segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PEDRA DA MORTE

             O crack é preparado a partir da extração de uma substância alcaloide da planta Erythroxylon coca, encontrada na América Central e América do Sul. Chamada benzoilmetilecgonina, esse alcaloide é retirado das folhas da planta, dando origem a uma pasta: o sulfato de cocaína. Chamada, popularmente, de crack, tal droga é fumada em cachimbos.
  Cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, sendo também relativamente mais barata e acessível que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais utilizado, e não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, e carcerários, como há alguns anos. Ele está, hoje, presente em todas as classes sociais e em diversas cidades do país. Assustadoramente, cerca de 600.000 pessoas são dependentes, somente no Brasil.
  Tal substância faz com que a dopamina, responsável por provocar sensações de prazer, euforia e excitação, permaneça por mais tempo no organismo. Outra faceta da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações.
Perseguindo esse prazer, o indivíduo tende a utilizar a droga com maior frequência. Com o passar do tempo, o organismo vai ficando tolerante à substância, fazendo com que seja necessário o uso de quantidades maiores da droga para se obter os mesmos efeitos. Apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e pode causar problemas irreparáveis, e dos riscos a que está o sujeito; o viciado acredita que o prazer provocado pela droga compensa tudo isso. Em pouco tempo, ele virará seu escravo e fará de tudo para tê-la sempre em mãos. A relação destas pessoas com o crime, por tal motivo, é muito maior do que em relação às outras drogas; e o comportamento violento é um traço típico.
 Neurônios vão sendo destruídos, e a memória, concentração e autocontrole são nitidamente prejudicados. Cerca de 30% dos usuários perdem a vida em um prazo de cinco anos – ou pela droga em si ou em consequência de seu uso (suicídio, envolvimento em brigas, “prestação de contas” com traficantes, comportamento de risco em busca da droga – como prostituição, etc.). Quanto a este último exemplo, tal comportamento aumenta os riscos de se contrair AIDS e outras DSTs e, como o sistema imunológico dos dependentes se encontra cada vez mais debilitado, as consequências são preocupantes.
  O crack, além de destruir famílias e sonhos, assim como as drogas em geral, também degenera todas as funções nervosas e fisiológicas do usuário. Mesmo sabendo disso, milhares de pessoas no mundo e ao longo da história usam e usaram tais entorpecentes. O verbo "usar" será conjugado no futuro do presente por muitas vezes, pois, sem medidas cabíveis, a sociedade usará tal droga por um longo tempo até que surja algo mais potente ou letal.
  É notório que a droga mais barata e, portanto, mais acessível seja o crack. Enfatizar tal droga não é exagero já que com um efeito de 5 a 10 minutos causa uma dependência muito mais rápida, levando o usuário a ser uma espécie de zumbi ao inibir a fome e onde o usuário possui somente um pensamento: o da próxima pedra a ser fumada.
  Pôr a responsabilidade apenas no governo ou na sociedade em geral é fácil, o difícil é o comprometimento que cada indivíduo deve ter em relação a tal assunto, afinal um usuário pode ser um filho, um irmão, um pai ou até mesmo você.
  Superar o vício não é fácil e requer, além de ajuda profissional, muita força de vontade por parte da pessoa, e apoio da família. Há pacientes que ficam internados por muitos meses, mas conseguem se livrar dessa situação.



36 comentários:

Anônimo disse...

O efeito alucinógeno de tal substancia faz com quer as pessoas experimente novas experiencias e acabam se tornando dependentes dessa alucinação, além do mais existe diversos fatores que desencadeiam a vontade das pessoas em experimentar esse tipo de intorpecente fazendo com que a sociedade reprima os usuarios da droga menospresando a capacidade de reagir e sair desse campo paralelo de alucinação. Existe um real motivo da sociedade para que nao aceite tal decepção pelo fato dessa substacia dilacerar familias excluindo as pessoas dependentes e deixando os valores de carater do individuo de lado.

Aluno : Diego Santos turma 304

Anônimo disse...

O crack e porem uma substancia muito usada ,mas por adolescentes .Por isso, uma vez utilizada faz com que nos tornamos dependentes dessa droga que afeta nosso psicológico, nossa maneira de agir ,o comportamento e entre outras alucinações, levando ate a morte se possível.

Aluna: Ruth Sousa
Turma:304

Unknown disse...

