quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TRAGÉDIA CARCERÁRIA

    Pedrinhas, que contava com uma superpopulação de 2.186 detentos (mais de 400 além de sua capacidade de 1770) não é exceção no cenário brasileiro. O Brasil, que possui a terceira população carcerária do mundo e cujo índice de crescimento do número de encarcerados é o maior verificado atualmente, possui como marca a superlotação generalizada de suas unidades prisionais, acrescido de um sem limite de precariedades institucionais.
  Negros compõem 60% da população carcerária brasileira, 58% são de jovens entre 18 e 29 anos e 77% não passaram do ensino fundamental, o que mostra o presídio como verdadeiro mecanismo de detenção criminalização da população pobre, jovem e negra. Nesse sentido, cabe ressaltar a dificuldade dos mais pobres em ter acesso à assistência jurídica, quadro que também concorre para a ocorrência de rebeliões internas com vistas a exigir melhores condições para o cumprimento das penas.
 A tragédia em pedrinhas adquire também contornos especialmente diferenciados por se tratar do Maranhão. Esse estado possui o segundo pior Índice de Desenvolvimento 
Humano (IDH), a menor expectativa de vida e as mais altas taxas de mortalidade infantil dentre todos os estados brasileiros. Dentre as principais causas para tamanha tragédia social, podemos destacar o fato de que ele é governado desde 1965 por uma oligarquia liderada pelo ex-presidente da República José Sarney. Mesmo com a derrota eleitoral daquele grupo em 2006 para Jackson Lago, o grupo oligarca conseguiu se manter no poder a partir da cassação do então governador pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) num processo político totalmente questionável.
      
     A partir do problema exposto, aponte sua Tese, acrescida de Argumentos e Proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos.

29 comentários:

Unknown disse...

E notavel que a populacao carceraria esta em crescimento constante.pois o mal planejamento e o principal fatorno mesmo.porem se a porra dos direitos humanos defendem tantos esses indefessos. porque eles ainda nao resolveram esta situcao desumana.alem disso estes refens da sociedade. que e so mas uma vitima da politica brasileira nao tenham os dereitos que a merda das organizacoes das nacoes unidas declararam.a ausencia de penitenciaria e o principal pivor. desta situacao,e tambem a falta de vigor nas leis sao uma triste realidade que nos brasieiros enfrentamos diariamente. e por fim pra que tanto sofremento se poderiamos minimizar simplesmente com a pena de morte .e custaria muito mais barato para os cofres publicos.

Anônimo disse...

Entendemos que o sistema prisional de nosso pais esta um caos,pois estão cheios para atender a necessidade de prisioneiros.Além do mais devido a falta de irresponsabilidade dos governos,e a má infraestrutura.
Portanto percebemos que o sistema carcerário da nossa população esta precário.Logo,o Governo Federal devera agilizar os julgamentos dos crimes mais leves, e construir novas unidades.E, por fim, teremos uma sociedade melhor.
Suelen Maiza Machado Silva
Turma: 300
Turno:Vespertino

Anônimo disse...

Bem é notavel que essa situação esta cada vez mais precaria o sistema prisional cada dia mais cheios e isso não tem mais jeito se não fizerem alguma coisa se não fizerem outro sistema prisional.
Aluna:Racielle Barros
Turma:304

Anônimo disse...

É notável que a situação dos presídios do Maranhão são caóticos, um dos piores do mundo, não há segurança, bandidos dão ordem de dentro da prisão e além disso as autoridades responsáveis por manter nossa segurança são desonestas e incompetentes.
Com isso, podemos notar que vivemos uma injustiça, e falta de respeito contra o cidadão que luta pra conseguir o pão de cada dia. Por isso, o governo e as prefeituras tem o DEVER de nos proporcionar uma vida mas segura, com a realização de concursos para novos profissionais da segurança pública, investir em construções de presídios com eficiência maior e uma rígida vigilância dentro dos presídios.
Logo, o povo deve lutar pelos seus direitos por meio de protesto e principalmente na hora do voto eleitoral.

SARAH JÚLIA
T=304
MATUTINO

Anônimo disse...

