domingo, 15 de junho de 2014

PROFESSOR x ALUNO E A MOTIVAÇÃO

              Ao se falar em motivação no processo de aprendizagem escolar, é extremamente relevante salientar a relação professor x aluno, pois o modo como esse relacionamento se dá vai dimensionar e direcionar a questão da motivação.
       Um professor, consciente de seu papel, sabe que sua tarefa é orientar o aluno em seu aprendizado, tornando-o mais crítico, buscando sempre seu êxito e não seu fracasso. Sua relação com os alunos é uma relação profissional, que deve potencializar o aprendizado amplo, isto é, de conteúdo moral, ético, estético e outros, que inevitavelmente permeiam as aulas, ou como temas transversais, ou como assuntos que transcendam os currículos.
 O professor é um profissional como outro qualquer (do ponto de vista meramente trabalhista), mas tem uma função, uma “missão” que é o seu diferencial: ele exerce grande influência sobre a formação da personalidade e do caráter de seus alunos. Seu modo de lidar com eles, de interagir com a turma durante as aulas, vai transmitir-lhes muito mais do que o simples conteúdo das disciplinas e pode deixar marcas para o resto de suas vidas. Essas marcas podem ter um cunho positivo ou negativo.
O professor (conscientemente ou não) transmite valores, princípios, direciona a atenção do aluno para seus pontos de vista, suas preferências e opiniões. Na verdade, ele é um formador de opinião e esse é o lado político da educação.



 As relações feitas no primeiro período do ano foram de extrema importância para um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem. 
   O prazer de ter estado ao lado de pessoas especiais foi super importante para mim. Pois todos tem o seu valor. 
     Espero ter sido compreendido em todas as ações e nos simples olhares. 
          Ficando por aqui. #BGino a todos!!!




 
 
 

10 comentários:

Anônimo disse...

Só faltou fotos do turno vespertino aí...kkkkk "só ACHO"
Carla Pinheiro

Anônimo disse...

; awwns :)
Gostei do texto, e com certeza irei lembrar de voçê,das suas belas palavras de ensino bem elevado.
"Quem gosta fala a verdade"
adorei esta ao seu lado nesse primeiro momento do ano, gostei muito das aulas , e com certeza apreende muitas coisas '
bju'z da Byulinhah :*

GINOSOU disse...

Carla Pinheiro, minha amada, este é mais voltado para eles, devido a nova relação. Quanto a nós, já sabemos o que somos e onde podemos ir. Bjo

GINOSOU disse...

Byulinhah, continues crescendo e se tornando cada vez mais madura. Bjo

Unknown disse...

ooooosheeeeee *------* , quase chorei GINOsvaldo k ' , to gostando muito dos teus ensinamentos e eu tenho certeza que todos estão gostando tbem ,mesmo com os puxões de orelhas básicos kk... mas é assim mesmo, espero que não troque agnt :s , viu ? bjs (:

Unknown disse...

Vários ensinamentos, conselhos e dedicação hein!... Obrigada! Por nos ajudar a compreender mais nessa linha de ensinamentos...Que me ajudou a me expressar na sala de aula, na qual tinha um pouco de dificuldade por causa da timidez. Mas se foi, porque me ajudaram a mandar ir embora rsrs'
Parabéns! Felicidades, paz & muitaa saúde...o resto tem que correr atrás.
#BGinoOmbro kk ah! E continue na 303 #FikGinoNa303 bjss... Vlw!...

Unknown disse...

Muitas verdades foram ditas por não só um excelente professor mais por uma excelente pessoa...q nos fez aprender o "AU" que de uma simples brincadeira vamos com certeza levar para o resto da vida!!!
E é assim que vamos levando os ensinamentos de Gino, te agradeço cara por nos considerar não só alunos mais também grandes amigos...Abraço!!!

GINOSOU disse...

Grande Matheus, sabemos quem as pessoas são de verdade a partir do momento em que fazemos parte de suas vidas. Você já faz parte da minha, e compreendo que és uma boa pessoa. Abraço!

Anônimo disse...

awns Gino , mt verdade mesmo nessas palavras , tenho certeza quem foi e é seu aluno tem maior orgulho de ter tido e ter k um professor tão nota mil quanto vc rs e te agradeço mt pelos puçhões de orelha quando é preciso , k por smp apostar na gente e acreditar no nosso potencial , por fazer a gente deixar a timidez de lado e falar mesmo , por ser esse cara tão legal em sala de aula , que consegue torna o assunto chato em diversão e fazer todos os alunos interagir na sala de aula ,levarei pelo resto da minha vida esse aprendizado que estou adquirindo com vc , bjs e abraço !
Mayza :* rs

GINOSOU disse...

Awns Mayza, fofa! Obrigado, amada! Crescer e se desenvolver por completo é o grande desafio de vcs. A minha missão é tentar ajudar. Conseguir isso, é a minha vitória. Bjos