As drogas têm sido um verdadeiro amigo da onça para os usuarios " ela mostra à eles o paraiso e depois o destrui " tal frase é usada para demonstrar o como é a cabeça dos usuarios apartir do momento em que eles começam a usar.O crack vem sendo o mais usado, e o que acaba mais rapido o ser humano. A " pedra " como dito popularmente éuma droga que tem um efeito bastante estranho, a pessoa fuma em um cachimbos elaborads pelos proprios usuarios, ela causa um efeito de pânico, a pessoa fica em estado de alerta como se em algum momento alguem fosse o atacar, o efeito do crack dura em media 5 minutos , mas mesmo com esses e mais outros efeitos ela continua usando ainda mais a droga e tambem pelo tempo de efeito a pessoa nunca mais fica com vontade de ficar sóbria. O crack têm matado mais jovens atualmente, pois usado a primeira vez , a pessoa não consegue mais deixar de fumar pelo fato de ser a droga mais viciante de todas, perdendo apenas para uma droga não muito conhecida chamada krokodil, que é semelhante com a heroína e muito mais mortal. krokodil é uma droga que é muito facil de ser produzida, assim se torna melhorde ser usada , mas o crack vêm assim como o krokodil é facil de ser usado pelas facilidades de compra e uso.Falar com uma pessoa viciada é muito complicado porque mesmo ela sabendo que esta morrendo e se acabando por causa das drogas ,mesmo assim não deixa de gostar de usar,então as pessoas que se habilitam a conversam com um usuario e aconselha- lo tem que usar uma maneira de falar be proporcional pois a maioria do viciados não permitem que outras pessoas o digam o que fazer. Enfim a droga vem sendo um dos grandes inimigos do homem atualmente.

Anônimo disse...

O crack,é e esta sendo uma das drogas mais destroidoras do mundo hoje em dIA.
Bem, ela é uma droga que destroi tanto quem usa quanto,seua familiares.Porque quem sofre com toda essa situação é seus pais.
Quando a pessoa experimenta uma vez essa droga para sair é bem dificil alguns conseguem outros não,na maioria das vezes os pais colocam na casa de recuperação para que possam ter seus filhos de volta como antes.
Hoje em dia feliz da mãe que não tem seu filho viciado perdido para esse mundo das drogas principalmente,para esse crack que é das piores do mundo,essa pedra destroidora faz perder tudo suas amizades,familiares ,trabalho etc.
ALUNA:RACIELLE barros TURMA: 304

Anônimo disse...

O crack tem sido um grande vilão na vida dos usuários,não so na vida deles como dos familiares que sofrem ao ver o sofrimento de seus entes queridos.Muitos desses usuários entram nesse mundo obscuro por serem pessoas de ''mente fraca'' que são fáceis de se influenciar ou para mostrar que podem tudo.Muitas das vezes querem mostrar que não tem medo de nada,querem fazer partes de certos grupos,e não param para pensar nas consequências que isso vai acarretar no futuro.É lamentável ver pessoas perdendo sua dignidade,sua essência e tendo seu caráter manchado por conta das drogas,em alguns casos a perda é bem maior,perdem a vida.Então para que tenhamos cada vez mais redução dessas perdas,é necessário que a sociedade e o governo olhem para essas pessoas com outros olhos,mais centros especializados na reabilitação de usuários devem ser construídos,assim como devem haver mais palestras nas escolas,abordando esse tema,para conscientizar os jovens a tirarem essa pedra dos seus caminhos.
-Andejara Ferreira t=303 mat

Anônimo disse...

Acredito que essa droga esta nesse nível tão grande de usuários , muito por causa da falta de conhecimento , escolas e ate mesmo a família deveriam ser mais liberais ao falar sobre tal assunto , pois quanto mais antes alertarem sobre tal perigo , melhor será a prevenção no futuro. Ramiro Turma 303

Anônimo disse...

É evidente que o crack é um entorpecente que se alastra cada vez mais na sociedade,mal que está conseguindo dominar e causar grande malefício na vida de milhõs de jovens e até crianças.
Visto que,muitos abrigam-se nas drogas devido à dificuldade de enfrentar as difícieis soluções ou até mesmo por prazer,curiosidades e influência dos colegas.
De forma que,além de se tornarem dependentes,eles correm o risco de terem graves doenças como cancêr,podem apresentar agressividades,ansiedades e entre outros problemas,também tornando-se em pessoas inúteis para a comumidade.
Consequentemente,o crack é um mal que se difunde cada vez em nosso meio,então deverá haver sempre a fiscalização,uma educação de qualidade,um país que não apresentasse tantos problemas sociais,também iria contribuir para a solução contra o crack.
Aline Mendes t:300

Unknown disse...

