUE A MOBILIDADE URBANA EM SAO LUIS É UM CAOS E POIS NOSSOS COLETIVOS ESTAO EM RUINAS E,ALÉM DISSO,OS ORGAÕS COMPETENTES NÃO TOMAM PROVIDENCIAS SOBRE ESSE PROBLEMAS.
TURMA;300
THAYNARA

Anônimo disse...

PENSO QUE A MOBILIDADE URBANA ABRANGUE SERIAS DISCURSOES PUBLICAS POIS AS GESTOES RESPONSAVEIS POR ESSE POBLEMAS NAO TOMAM DEVIDAS ACOES E,ALEM DISSO , A FALTA DE INFRAESTRUTURA AFETA E MUITO O FLUXO DE COLETIVOS .
TURMA 300
KRISLENNY SOUSA.

Anônimo disse...

CLEY SOUSA TURMA 300
Sabemos que a precariedade dos transportes públicos er uma realidade que nos assola a muito tempo, pois em pleno século XXI o Brasil como uma grande metrópole, sofre com o mau posicionamento das autoridades para com a sociedade e alem disso nao procurando evoluir com os trasportes urbanos para melhor atender os que dele usufruem. Seguindo deste descaso com a população o brasileiro como. Principal afetado deveria se infdorma sobre seus direitos para reivindicar melhorias segundo a lei e nao com violência #

Anônimo disse...

Elizete Resende
Turma: 304

As pessoas procuram uma melhor qualidade de vida e quando ocorre melhorias numa determinada localidade há tendência de ocorrer um aglomeramento de pessoas que impulsionam o crescimento populacional.
Esse aglomeramento pode ser visto de melhor forma no transporte público: a super lotação.

Anônimo disse...

DIOGO SANTOS T;300 T; VESPERTINO a mobilidade urbana é a consequencia de uma politica vergonhosa onde o nóis pagamos um imposto altissimo pra fazerem agente de palhaço e nunca vermos o retorno de qualidade. pra copa no brasil a expectativa era que a qualidade de vida do brasileiro melhorarse pelo menos no exterior dos estádios para melhor locomoçao de todos, mas infelizmente isso é uma realidade bem distante do brasil que um dia sonhamos em mudar.

Anônimo disse...

DIOGO SANTOS T;300 T; VESPERTINO a mobilidade urbana é a consequencia de uma politica vergonhosa onde o nóis pagamos um imposto altissimo pra fazerem agente de palhaço e nunca vermos o retorno de qualidade. pra copa no brasil a expectativa era que a qualidade de vida do brasileiro melhorarse pelo menos no exterior dos estádios para melhor locomoçao de todos, mas infelizmente isso é uma realidade bem distante do brasil que um dia sonhamos em mudar.

Anônimo disse...

Denise Suellen, 303
O problema da mobilidade pública é um problema simples de se resolver,porém com grande valor agregado. A sociedade brasileira vem crescendo muito e na mesma medida os transportes que por ela são utilizados,isso ocasiona problemas em todos os setores da sociedade,seja ela econômica,por atrasos na mobilidade de transportes responsáveis por carregar certos tipos de produtos para outros lugares. Problema social,pela falta de conforto nos transportes públicos,também podemos considerar o fato de que, o crescimento de acidentes no trânsito foi notório devido ao aumento dos meios de transportes. E além disso temos também s problemas ambientais,devido as grandes devastações de áreas arborizadas,causando grandes consequencias conhecidas como fenômenos climáticos,mediante isso podemos notar que falta estrutura nas cidades urbanas,são tantos engenheiros envolvidos nas obras para a copa,porém não se importam com este problema que será um dos grandes interventor da copa,ocasionando constrangimento para o Brasil e revolta ao coração dos brasileiros,pois ja sabendo do problema,lutaram para solucionar-lo porém não foram ouvidos as suas súplicas.

brenda natalia disse...

agente tem e que saber quem vamos botar a nossa frente pra nos representa cm respeito e dignidade.

Anônimo disse...

Missilene Sena,303
Esse problema é um dos mais polêmicos da sociedade brasileira,sabemos que, se não houver uma intervenção do Governo nesse problema,haverá uma grande estagnação econômica e social,porém já perpetuando esses problemas já são gravíssimos,imaginemos mais a frente como será!

Gleicyellen Almeida T: 303 disse...

Penso que a situação é precária devido a infraestrutura e o próprio meio de transporte, desrespeito total com o cidadão, que mesmo com tantas reclamações até agora nada mudou.

Anônimo disse...

Ramiro Silva 303
Ao falarmos em direito à cidade consideramos também as possibilidade de ver o espaço urbano como algo seu, também englobando, portanto, a atuação política para sua transformação .
Recentemente temos visto a questão da mobilidade urbana ganhar destaque nas discussões sobre a cidade. Parece existir um amplo consenso sobre a necessidade de permitir a melhor circulação das pessoas, resolvendo os problemas de trânsito caótico, diminuindo o tempo gasto em deslocamentos, ampliando as infraestruturas urbanas. Contudo, se pretendemos discutir mobilidade urbana a sério, é necessário ultrapassar aquele consenso e perceber como as contradições sociais presentes na cidade se expressam nesta temática.

Anônimo disse...

Esse é um fato que esta cada vez mais afetando nosso estado, a falta de melhorias na infraestrutura esta cada vez mais estressando o povo, a expressão " sardinhas de lata " é o que representa os cidadãos que dependem dos transportes coletivos, a situação desses transportes ficam precárias cada vez mais, ir pro trabalho pela manha, ir pra escola, esta sendo uma das tarefas mais dificeis e estressantes do dia a dia, sem contar com a falta de segurança nos coletivos, a nossa cidade esta crescendo so que para isso o governo e as autoridades precisam desenvolver mais as rotas de transporte por que alem dos coletivos lotados e da falta de segurança, os onibus aindam ficam horas e horas parados em uma avenida por causa dos engarrafamentos, que poderiam ser resolvidos com a construções de outras rotas. Mas o governo so se interessa em crescer, mais antes de pensarmos em crescer temos que ainda passar por um percurso de desenvolvimento ate chegar à meta desejada !

Emilly turma : 304 Turno: matutino

Anônimo disse...

Dulcilene 303
Como podemos ver em nossa São Luís os números de carros vão crescendo e com isso forma a Imobilidade Urbana.Antigamente nem todos tinham condição de comprar um carro, mas isso mudou. Isso afeta aqueles que necessitam de transporte publico como os estudantes e trabalhadores. O numero de buracos em São Luis também causam engarrafamentos. A solução é o governo para cuidar da cidade e zelar pelo patrimônio público, com construções de novas rotas, e aumentar o numero de ônibus

Anônimo disse...

Mobilidade Urbana, podemos ver que não é só a nossa São Luís-Ma que existe problemas com mobilidade urbana, cresce a frota de veiculos mais sem a infraestrutura suficiente pra abrangi a grande frota de veiculos que cresce a cada dia que passa, varios buracos ruas estreitas onibus em mal estado de conservação e quem sofre com tudo isso somos nós a população que pagamos nossos impostos para passar por tudo isso . A solução é o governo trabalhar com respeito ao cidadão que acorda de manhã para ir ao serviço, melhorando ruas e avenidas para melhor locomoção de veiculos nas cidades .

Aluno: Victor Vinicius Gentil Nascimento

Turma: 303 MATUTINO