É evidente que o Complexo Penitenciário de Pedrinhas é uma tragédia,pois continua sendo um espaço do suplício,e além disso,é uma verdadeira universidade do crime.
Sabemos que o presídio de Pedrinhas é dominado por facções criminosas e por uma questão de sobrevivencia muitos optam em fazer parte,o que resulta para o aumento da criminalidade dentro dos presídios.
Além disso,aqueles que cometeram antes delitos e voltam às ruas para cometerem os mesmos crimes,são os mesmos que regressam para o cárcere,assim nunca pondo fim para os massacres,é um espaço carcerário que funciona como uma escola,onde uns já aprenderam e outros vão aprendendo.
Portanto,o Sistema Prisionário de Pedrinhas é um desastre,logo,deve-se impor um limite de pessoas dentro de um cárcere para que a política real de ressocialização,também,faça uma fiscalização de armas,já que a superlotação impede,e também,para aqueles que voltarem a violar a lei,possam
aplicar a pena de morte.
Aline Mendes t:300

Missilene disse...

É bem notável que a penitenciária de pedrinhas esta em um caos muito grande, ou seja por conta de poucos agentes penitenciários, os presos estão fugindo. Esta avendo rebeliões por conta da super lotação das celas. Além disso, tem pessoas sendo mortas lá drento do complexo penitenciário, como aqui fora. Portanto o governo poderia, almenta o numero de argentes, diminuir o numero de lotações das celas construído mais presídios, e almenta o números de policias nas ruas para garante a segurança da população. Missilene Sena T: 303 Mat.

Anônimo disse...

ALUNA: Laine Santos
Turma: 200
Turrno: Vespertino.
O clima no sistema peniténciario de pedrinhas, nunca foi igual desde que começou as rivalidades entre gangues, em nossa cidade.
Em São Luis, os transtornos fazem com que a população fiquem preucupados com a situação em nossa cidade, em quanto isso em pedrinhas acontecem rebelioes e mortes...
Fora do sistema peniténciario, os demais compinentes dos bondes agem de formas cruéis, e prejudicam pessoas inocentimente.

Anônimo disse...

Turma: 303
Turno: Matutino
Aluna: Laine Santos
Em São Luis do Maranhão, o que preucupa a todos é o que ocorre no sistema penitenciário de pedrinhas, e o que deixa a população abaladas com o assunto mais comentado últimamente.
Com isso é o que diz que é uma rivalidade entres gangues, e que mexem com muitos, além disso s população não tem mais paz em suas proprias casas.

Anônimo disse...

sabemos que o numero de presidiários tem crescisdo de maneira exagerada nos presideos do maranhão e isso tudo porque o governo é precário não investe em educaçao como escolas de qualidades e merenda nas escolas para crianças , e isso vai gerando um grande numero de jovens revoltados que crescem vendo a pobreza de perto sem ajuda nenhuma , principalmente pobres que são negros que sofrem preconceito tanto racial como social , e a única saida dessas pessoas é o mundo do crime que levam a essa situaçao que estamos vendo hoje uns matando os outros sem um pingo de amor , todos com muita ira e principalmente revoltados com as autoridades . Para soluçao desse problema quase irrevesivel só quando entrar um governo de verdade que assuma com honestidade o dever de ajudar os que precisam de verdade e mudar essa triste realidade .
Michael Lucas turma : 304

Anônimo disse...

O sistema prisional de fato esta precário, presídios lotados, celas depredadas e não há uma boa alimentação para os detentos. Os detentos não são tratados como deveriam ser, por conta disso, presos líderes de facções mandam bandidos aterrorizar a cidade. O governo deve ter mais responsabilidade, investir mais em presídios, construir presídios novos, e investir também em programas, educação e saúde. Pois assim, diminuirá o indice de assaltos, mortes e presos.
Samuel Victor
Turma:304
Matutino

Anônimo disse...

Esta claro que o prisional esta inapto para conter os presos. A segurança não esta dando conta da super lotação do presidio.
Portanto é preciso reformar o presídio com mais celas, contratar novos carcerarios, ja que esta evidente a super lotação. O governo deveria criar iniciativa de escolaridade para o detentos pois quando eles forem livertos estarão adequados para cinseguir um trabalho onesto.
Thiago Barroso. turma 304

GEILSON COSTA. T: 301. TURNO: VESPERTINO disse...

