domingo, 6 de março de 2016

SHORT OU NÃO?

            Um grupo de alunas de uma escola de Porto Alegre cansou-se das repreensões de professores e coordenadores por usarem calções curtinhos. E porquê? Porque os tais “shortinhos” chamam a atenção dos rapazes. E reduzem-lhes a atenção nas aulas. “Nós, alunas do ensino fundamental e médio do Colégio Anchieta de Porto Alegre, fazemos uma exigência urgente à direção. Exigimos que a instituição deixe no passado o machismo, a objetificação e sexualização dos corpos das alunas; exigimos que deixe no passado a mentalidade de que cabe às mulheres a prevenção de assédios, abusos e estupros; exigimos que, ao invés de ditar o que as meninas podem vestir, ditem o respeito.

A jornalista, Paula Cosme, é a favor das alunas:
         Regras de vestuário que se regem por tais argumentos não são mais do que um perpetuar da objetificação e sexualização do corpo feminino, neste caso de adolescentes. Que sim, têm vidas sexuais ativas cada vez mais cedo. Mas simplesmente não é isso que está em causa. Humilhar e julgar uma adolescente pela roupas que veste é continuar a responsabilizá-la pelo assédio e abusos a que muitas vezes está sujeita. É dizer-lhes que devem ser elas as responsáveis por prevenirem uma tentativa de violação. É dar carta branca a um agressor para achar que uns “shortinhos” ou um decote legitimam um ataque.


Já o blogueiro, Eric Balbinus, pensa diferente:


            Em primeiro lugar, o uniforme tem uma importância vital na educação de jovens e crianças. Ele representa não só a marca da instituição, como também permite que o aluno aprenda valores como disciplina, ordem e cuidado com a própria aparência. O ambiente escolar é um local para o aprendizado, e não para demonstrações levianas de libertinagem como querem. As alunas do movimento arrogam para si o direito sacrossanto de usaram shorts minúsculos na escola. E chamam a restrição do uso de trajes sumários de “objetificação” do corpo da mulher. Ora, não é justamente a exposição que desperta o desejo e a sensualidade?


Sobre o tema acima, emita sua opinião, baseando-se em argumentos e em seguida formalize sua proposta de intervenção.


99 comentários:

Samara Abreu disse...

É notável que essa questão de usar ou não shorts e roupas curtas na escola causam certos desconfortos para as alunas e para os superiores, pois a delimitação desse ato prioriza as regras da Secretária de Educação e não envolve questões de machismo ou não, até porque roupa não define o caráter mas o caráter define a roupa, inclusive os comportamentos. Além disso, a escola é um local de aprendizagem, conhecimento, respeito e de regras que precisam ser seguidas. A direção não escolhe o que impor na escola, são instruídos para fazer com que funcione as regras dentro da instituição. Portanto, o Governo deveria investir em conhecimentos em prol desse assunto, abordando os direitos e deveres dos alunos e dos diretores. Além disso, a família que tem um grande papel na educação de seus filhos, devem também intervir no caráter formado desde pequenos.

Aluna: Samara Larissa
Turma: 303
Turno: Matutino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou completamente contra o uso de short em uma instituição escolar , pois nesse ambiente é preciso seguir suas regras.Uso de uniformes.
Já fora do ambiente escolar sou a favor pois roupa nenhuma define caráter.
Salumão Sousa
Turma 304

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou a Favor, por um lado as mulheres devem se vestir da maneira em que se sintam confortável, se não, estará livre para usar o que lhe que lhe faz bem. O que fazer diante de uma sociedade, em que julga a mulher pelo fato dela usar short ? O que importa é a intenção pelo qual a mulher está na escola. Mas por outro lado, as escolas optam por um padrão em que favoreça a vestuaria da aluna, uma forma com que pareça mais bem vista na sociedade.
A sociedade deveria ter mais respeito, e não impedir a mulher de usar short ao invés disso deveriam ensinar os homens que as mulheres são as únicas responsáveis pela definição da sua decência valor . Ensine o respeito, desconstrua o pensamento de que a roupa de uma mulher decreta se ela é ou não merecedora de respeito.

Aluna: Hildiléia M Mendes
Turma: 304

Anônimo disse...

Sou a favor do uso de short, pois se a mulher estiver se sentindo bem em usar um short, porque não usar? Somos livres para usar o que quiser. Não vai ser uma roupa que irá definir o nosso caráter. A mulher não pode ser proibida de usar o que gosta só porque irá atrair um homem.. O que importa é o seu aprendizado e não o seu uso de roupa.
Portanto, o que precisa é de mais educação para que esses meninos aprendam a respeitar todas as mulheres. Usar short não da o direito de assédio. Aliás.. Nada dá esse direito! Ao invés de ensinarem que mulher descente não usa short, deverim ensinar que assédio é crime.
Aluna:Fernanda Silva
Turma:304

Anônimo disse...