É notorio e lamentavel saber que o crack é usado hoje por pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias, atingindo, por exemplo, executivos que o consomem em casa, nos finais de semana, de forma relativamente controlada, impressionante sabermos no mundo hoje o quanto ela é explorada e inimiga de crianças nas grandes cidades e nao podemos falar que o crack é a droga mais devastadora para o organismo porque uso de qualquer droga deve ser visto como uma doença e não um desvio de caráter - nao precisamos indagar sobre o cigarro porque é visivel vermos em cada esquina um usurario. A pedra não mata por si só, está associado a doenças interligadas , tais como tuberculose, aids, pneumonia, câncer de boca, o usuário morre devido às comorbidades associadas ao uso da droga. Algumas pesquisas mostram que os usuários de crack estão começando a autorregular o seu uso da droga, faz com que nossa sociedade vista uma roupa suja.

Anônimo disse...

De fato é muito interessante as informações contida no texto,demonstrando que com droga não si brincar que a maioria das vezes é um caminho sem volta.Porém essa e outras drogas prejudicar muitas famílias e adolescentes nos dias de hoje.A violência que ela gerar, levando em muitos casos o indivíduo para a criminalidade.O uso do crack e sua potente dependência psíquica leva muitos usuários a praticar roubos pra conseguir dinheiro para obter a droga. É uma grande Decepção ver jovens que poderiam ser Médicos,Advogados,Engenheiros alguém na vida ,sendo preso ou até mesmo morto pelo uso desse veneno que chamamos de crack.

Aluno: Alesandro Santos
Turma: 304

Unknown disse...

as drogas no meu entendimento é um vício que com seus efeitos, além de prejudicar o usuário, acaba afetando a vida de outras pessoas, que são familiares até mesmo pessoas próximas.
É visível que o melhor a fazer, é melhorar o combate as drogas, que seja intenso.E claramente é necessária uma ressocialização dos indivíduos.Porque muitos jovens estão envolvidos, por influência dos que já praticam o uso.
- Gleicyellen

Anônimo disse...

essa Droga virou uma epidemia entre viciados de todas as classes sociais da capital do país,não tem idade são crianças,jovens,adulto.
viciados de todas as classes...envolvido nessa vida do crack...
aluno;ronaldo barbosa.turma:300 vespertino

Anônimo disse...

É notório para a comunidade científica e leiga brasileira que o crack é uma droga de grande impacto. Por suas características peculiares, o crack não é uma droga que permita a convivência em um ambiente de ensino, muito menos em sociedade.
É necessário uma demanda maior de programas de atendimento ao usuário e que as políticas desenvolvidas sejam mais embasados nas evidências científicas já disponíveis sobre o tratamento das dependências químicas. Certamente que, para serem mais efetivos, esses modelos exigem uma disponibilização maior de recursos do poder público do que os tratamentos utilizados para outras doenças crônicas, o que muitas vezes gera certa resistência. Contudo, caso essas medidas não sejam implementadas brevemente, continuaremos a ver nos jornais um aumento do número de notícias e imagens estampadas sobre o descaso com o impacto dessa droga - seja sob a forma de usuários amarrados nos leitos domiciliares pelos seus familiares por pura falta de estrutura do Estado, seja nas páginas policiais. Ambos geram comoção por quem convive com quem passa pela situação, como repulsa por quem à despreza.
Adrilene Santos. Turma:304 mat

Anônimo disse...

É triste você andar nas ruas da cidade e olhar , crianças , adolescentes , jovens e adultos sendo dependente desse terrivel mal. O Crack , podemos ver que é mais forte do que outras drogas , onde o " indivíduo " se vicia em menos de 5 minutos , infelizmente , é a realidade que vivemos , pessoas com uma vida tranquila pela frente e se depara com essa tragédia e na maioria das vezes não encontra a saída , pois é tarde demais. conheço amigos que estão se tratando em casa de habilitação para usuários e poucos conseguem o final feliz. O Crack mata , destrói sonhos e desfaz sua família. Cuidados ! Pois quem escolhemos o caminho certo e o errado , somos nós e sofremos pela consequência.

