quinta-feira, 5 de junho de 2014

LEI DA PALMADA

                  
       O novo projeto de lei que pretende proibir que adultos usem palmadas para punir as crianças e adolescentes está dando o que falar. Desde que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a proposta e a enviou ao Congresso, mães, pais, psicólogos, pedagogos e educadores têm se posicionado diante da possibilidade de aprovação da ideia.
       
          Michele Patrício do Nascimento tem uma filha de três anos e conta que já perdeu a paciência com a menina: "Uma vez, ela respondeu para mim. Eu dei uma bronca, falei firmemente com ela. Como não adiantou, coloquei-a de castigo, mas não bati". A vendedora se diz contra a violência e a favor de uma educação genuína, que vem de dentro dos lares.
       
      Porém, Michele não concorda que exista uma lei para proibir os pais de darem "palmadinhas" e "beliscões" em seus filhos. O problema, segundo ela, é que podem surgir denúncias exageradas de um vizinho que tenha visto uma criança chorando sem necessidade, por exemplo.
        
       Para uns, algo inconcebível na relação familiar, uma maneira arcaica de ensinar. Para outros, uma alternativa legítima dos pais, um método de educar os filhos, livre de danos físicos ou psicológicos. Poucos assuntos geram tanta controvérsia quanto dar ou não palmadas em crianças como forma de puni-las e mostrar o certo e o errado. Prova disso é um referendo nacional que ocorreu há duas semanas, na Nova Zelândia. Há dois anos, o país tornou a palmada crime. Além do tapa nas nádegas, outras formas de agressão - ditas brandas - contra crianças e adolescentes, como beliscões, chacoalhões e puxões de orelha, passaram a render ao agressor (em quase 90% dos casos, pais ou mães) o pagamento de multas, o encaminhamento a programas de reabilitação e até mesmo à prisão. A punição máxima é de seis meses de cadeia. Leis contra a palmada existem em 24 países (leia quadro), mas a da Nova Zelândia é a mais severa. O país possui um dos índices mais altos de violência contra menores entre as nações desenvolvidas.
        No Brasil, o assunto também divide opiniões. O designer gráfico Flávio Evangelista, 39 anos, e sua mulher, a administradora Keila, 32, são contra qualquer tipo de agressão física. O casal é pai de Pietro, de 2 anos, e é conhecido na escola do menino pela facilidade em dialogar com ele. "Tive uma educação severa, mas só apanhei uma vez do meu pai", diz Evangelista. "Não desejo a nenhum ser humano o que senti." Há os que acreditam na eficácia das palmadas em determinadas situações.

        O professor de filosofia Dante Donatelli, 45 anos, autor do livro "A Vida em Família - As Novas Formas de Tirania" e pai de cinco filhos, entre 10 e 25 anos, defende que, dos 3 aos 10, as crianças não são capazes de entender os argumentos paternos. "Qualquer pai que vê seu filho debruçado sobre a varanda não diz 'sai daí, meu lindo'", exemplifica. "Ele fica louco." Em casos como esse, Dante afirma que os pais devem deitar a criança sobre os joelhos e espalmar as nádegas. Para ele, só assim a criança entenderá a gravidade da situação. Dante, no entanto, diz que repudia qualquer outro tipo de agressão.

   A respeito deste tema, qual a sua opinião? Justifique.

42 comentários:

Unknown disse...

A Lei da palmada é um assunto muito interessante de se discutir, pois consegue ser motivo de varias opiniões diferentes, eu sou a favor da Lei da Palmada, pois acredito que um pai deveria ganhar respeito com seu filho não pelo grito, não por ser temido, mas sim por ser aquela pessoa que se mostra capaz de ser respeitado mediante à sua postura como pai e responsável. Fui criada em uma familia que meus avós eram castigados severamente, ja minha educação foi um pouco diferente, meu pai sempre soube conversar comigo, diferente de muitos pais, na maioria das vezes a figura materna sempre é a mais calma, e o pai sempre o mais bravo. E assim aprendi que nem todos são capazes de aprender atraves de palmadas, a educação que tive vou passar para meus filhos, pois hoje eu sei que pra se dar bem na vida precisamos saber se socializar e muitas vezes na base da conversa.

Anônimo disse...