Sou contra uso de sorte dentro da escola , pois shortinho é algo bem trivial a se reivindicar dentro de um colégio , e sabemos que todas as escolaridade tem regras , e devemos cumprir , pois o short não é proibido usar , Mas devemos saber como se vestir em ambos lugares .
Bom , não tiro o direito delas de protesta , apenas acho que existe assuntos mais relevante a serem tratados e que elas mesmas poderiam ter essa iniciativa .

Aluna : Fernanda Martins
Turma : 304
Turno : Matutino

Anônimo disse...

Sabe-se que em cada ambiente existe uma forma adequada de vestimenta, e na escola não é diferente, o uniforme não é apenas uma roupa qualquer, é uma forma de reconhecimento, e além disso, é uma regra da escola que deve ser cumprida. Portanto cabe aos pais ensinarem a seus filhos que em todos os lugares existe uma regra, uma etiqueta e que elas devem ser obedecidas, e ainda, se houver necessidade a escola possa criar um fardamento que não fuja muito dos padrões tradicionais afim de atender as reivindicações dos alunos.

-> Salma Ferreira de Souza
-> Turma: 305
-> Turno: Matutino

Unknown disse...

Sabemos que o ambiente escolar é um local onde existe regras, e normas e uma delas é a forma de verti-se, para isso usamos o fardamento que exigido,mas para algumas pessoas isso de fato encomoda e não concordam em ter que andar pradonizado,mas sabemos que assim, é uma forma de identificar que você faz parte dessa instituição de ensino, e de fato não pode ser usado trajes inadequados.Sendo assim não dá para retirar o direito de ninguém o certo seria que todos entrassem em um concesso , e cada um com sua consciência e respeitando cada ambiente,ou até mesmo vigorando normas sérias que pudessem causar à essas pessoas que optam por roupas curtas,à não usarem mais,assim podendo usar em lugares adequados.
Nome:Amanda do Nascimento de Matos
Turma:305
Turno:matutino

Anônimo disse...

Sabemos que essa causa de shorts e persas curtas na escola é muito difícil de encontrarmos, pois na escola usamos uniformes para que não ter certos tipos de abusos e, além disso , são regras que todas escolas são obrigados a cumprir. Portanto a família tem o papel de conscientizar os seus filhos de que na escola é um lugar de aprendizagem, e o governo poderia antervir nessa pesquisa, e tomar providencias.

Aluno: Wanlley Santos
Turma: 304 Matutino

Unknown disse...

Sabe-se que a escola é um local onde há normas e regras, uma delas é a vestimenta e há um grande preconceito sobre a forma de adolescentes do sexo feminino se ataviarem, pois segundo a sociedade , roupas inadequadas para o ambiente , desperta interesse sexual no sexo masculino. Portanto, essa ideia de raciocino que se a mulher usar roupas curtas é pedir pra ser assediada , é totalmente machista e não da o direito ao homem, se esse homem for um cidadão de respeito ou não, não dá o direito de assediar. Penso que a responsabilidade é de cada um ,todos temos direitos iguais e liberdade de vestimenta mas devemos levar em conta que determinada roupa pode sim ocasionar em um ato de assedio, e isso vale para os dois gêneros.


Nome: Emanuel Tobias de Melo Lopes
Turma:202
Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Sabe-se que muito se falou desde quando esta reportagem foi publicada, sabemos também que a escola é uma instituição educacional que possui normas que devem ser seguidas, além disso, o uniforme serve como representação ou identidade do aluno. Portanto cabe a escola organizar debates com os alunos para que se possa chegar a um consenso, cabe também ao próprio estudante em se conscientizar de que cada lugar possua seu tipo de vestimenta adequada.

Aluno: Thiago Marques Pinheiro
Turma: 303
Turno: matutino

Anônimo disse...

Sabe-se que muitas pessoas tem o preconceito das jovens usarem SHORT, pois temos que respeita a escolha delas e conscientiza elas a usar uma roupa mas adequada na escola, E, Além disso, mostra-las o que esse tipo de roupa pode causar.