Aluno; Gustavo Marcelo
T = 304

Anônimo disse...

O crack tem os mesmos efeitos que a cocaína, mas
são mais intensos. por causa disso, ao final do
efeito, a pessoas sentirá uma depressão prolongada,
fazendo-o fumar a pedra denovo. O risco de morte
fica maior com o crack. Os jovens de hoje com um futuro lindo, muitas das vezes larga tudo e corre pro vício (triste realidade).
Thatiely turma:304

Unknown disse...

Crack, a droga que não forma craques.

É notório que estamos em uma profunda crise urbana essa droga mortal que vem fazendo vítimas e mais vítimas diariamente em todo canto do nosso país. O crack traz a morte em vida do seu usuário, arruína a vida dos seus familiares, aumenta a criminalidade onde se instala, degrada e mata mais do que todas as outras drogas juntas. De poder sobrenatural, o crack pode viciar o usuário já na sua primeira ou segunda experiência e o que vem depois é a tragédia certa. Crack e desgraça são indissociáveis e quase palavras sinônimas. Relatos dos seus usuários e familiares, fatos policias diários e opiniões de especialistas sobre os efeitos e as conseqüências da droga podem ser resumidos em três palavras tão básicas quanto contundentes: sofrimento, degradação e morte.
Aluna : VANESSA FERREIRA
Turma : 303 - MATUTINO

Anônimo disse...

Karyne Louredo
Turma 304 - Matutino

O crack é uma das drogas mais procurada pelo fácil acesso e o baixo custo que ele tem que vicia com uma rapidez inigualável e em curto prazo.
Com o decorrer do tempo encontramos pedra no caminho, mas nem todas são para construir castelos, algumas destroem nossas vidas, sonhos e família. As pessoas que começam a usar essa substância utilizam para fugir desse mundo, até mesmo esquecer algum problema ou tentar aliviar a dor de perder alguém importante.
Se esquecendo totalmente os efeitos colaterais que pode ocorrer e um dos principais é o ataque cardíaco que em algumas situações pode até levar a morte. Muitos tomados pelo prazer momentâneo entram em um caminho sem volta e que leva a ruína física e também mental.

Anônimo disse...

O crack se evoluiu, no termo de consumo,pois hoje em dia é muito utilizado, principalmente por jovem.Se tornou um vicio ,porem quem consume essa substancia torna-se escravo dela.
Vivemos em uma triste realidade com varios problemas sociais e drogas é uma delas, a cada dia ou ano que passa, essas substancias se tornam mais comum no dia-a-dia de pessoas.
Aluna:Fabiula Cunha
Turma: 304

Anônimo disse...

Elizete Resende
Turma 304 - Matutino

O crack é uma das drogas mais destruidoras que existe, afetando as funções fundamentais do corpo. Atualmente o crime é um dos motivos mais frequente que causam a grande quantidade de crianças em orfanatos afetando muito lares e famílias prejudicando assim a convivência familiar.
O crack afeta fisicamente inibindo a fome e também psicologicamente causando distúrbios.
Além disso a droga distancia as pessoas da sociedade, evitando desfrutar dos benefícios sociais e afastando-se de uma vida normal.
O uso se torna um ciclo vicioso pois a sensação de prazer que está droga causa dura apenas 5 minutos o que leva o usuário a um desejo compulsório.

Anônimo disse...

O crack é uma das drogas mais consumidas do mundo, é inquestionável que ela trás muitos prejuízos, assim como as demais drogas. Os usuários no momento sentem uma sensação prazerosa, quando na verdade estão destruindo seu próprio corpo, e a sua vida. Se pararmos pra pensar analisaremos que vários jovem estão ingressando nesse rumo, por não da devida estrutura de uma criação boa, por falta de educação, consequentemente deparamos cada vez mais com uma realidade absurda.
Lucas Ranon turma:303

Anônimo disse...

É lamentável que o uso desse droga pode fazer, além de destruir com o sistema respiratório, desfaz laços familiares, o uso continuo desse entorpecente causa dependência e o usuário para a utilizar doses cada vez maiores para obter o resultado, esse tipo de droga deveria ser banido do mundo porque o caminho do dependente é a morte, outro fator preocupante, é que antes os usuários era na maioria de classe baixa hoje podemos encontra depentente de todas as classes sociais, isso é muito ruim para a população brasileira.