Eu sou contra a lei da palmada, pois eu não vejo problema algum nos país punirem os filhos com palmadas. Na minha opinião o filho que não apanha em casa acaba sendo punido na rua .
Thiago Barroso turma; 304

Anônimo disse...

turma:304
aluna:jennifer rodrigues ferreira
eu acredito que a lei da palmada deve ser considerada como uma possibilidade para alguns casos e outros não..por exemplo se uma criança apanha todo dia isso já se considera agressão então nesse caso deve ser aplicada a lei da palmada
agora se uma vez ou outra que a criança apanha não vejo problema nenhum

Missilene disse...

Aluna: Missilene
Turma:303
Sou contra a lei da palmada, pois se os filho não respeita quando os pais falam ou quando chama a atenção, eles tem que receber sim, uma punição ou um castigo. Mais uma criança apanha todos os dias isso sim eu penso que seja valido a lei da palmada.

Anônimo disse...

DIOGO SANTOS T;300\VESP. Penso que essa lei não tem a competencia nescessaria. Devido não haver fiscalização dentro da família e além do mais muitos pais continuam não enxergando outra saída. Para mudar essa realidade é nescessarioa conscientização da familia, de que o mais importantante é resolver problemas sempre conversando.

marcos thyerry "303" disse...

As vezes punir a criança com palmadas ou qualquer que sejá o Tipo de punição, não seja a melhor forma de tentar mostra pra ela o certo e o errado.
Portanto a conversa tende mais a da certo e concerteza haverá um clima bom entre pais e filhos.

Anônimo disse...

Muitas familias adotam esta maneira de educar seu filho, muitas das vezes é tradição de família, isso serve pro filho saber que ele deve respeitar seus pais. Esta forma não é a mais certa, pois isso pode causar conflitos na família. Nos dias de hoje essa forma de educar já não é tão utilizada como antes. Essa Lei, foi criada para acabar com as agressões físicas que as crianças vinham sofrendo, por que especialistas pensam que violência física não educa ninguém e sim conversas que resolvem os problemas, crianças não obedecem por falta de conhecimento do que é o certo e que é errado. Então, não vejo que seja nescessario uma punição com prisões.
Samuel Victor - Turma 304 matutino.

Anônimo disse...

A lei da palma tem como objetivo a reduçao total da violencia dos pais para com seus filhos , a lei ja foi aprovada ,e a consequencia dessa lei será a nao ultilizaçao da força bruta mais sim conversa , evitando que a criança tenha educaçao e diciplina sem ter que usar recurso para deixar -la con traumas ou sicatrises. Entre tanto muitos pais ainda convivem com esse dilema de utilizar de tradicoes anteriores de uma infancia forçada a traumas fisicos e psicológicos .
Mas, a melhor forma de conseguir uma relaçao formal sem o uso da força física é um dialogo sempre proximo aconselhando sobre o certo e o errado , a forma de se comportar ,de agir certo sem transtornos e decepçoes futuras.
Diego santos turma 304 MAT.

Anônimo disse...

Entendemos que a lei da palmada é um fator inaceitável, devido a falta de punição para determinado ato.
Portanto percebemos a ausência de castigo para determinada atuação. Logo, os pai deveriam conversar e impor limites diante do feito apresentado da criança.
SUELEN MAIZA MACHADO SILVA
TURMA: 300 TURNO:Vespertino

Anônimo disse...

No meu ponto de vista, a lei da palmada tem aspectos positivos e negativos.
O ponto positivo é que a melhor maneira de educar é conversando e não batendo.
O negativo é que essa lei intervém na intimidade da família. Com essa lei surgiu a dúvida de como os pais deveriam agir em situações embaraçosas. O Estado deveria conscientizar a população de que a melhor maneira de resolver um conflito é dialogando. Certo de que deveria existir uma lei contra agressões rotineiras!
Clayvison Gonçalves
Turma: 304

Unknown disse...

Sou contra a lei da palmada. Na minha opinião os pais que decidem a forma que querem educar seus filhos.
Com palmadas ou sem palmadas.
Mas devem respeitar os limites da criança, e saber corrigir com decência.
Corrigir é uma coisa e agredir é outra..
Sarah Melo
304
Matutino

Anônimo disse...

é evidente não se corrigir atitudes erradas com agressões físicas psicológicas pois é uma consequência da ignorância. logo,nada como uma lei ,não só pra fazer com que debatermos assunto tão importante para o futuro das nossas crianças que representam o futuro do nosso pais ,mas sim um indicio da violência. aluna:Jeuena Santos turma:301

Anônimo disse...

sabemos que a lei da palmada foi atribuída para que os pais pudessem ter mais consciência na educação de seus filhos ,logo podemos observa que esta ligada a família que corresponde nos atos que e na educação dada aos filhos. aluna:Rayanne Silva turma:300

Anônimo disse...