Ao se falar em tragédia carcerária, percebemos que está um caos, pois, falta espaços para os presos e segurança na penitenciária, ainda mais, muitos presos morrem dentro do presídio e muitos fogem da prisão.
Para que todo o esforço não seja perdido é imprescindível que o governo deve investir mais na segurança penitenciária. Ainda mais o governo também deve construir pressões presidiário para ser reinserido na sociedade. Sendo assim deve ter novas ideias para administrar o sistema prisional.

Anônimo disse...

O que se vê hoje é consequência da falta de investimento da educação ocorrida no Brasil, especialmente no Maranhão, no passado recente, tambem da falta da motivação necessária para os jovens se empenharem na sua própria Educação . Talvez no, Brasil, essa esteja mais controlada pois , hoje , ha mais oportunidades, educacionais e profissionais , as informações chegam mais rapido aos jovens, que estão aproveitando mais essas opções. Esse problema não será resolvido da noite pro dia, e sim com anos de trabalho de valorização da educação.
Marcelo M.Veloso
Turma 304
Matutino

Anônimo disse...

A desestruturação do sistema prisional traz à baila o descrédito da prevenção e da reabilitação do condenado. Vários fatores culminaram para que chegássemos a um precário sistema prisional. Entretanto, o abandono, a falta de investimento e o descaso do poder público ao longo dos anos vieram por agravar ainda mais o caos chamado sistema prisional brasileiro. A superpopulação nos presídios representa uma verdadeira afronta aos direitos fundamentais. A superlotação no sistema penitenciário impede que possa existir qualquer tipo de ressocialização e atendimento à população carcerária, o que faz surgir forte tensão, violência e constantes rebeliões.
Clayvison Gonçalves
Turma : 304 Matutino

Anônimo disse...

É evidente que o sistema prisional no maranhão está precário,pois há uma demanda muito grande de prisioneiros para poucos pavilhões,além disso,não há segurança o suficiente.
Sendo assim,o sistema carcerário do nosso estado está um caos.Logo é necessário ampliar o número de presídios.E ainda criar atividades Sócio-Educativas para os detentos.Só assim teremos uma sociedade mais pacífica.
Jaciane turma:300/vespertino9616

Unknown disse...

Podemos observar que a precariedade no sistema prisional de pedrinhas esta a cada dia piorando mais,a super lotação onde o índice de detentos é cada vez maior. Observamos também que a falta de segurança é muito visível, pois faz com que principalmente em lugares como esses, onde mortes, brigas, confusões acontecem diariamente.
Logo, o governo deve construir mais novos presídios, e mais seguranças.
É fato que com tudo isso os verdadeiros culpados são os governadores por não saberem administrar ou investir em um sistema prisional de máxima segurança.

Turma: 304
Matutino.

Anônimo disse...

A má infraestrutura da prissão do Maranhão esta trazendo perigos e tragedias para o dia-a-dia.Penso eu que o Governo deveria olha mais para o ambiente e a segurança na penitenciária de Pedrinhas,em buscar de evoluir essa prisão,deixando com uma estrutura e segurança melhor,para evitar de que bandidos fujam ou si matem dentro das celas.
Aluno : Alesandro Santos T:304

Anônimo disse...

DENISE SUELLEN T:303 matutino

É perceptível que o Sistema Carcerário Maranhense está um caos por está diretamente ligado a falta de investimentos na educação, pois o crescimento da criminalidade e da violência está diretamente proporcional ao índice de analfabetismo.Pois quando um cidadão não recebe educação,opta para a criminalidade,justamente por ser um meio mais rápido de se enriquecer,além disso, a falta de segurança e fiscalização também pode ser citada.Pois a quantidade de presidiários que são descobertos todos os dias com aparelhos celulares e armas são assustadores.Por isso conclui-se que, enquanto não houver melhoria na educação e na fiscalização não obteremos resultados positivos,para que haja isso,proponhamos que houvesse um planejamento de projeto que voltasse a uma reeducação de jovens entre 18 a 25 anos,dando-lhes uma nova oportunidade de se prepararem para o mercado de emprego ou até mesmo do curso superior,além disso,outra ação intervencionista que poderemos utilizar,seria uma uma maior contratação de agentes penitenciários através de concursos públicos e também um treinamento militar mais intenso para esses agentes,e por fim o poder público poderia reforma ou construir mais penitenciárias com mais segurança.E só assim,teremos resultados mais satisfatórios.

Anônimo disse...