Josué Brito
Turma: 301

Anônimo disse...

É visível o índice de mortalidade no Brasil através do crack.
Um dos fatores é o preço dessa substancia, pois é mais barata e mais acessível.
E Além disso muitas crianças nascem de forma prematura por contas das condições desfavoráveis em que foram geradas.
Portanto,percebemos o aumento de mortes precoces.Logo,o Governo devera investir em palestras voltadas para esse assunto e criar institutos recreativos como forma de reduzir essa taxa. Só assim teremos um futuro diferente.
Suelen Maiza Machado Silva
Turma:300 Turno: Vespertino

Anônimo disse...

É evidênte que se trano do assunto de drogas, isso réquer absolutamatenção de nós leitores. Pois os usuárias, uns dizem que se droga por causa de decpições na vida.
E outros, falam que é por causa do vicío, no entanto não sendo o recomedável, mais eles penssam dessa maneira. A droga, ou seja o crack, não é um rémedio e nem uma boa saida para os problemas e sim o inicio de muitos.

ALUNA: Laine Santos
TURMA: 303
TURNO: Matutino.

Anônimo disse...

O crack e a droga mais viciantes de todas.por isso grande quantidade pode induzir
paranoia e tremores,provocando alucinacoes e causado comportamento violentos. E no primeiro uso do crack pode resulta uma parada cardiaca.
Nao existe um unico tratamento para eleminar,o dependentes precisa se atendido com familia,social,fisica e mental
Raynara turma: 303

Anônimo disse...

O crack infelizmente é a grande realidade do século XXI, pois as pessoas procuram muitas vezes fugir da realidade e buscam nas drogas um refúgio. Pelo fato da droga ser ter um efeito alucinante e imaginário as pessoas se encontram e se identificam. O grande problema das pessoas usuárias de drogas é que elas trocam um momento por uma vida. trazem desgraças para sua família e para sociedade. Nas drogas você se encontra preso dentro de você mesmo.

CAMILA PACHÊCO
turma:304 turmo: matutino

Anônimo disse...

Esse problema social das drogas se alastrou de uma forma totalmente descontrolada, pois nos dias atuais as pessoas tem uma facilidade de consumir essas substâncias, outro fator seria a grande influência de pessoas que já estão nesse vício.
Entre algumas drogas o crack por ser uma substância barata, de fácil acesso e altamente perigosa, é um dos fatores que ocasiona mas morte perante os usuários, e esse número de dependentes químicos não é apenas entre a população pobre, é comum também pessoas que tem um classe social melhor.
Turma 301 Lorena

Anônimo disse...

Entendo que a droga é um vício extremamente trágico, pelo falto de que a droga vai matando aos pouquinhos, uns perdem um pouco o sentido , se desligando das coisas, uns não aguentam até dão convulsões e acabam morrendo, devido ao muito uso e várias misturas também. A sorte é que uns fazem tratamentos antes que seja tarde demais, uns dizem que a droga não tem cura,só não tem cura pra quem não quer, pra quem não quer buscar uma boa solução, para sair desse grande vício. Porem há drogas que são utilizada por médicos,como a maconha. Por tanto, deveriam ter um controle pra tudo, para não misturar as coisas e transformar em um grande exagero. NATÃLYA VANESSA, T.304

Anônimo disse...

Sabemos que o crack é um entorpecente procurado por pessoas de todas as classes socias pois tal droga faz com que os seus usuários sintam sensações de prazer, euforia e excitação por mais tempo, o que leva o indivíduo a utilizar a droga com frequencia e, além disso o seu preço a torna mais acessível. Didielma. turma:300 vespertino

Anônimo disse...

Sabemos que o crack é a droga mais falada nos últimos tempos , pois muitas pessoas estão se auto destruindo aos poucos, e sem perceber entram nesse mundo e quando percebem já estão viciados e dependentes, muitos só usam por diversão em festas mais de pouquinho vão se perdendo nesse mundo que não tem volta.Enfim o crack está sendo a doença do século.
aluno : Michael Lucas
turma: 304

Anônimo disse...

Estamos todos cientes de que tal uso desse entorpecente traz danos e perdas em seus usuários,porem para eles é algo prazeroso ou simplesmente é por dependência e é muito triste, pois a maioria são adolescentes e jovens que, em busca de algo, ou para provarem para alguém que não são frouxos.Enfim, o mundo caminha caoticamente num rumo errado por causa dessa maldita droga.
Maria Benedita t 300 vespertino

Anônimo disse...