Vejo que a lei da palmada traz consequências negativas á sociedade , pois se os pais não podem corrigir como que essas crianças vão obedecer ? O fato é que hoje em dia a conversa não resolve mais , tem que ter uma lição ,não exagerada mais para correção . Sendo assim , essa lei deveria ser era abolida pois não ajuda em nada !
Michael Lucas Turma -304

Anônimo disse...

EU PENSO QUE, OS PAIS NÃO PENSAM DEZ VEZES ANTES DE FAZER ALGUMA COISA. POIS HÁ MUITOS PAIS QUE NÃO TEM PACIEMCIA E VAI LOGO BATENDO EM UM FILHO ACHANDO QUE É CERTO, ACHANDO QUE UMA PALMADINHA VAI MELHORAR UM COMPORTAMENTO DE UM FILHO, DO QUE MELHORAR FAZ É PIORAR. SENDO QUE HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE CHEGAR DIANTE DE UM FILHO E RESOLVER, POR EX: CONVERSAR, SENDO QUE FOR CRIANÇA, OU DA CONCELHOS, QUANDO SE TRATA DE UM FILHO JA NA ADOLECENCIA, ENTÃO A MAIOR MANEIRA DE LHE DA COM ISSO É APRENDER A LHE DA COM TODAS AS SITUACOES, MESMO QUE SEJA, BOAS OU RUINS. NATALYA VANESSA, T:304

Anônimo disse...

Sou contra a lei da palmada. Pois isso só fará com que os pais fiquem reféns dos seus filhos.
Umas palmadinhas nunca fez mal a ninguém. Desde que não se torne espancamento.

Anônimo disse...

Sou contra a lei da palmada. Pois isso só fará com que os pais fiquem reféns dos seus filhos.
Umas palmadinhas nunca fez mal a ninguém. Desde que não se torne espancamento.
Aluna : VANESSA FERREIRA PEREIRA
Turma : 303 - MATUTINO

Anônimo disse...

Sabemos que a lei da palmada só ira beneficiar aqueles pequenos seres inofensivos,milhares de crianças apanham na maioria das vezes sem nem saber o que fez. Deveriam então, aprovar essa lei, ter palestras para ajudar os pais a lidar com essa fase que a criança esta passando, ter mais informações e reportagens sobre como conversar com a criança em determinado assunto e principalmente ter punições severas para aqueles que machucam dizendo ser somente umas palmadinhas.
Mirlena Katarine
Vespertino T=300

Anônimo disse...

Penso que a lei da palmada vai prejudicar a criação das crinças pois o dialógo por si só não dára conta de impor limites ás criancas logo, o governo deveria pensa em outros meios que não venham prejudicar nem os pais nem os filhos.
Daniele caldas turma: 301 vesp

Anônimo disse...

em meu pensamento a lei da palmada veio para os pais que abusão de simplesmente uma correção para uma violência,mais também não deveria ser tão rígidas,sabemos que uma simples palmada não vai mudar a vida ou o psicológico de uma criança
aluna: cláudia
turma :301

Anônimo disse...

A lei da palmada é uma fundação inadimissível,pois está tirando o direito de correção dos pais sobre seus filhos.
Portanto,a criação dessa lei é inaceitável,logo,ela só deveria funcionar caso houvesse espancamentos de crianças e adolescentes dentro do lar.
Aline Mendes t:300

Anônimo disse...

Alexya Cristina
Turma: 301/Vespertino

É evidente que a lei da palmada gera conflitos de opiniões pois a educação que os pais repassam para seus filhos varia de família em família e, além do mais, a aplicação desta lei não será eficaz.Palmadas e castigos são sim necessários quando o diálogo não resolve. Uma criança precisa entender o que é certo e errado e ser corrigido quando for preciso e os pais são responsáveis por essa correção. Inaceitáveis são grandes agressões e essas sim merecem punições.
Portanto, é visível que há uma diversidade de pensamentos relacionados a lei da palmada, com isso devemos conhecer de fato a aplicação e o objetivo da mesma, e impor suas opiniões para que a educação seja o melhor caminho mesmo sendo necessário umas correções ao longo dele.

Anônimo disse...

Portanto,não concordo com a nova lei da palmada,pois,acredito que são os pais que devem decidir a forma exata para educar seus filhos.
Aluna:Darlene santos
Turma:301 vespertino

Unknown disse...