DENISE SUELLEN T:303 matutino

É perceptível que o Sistema Carcerário Maranhense está um caos por está diretamente ligado a falta de investimentos na educação, pois o crescimento da criminalidade e da violência está diretamente proporcional ao índice de analfabetismo.Pois quando um cidadão não recebe educação,opta para a criminalidade,justamente por ser um meio mais rápido de se enriquecer.Além disso, a falta de segurança e fiscalização também é um dos principais causadores.Pois a quantidade de presidiários que são descobertos todos os dias com aparelhos celulares e armas são assustadores.Por isso conclui-se que, enquanto não houver melhoria na educação e na fiscalização, não obteremos resultados positivos,e para que haja isso,propomos que houvesse um planejamento de um projeto que voltasse a uma reeducação de jovens entre 18 a 25 anos,dando-lhes uma nova oportunidade de se prepararem para o mercado de emprego ou até mesmo para o curso superior.Em segundo lugar,outra ação intervencionista que podemos utilizar,seria a maior contratação de agentes penitenciários através de concursos públicos seguido de um treinamento militar mais intenso.E por fim,outra forma de solucionar esse problema seria a intervenção do poder público na reforma ou construção de mais penitenciárias com mais segurança.E só assim,teremos resultados mais satisfatórios.

Anônimo disse...

O sistema carcerario e um dos piores do mundo,pois ha superlotacao,quantidade de pressos e desproporcional para os presidios havendo entre eles certos conflitos.
Devemos entao reinvindicar nossos direitos ,escolhendo melhor nossos representantes ,afim de que eles possam melhorar os presidios ,construindo outros polos e minimizar a grande quantidade de infratores.
Turma:304
Aluna:Ruth Sousa

Anônimo disse...

Está mais que claro que o Maranhão inteiro precisa de reparos. As situações desastrosas dos Presídios só aumentam e o Governo não faz absolutamente nada. É óbvio que a população carcerária vai ser composto por maioria de pobres, negros e pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental, pois são essas pessoas que não tem recebido o valor necessário de cidadão no estado onde vivemos. Os pobres acabam não tendo a educação que precisam por falta de condições, e a única saída em que eles encontram é ser um ladrão, um presidiário.
Os Direitos Humanos deve sim agir nessas situações, pois somos todos iguais independente de cor, classe social, etc. Talvez nem todos aqueles detentos eram para estar presos, mas pela pela falta de conhecimento e educação não dada pelo Governo que não administra bem e que está a mais de 40 anos no poder é que temos esse baixo desenvolvimento no estado.
Aluna: Thaís Lima
Turma: 304

Anônimo disse...

É notório que o sistema penetenciario está um caos devido a má estrutura dos presídios e a falta de segurança.Com isso é necessário q haja uma ampliação no sistema carcerário através de construções de mais presidíos e também deve haver mais investimentos na segurança dentro e fora dos presídios.

Sirlene Sousa; t:300/vesp.

Unknown disse...

É notório que a situação dos presídios do Maranhão está um caos, pois a uma super lotação, e além disso a infraestrutura dos presídios não é adequada o suficiente. Levando em consideração os aspectos apresentados, é notável que os presídios de São Luís está precário. Logo, é necessário novos presídios com muito mais segurança, com estrutura de alto nível para suportar todos esses detentos. Além disso, para que essa super lotação seja minimizada, todos os processos judicias deveriam ser agilizados. Por fim, os casos de delitos de menor gravidade, os detentos iriam prestar serviço para comunidade. Só assim teríamos um sistema carcerário melhor.

Marcos Thyery(303) disse...

É verídico que o sistema carcerário não só de nossa cidade mais como do Brasil é precário.
A penitenciária de Pedrinhas não é diferente de outras prisões, um grande numeros de presos e poucas selas.A falta de segurança nos presideos e o tratamento exercido ao preso pode causar grandes rebeliões e a população sair prejudicada.
A melhor forma de combater o grande aumento de presos no Brasil é com a educação.

Isabely Gomes ( 303) matutino disse...