Esse é um dos principais fatos que matam os jovens hoje, o CRACK, ela contem substancias que agridem seriamente o sistema nervoso deixando-a dependente.
alem disso, esses elementos que estão compostas nela acaba com o organismo pouco a pouco sem deixar nada.
consequentemente, existem muitos jovens que vivem nessa realidade e não conseguem mais sair.

Anônimo disse...

Esse é um dos principais fatos que matam os jovens hoje, o CRACK, ela contem substancias que agridem seriamente o sistema nervoso deixando-a dependente.
alem disso, esses elementos que estão compostas nela acaba com o organismo pouco a pouco sem deixar nada.
consequentemente, existem muitos jovens que vivem nessa realidade e não conseguem mais sair.

Leandro Ramon
tumar:303

Unknown disse...

É notório que o crack vem sendo utilizado com mais frequência, pois apesar de ser a droga mais barata, tem maior acessibilidade.
Sendo assim, vê-se que essa droga é utilizada constantemente. Logo, é necessário maior rigidez nas fiscalizações. Além disso, desenvolver programas preventivos, onde os municípios pudessem, através dos seus Conselhos Municipais Antidrogas já existentes em alguns municípios, criar projetos estratégicos, tentando minimizar a situação. Por fim, fundar novas ONGs com muito mais entretenimento, para mostrar a esses dependentes químicos que não é necessário utilizar o crack para se obter sensações maravilhosas. Só assim, teremos bons resultados.

Anônimo disse...

E evidente que o crack não e legal,pois destrói os seus sonhos e sua vida e afasta as pessoas que nos ama,cada vez mais esses entorpecentes esta se alastrado na sociedade,alem do mais muitos jovens estão se envolvendo cada dia que passa nesse mundo das drogas por isso estão se viciado e acabar fazendo besteira,muitas dessas substancia são forte e acabar afetando os neurônios,e na maioria das vezes acabam se devendo drogas para traficante,e quando entra nessa vida das drogas e muito difícil para sair.
Samantha Cristeny.
Turma:300 Vesp

Anônimo disse...

O crack assim como as outras drogas possuem efeitos devastadores na mente humana,o uso dessas substâncias a cada dia que passa se apresenta mais presente no dia a dia das pessoas,apesar dela ser ilícita,o uso têm crescido demasiadamente principalmente por adolescentes que costumam frequentar festas e baladas,onde são lugares onde há mais proliferação das drogas.Devido a isso o número de jovens viciados só tem aumentado,causando assim: morte desenfreada entre facções que comandam centros onde se encontra drogas,aumentando também a criminalidade, e nos adolescentes usuários,retardos nos estudos,pois o crack assim como as outras drogas causa morte dos neurônios,que na ausência deste, jamais haverá reconstrução ou recomposição.Portanto,para melhor solucionar esse problema, seria viável um maior combate com as drogas ilícitas em lugares onde adolescentes e jovens costumam frequentar,pois são nesses lugares que muitos experimentam pela primeira vez e desde então,com o uso frequente se tornam dependentes.Combatendo com mais fiscalizações nesses ambientes,e por fim,aperfeiçoar mais as campanhas publicitárias,com o uso de videos ou imagens mais fortes e comoventes,e só então veremos se teremos mudança no modo de pensar e agir do ser humano em relação as drogas.

DENISE SUELLEN -303 MATUTINO

GEILSON COSTA. T: 301. TURNO: VESPERTINO disse...

É notório que o crack tornou-se uma das maiores preocupações da sociedade, pois, o envolvimento dos jovens no uso da cocaína já é muito grande e, ainda mais, o crack não tem saída, são poucas as pessoas que entram para esse mundo a qual não tem volta e conseguem sair.
A ajuda da família é muito importante, clínicas é também um dos meios de combate à essa droga. A disposição do governo federal no estabelecimento de um trabalho voltado à redução drástica do uso de drogas.

halseymacgill disse...

MGM Grand Casino & Hotel - Mapyro
Find MGM 김해 출장샵 Grand Casino 강릉 출장안마 & Hotel, 광명 출장샵 Las Vegas, Nevada, 통영 출장샵 United States, 울산광역 출장마사지 ratings, photos, location maps, driving directions, and reviews.