É notório que a lei da palmada divide opiniões, pois podemos perceber que os pais já tem o costume de agir com violência, e além disso muitos pais não sabem conversar com os filhos. Para que essa lei venha a progredir seria necessário uma boa fiscalização, e a contratação de psicólogos para que de alguma forma os pais possam perceber que a melhor saída seria uma boa conversa com os filhos.

Anônimo disse...

Sinceramente falando,essa lei tira a total autoridade dos pais sobre seus filhos por esta mesma causa temos dados alarmantes de assassinatos,roubos,assaltos e muita falta de respeito ao proximo por isso há um descontrole um desequilíbrio na sociedade em que vivemos.A decisão dessa lei foi tomada desnecessariamente,que no futuro só irá trazer consequências.
Maria Benedita T:300,vespertino.

Anônimo disse...

Sinceramente falando,essa lei tira a total autoridade dos pais sobre seus filhos por esta mesma causa temos dados alarmantes de assassinatos,roubos,assaltos e muita falta de respeito ao proximo por isso há um descontrole um desequilíbrio na sociedade em que vivemos.A decisão dessa lei foi tomada desnecessariamente,que no futuro só irá trazer consequências.
Maria Benedita T:300,vespertino.

Anônimo disse...

raynara turma:303
Entendemos que não é necessária uma lei para dizer que os pais precisam dar limites para os filhos. Bater na criança nunca é a melhor opção. O melhor é orientar, dizer quais são as regras, entendendo que todas as crianças precisam de limites. A Lei da Palmada não é para a criança fazer o que ela quer.

Anônimo disse...

raynara turma:303
Entendemos que não é necessária uma lei para dizer que os pais precisam dar limites para os filhos. Bater na criança nunca é a melhor opção. O melhor é orientar, dizer quais são as regras, entendendo que todas as crianças precisam de limites. A Lei da Palmada não é para a criança fazer o que ela quer.

Anônimo disse...

A lei aplicada e aprovada"Lei da Palmada" , na medida visa garantir o direito de uma criança,de ser educado.Mas não define se os maus-tratos seriam fisicos ou morais.
Entendo que a lei,traz prejuizos á sociedade e principalmente a familia;pois a criança precisa ser corrigida e na familia tem que ter autoridade e diciplina .
A eduacação dos filhos é um direito da familia,a familia não é uma democracia e as crianças não tem os mesmos direitos e deveres dos pais,por que os pais que são adultos e tem que assumir a responsabilidade.
Portanto esta lei é inaceitavel e deverá haver uma reformulação.
Aluna:Fabiula Cunha
Turma:304

Anônimo disse...

Entendemos que a Lei da Palmada é um dos assuntos mais discutidos na sociedade. Existem muitos casos de crianças sendo agredidas pelos pais de forma inadequadas, mas isso não significaria quase nada,pois essa lei está tirando o direito dos pais a educar seus filhos. .dá palmadas na criança nao significa que ela está sujeita a fazer o que ela bem entender e sim ensinar o caminho em que ela deve seguir. .nao deixar a criança fazer o que bem entender..pois elas aprendem com o que ver..e nao o que os pais ensinam. ..por isso os pais devem ensinar a lição. .pois com essa lei daqui há um dias os filhos poderão se colocar na posição de seus pais.
Iza Poliana T:304

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou contra a Lei da palmada, pois é triste saber que os pais não pode corrigir seus próprios filhos da maneira que querem, tudo bem que é triste saber também que tem pais que corrigem da maneira errada, poi no meu ponto de vista peso que essa Lei só poderia se agregar em alguns casos principalmente como esses.
Além disso, bater em uma criança ou ate mesmo espancar não seria o necessário para isso, a educação vem da família, pois penso que conversar seria o necessário para que não houvesse as palmadas.
Portanto leis como essa não pode se agregar, pois quem se dar uma melhor maneira de educar os filhos são os pais.
Turma: 304 Matutino.

Anônimo disse...

Eu penso que a palmada é necessário de acordo com o comportamento dos filhos mais nem sempre necessário , as vezes uma conversa ajuda de acordo com a explicação dos pais.infelizmente vemos muitos casos de crianças com traumas e ematomas no corpo isso é doloroso e muito triste.Penso eu que os pais não deviam ser tão crueis com seus filhos e deveriam saber também conversar. Bianca Santos Frazão N:04 TURMA 303

Anônimo disse...