É notório que a situação Penitenciária de Pedrinhas é precária e miserável por não ter estrutura adequada para abrigar a grande demanda de presos. Na penitenciária Não há mais segurança, nem boa estrutura,nem agentes penitenciários suficiente para deter os presos e muitos desses agentes são desonestos, recebem dinheiro dos presos mais poderosos e perigosos de dentro da prisão para deixar entrar em suas selas armas, munições,drogas, celulares e objetivos de luxo como ocorreu e passou no jornal recententeme que haviam descoberto que o Diretor de Pedrinhas recebia dinheiro mensalmente de presos para deixar a entrada desses objetos em suas selas, Desta forma ta difícil de mudar a situação já que os agentes penitenciários roubam com os presos e roubam da população pois ao receber propina de presos eles sabem muito bem de onde vem esse dinheiro que é de roubos tráficos e assaltos. E a grande maioria das pessoas que se envolvem nessa vida de matar e roubar é por problemas familiares que acaba mechendo com a cabeça do jovem fazendo-o se revoltar e entrar nessa vida que quando se entra na maioria das vezes só sai morto e tambem pela dificuldade que passam , situaçoes financeiras ruins miseráveis que os levam a roubar para conseguir aquilo que se quer e por más influências entram nessa vida de se drogar se viciar gastar tudo que tem pra suprir o vício e quando não tiver mais nada vai começar a roubar e matar, a pessoa perde o domínio de si e começa a cometer inúmeros crimes acabam sendo presos e o estado dos centros de detenção e vida que os presos levam la é extremamente precária e miserável a superlotação é um dos grandes problemas pois os presos vivem pior que animais em selas que parecem jaulas onde mal conseguem se mecherem apanham muito, são maltratados e até passam fome e sede isso como castigo que tem acontecido agora recentemente e revoltados os conhecidos "bondes" fazem rebeliões quebram tudo, matam presos que pertencem á facções opostas,ordenam os seus parceiros de fora tocarem fogo nos ônibus, envadirem locais publicos e quebrarem tudo e a população é quem mais sofre com tudo isso pois ficam aflitas de medo pois também correm perigo por matarem muitos inocentes por maldade .já que não se pode matar todos os presos pessoas ruins com tiros, inforcamentos ou injeções letais como é permitido em outros países o governo Deveria construir novos presídios mais seguros, reforçar a segurança, contratar mais agentes penitenciários e fazer uma seleção através de concursos públicos investir mais em programas de mais empregos para jovens, ressocialização e principalmente investir na Educação pois só se acaba a violência através da educação .

Anônimo disse...

Podemos entender que vivemos num pais exageradamente relacionado pobreza, injustiça social, falta de educação, saúde, e a superlotação nos presídios.Uma das principais causa dessa lotação sem controle podemos sitar a falta de educação, só atras dela pode ter uma vida melhor sem o pensamento ignorante que de muitas pessoas em querer ingressa no mundo das drogas, por ser um modo mais fácil de ganhar dinheiro.
turma 303
aluno: Lucas Ranon

Anônimo disse...

Podemos entender que vivemos num pais exageradamente relacionado pobreza, injustiça social, falta de educação, saúde, e a superlotação nos presídios.Uma das principais causa dessa lotação sem controle podemos sitar a falta de educação, por que só atras dela podemos ter uma vida melhor sem mais aqueles o pensamentos ignorante de muitas pessoas em querer ingressa no mundo das drogas e um melhor maneira para enriquecer.
turma 303
aluno: Lucas Ranon

Unknown disse...

- homicídios já vem ocorrendo de forma tenebrosa e totalmente fora do normal, através desse sistema carcerário que devia ser mais rígido, mas não é totalmente, um exemplo: o motivo da demissão do diretor da penitenciária,que muitos ficaram surpresos.fora aos outros crimes que ocorrem lá mesmo.
- Gleicyellen

Anônimo disse...

Entendemos que. o presidio de pedrinhas esta um caos, devido a lotação de presidiários, devido também pela falta de alimentos, e enfim. A maioria dos que roubam e causam até morte, são grande números de adolescentes, que deixam sua própria vida para andar em caminhos errados, e, também por não conseguir um emprego, então a única solução que vem em mente, é roubar,e daí vão pegando o gostinho de quer mais. Por tanto. deveria ter melhoras nos presídios, com mais carceragem, por que só assim não acontecerá o que ocorreu em pedrinhas que foi vários detentos fugindo, se soubesse ter mais inteligencia de qualificar mais segurança, nada teria acontecido, e por sinal botaram risco ate nossa vida. porque? pela falta de responsabilidade. ..NATÁLYA VANESSA.T.304