Os argumentos favoráveis à Lei são que ela visa ao reconhecimento e a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes e à superação de um costume arcaico.4 5 6 Outros argumentos são que a violência física não educa os menores de idade para uma cultura que pretende ser de não-violência e de paz. Segundo seus defensores, a lei da palmada é uma das ações que pretende educar as pessoas para que resolvam os seus problemas através do diálogo e da compreensão mútuas, e não por meio de agressões físicas e/ou humilhações. Ela é apoiada e sugerida pela ex-apresentadora Xuxa Meneghel, que diz que esse é o modelo ideal para educação...[RONALDO BARBOSA]T=300,VESP.....

Anônimo disse...

Isabelly Cristina Turma:303 Matutino
Sou a favor da lei da palmada,pois penso que o projeto proibe que crianças e adolescentes sejam punidas com castigos fisicos,e a lei da palmada faz com que diminua os maus tratos. Muitos pais podem educar seus filhos sem bater,apenas punido eles com algo que eles gostam de fazer.

Anônimo disse...

A lei da palmada é uma lei que foi aprovado por conta de agressões excessivas contra criança.
Porém essa situação ficou conturbada por afetar a forma de educar as criança, pois nem sempre a correção verbal é o bastante para que os filhos possam a obedecer seus pais, podendo gerar problema vindouro, causando várias ocasiões desagradáveis.
Além disso, podendo causar vários problemas, sócias, como se o filho não obedecer as leis e acabar sendo uma pessoa problemática e não por ser culpado mas porque antes não houver limites.
Elizete Resende
T=304 Matutino

Anônimo disse...

Essa lei de certa forma atrapalha muito nos ensinamentos dos pais, pois muitas criança que já tem entendimento da coisa, acaba usando essa lei a favor deles em relação a algumas travessuras.
Mas de certa forma essa lei é para evitar negligencia dos pais para com os filhos, usando de espancamento para educa-las ou para castiga-la por não fazerem algo que eles querem que possa constranger a criança.

Anônimo disse...

Eu sou contra a lei da palmada,penso eu que, nao porque o conselho tutelar nao sabe
o tipo de filho que cada pai tem
e para chegar a receber uma palmada
é por algum motivo.. tem filho que até bate nos pais
tem lei pra isso? não.Por isso que a maioria dos adolescentes de hoje sao maginais e mal educadas.

Aluno: Alesandro Santos
Turma: 304

Anônimo disse...

Eu sou contra a lei da palmada,penso eu que, nao porque o conselho tutelar nao sabe
o tipo de filho que cada pai tem
e para chegar a receber uma palmada
é por algum motivo.. tem filho que até bate nos pais
tem lei pra isso? não.Por isso que a maioria dos adolescentes de hoje sao maginais e mal educadas.

Aluno: Alesandro Santos
Turma: 304

Anônimo disse...

Essa lei de certa forma atrapalha muito nos ensinamentos dos pais, pois muitas criança que já tem entendimento da coisa, acaba usando essa lei a favor deles em relação a algumas travessuras.
Mas de certa forma essa lei é para evitar negligencia dos pais para com os filhos, usando de espancamento para educa-las ou para castiga-la por não fazerem algo que eles querem que possa constranger a criança.
Karyne Louredo
T=304 Matutino

Anônimo disse...

Eu sou contra essa lei da palmada! Hoje eu posso dizer que uma palmada dos meus pais na infância , me ajudaram bastante , sabe porque ? porque antes deles dar uma palmada daquelas , eles tinha um diálogo de pai pra filho e eu sabia que tava levando aquela taca , por causa dos meus erros , e sei que eles queriam o meu melhor. Hoje agente pode ver os pais bater nos filhos tão naturalmente com tanta violência. Isso só vai apiorar a atitude do filho .. sempre é bom ter um diálogo com o filho , mais parece que a paciência ja passou dos limites. Lembrando que a educação vem de casa. Os pais , muitos das vezes não sabe conversar , só sabe a maldiçar seud filhos. eu sou contra essa nova lei e para que isso mude , que os pais tenha sabedoria e saber lidar com seus filhos.
( Gustavo Marcelo 304)

Anônimo disse...

Na verdade hoje em dia muitos dos pais não sabem educar seus filhos, ou eles pensam que batendo nas crianças vai adiantar em algo, não sabendo que hoje em dia muitas das crianças se revoltam por algo sem ter feito, apesar de elas estarem erradas, nunca se deve bater e sim conversar.
T: 303
Aluna: Laine santos
TURNO: Matutino.