Aluno: Wanderson Silva
Turma: 300 Vespertino

Anônimo disse...

sabemos que em cada ambiente tem suas normas que devem ser seguidas assim como nas escolas ainda não é permitido usar short, eu sou a favor pois as mulheres estão buscando o direito de usar a roupa que quiserem, em qualquer que seja o ambiente em que se está tem seu uniforme padrão. porém muitas mulheres não estão se sentindo confortável com o uniforme que lhe está sendo estabelecido, devido a este problema está sendo exigido pelas mulheres
esse direito. tal problema pode ser resolvido com a permissão do short ou de qual roupa pretendem usar.
também pode ser solucionado fornecendo uma vestimenta mais confortável.
e pode-se ser coletar opiniões de tipos de uniforme conforme as mulheres acharem bem adequada e confortável para elas.
aluno:Victor Gezano Santos Dias
turma:302
turno:matutino

Anônimo disse...

Sabe-se que o uso do fardamento escolar é obrigatório na maior parte das escolas. Entretanto as, em que o uso não é obrigatório, a coordenação poderia impor normas para o comprimento das roupas, para assim evitar que as alunas se sintam oprimidas e prejudicadas. Assim como, a família poderia ajudar na conscientização dos filhos a cerca das regras do uso do vestuário no ambiente escolar.


Nome: Samila Rodrigues Pontes
Turma: 305
Turno: Matutino

Amanda Lindoso disse...

Sabe-se que esse Vestimento vem a causar discussões e conflitos dentro da escola. Além de chamar atenção, o conhecido "shortinho" provoca pensamentos e idéias sobre a pessoa. Esse tipo de roupa não é ideal pra se usar no ambiente escolar,porque vem causando também o assedio.
O aluno tem que usar o que a escola pede, como marca de identificação e por valores de disciplina.
Amanda Almeida Lindoso
Vespertino/202

Unknown disse...

O uniforme escolar é a identificação do aluno. Nada no mundo deve funcionar sem regras, elas são essenciais para um haja harmonia em um determinado trabalho. Assim como eu não iria para a praia de terno , eu não iria para uma reunião com executivos com roupa de praia. Isso mostraria o respeito que tenho quanto às autoridades. É semelhante ao short que as meninas usam, estando vestidas de uma forma mais decente estariam respeitando as autoridades escolares.

Cem 2
Pedro Manoel Batista
305 matutino

Anônimo disse...

Sabe-se que a escola não é lugar para tais tipos de vestimentas, pois os tais "shortinhos" chamam a atenção de qualquer pessoa em independentemente de onde ela esteja, além disso, no mundo no qual vivemos é alto o índice de violência sexual. Assim, as mulheres que gostam de usar esses tipos de roupas devem procurar roupas que chamem menos atenção das pessoas ao seu redor.

Aluno: Gabriel da Silva Mendonça
Turma:202
Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Sabemos que uma escola não é local para tais vestimentas. Devemos ter uma noção do pode-se ou não usar em certos lugares. Ja que não quer chamar atenção melhor que não use.

Anônimo disse...

Sabemos que não uma escola não é local para tais vestimentas. Devemos ter uma noção do pode-se ou não usar em certos lugares. Ja que não quer chamar atenção melhor que não use.
Aluna: Luanna Reis
Turma:305
Turno:matutino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Totalmente contra. A escola é uma instituição como outra qualquer e como
Tal,possui valores nos Quais devem ser respeitados.
Na maioria das organizações o uniforme é um critério de indentificaçao e o mesmo se aplica ás
escolas,garantindo o máximo de segurança aos alunos e proporcionando um ambiente mais agradável a todos.
Mas eis uma questão: Como podemos exigir o direito à segurança,se não usamos os uniformes escolares ?

Aluna: Najla ribeiro
Turma: 305
Turno: Matutino

Gabriel_moraes disse...

Sabemos que escola e shortinhos nao combinam, pois essa vestimenta querendo ou não causa um certo impacto em um ambiente que deve ser formal, e tambem a escola é um lugar onde estamos nos preparando para o mercado de trabalho, entao é claro que você não vai trabalhar de shortinho, portanto as regras de vestimenta da escola devem ser mais rigorosas, e as meninas desde já devem ser conscientizadas de que essa vestimenta não e a mais adequada para o ambiente escolar.

Aluno: Gabriel Nascimento Moraes
Turma: 202
Turno: vespertino

Vinicius disse...

Com tudo, em qual seja o lugar em que estivesse deve ser cumprida as regras, normas e leis estabelecias no no local onde está, assim como na escola tem suas normas e regras que devem ser respeitadas, pois regras são feitas para manter algo em ordem. sou contra pois a escola estabeleceu uma regra/norma para manter tudo sobre controle.


Aluno: Vinicius Gezano Santos Dias
Turma: 302
Turno: Matutino

Unknown disse...

É evidente que questões relacionadas ao modo de se vestir causam muitos debates principalmente quando quem as vestem são mulheres, pois na sociedade em que vivemos há muitas regras, normais e toda uma moralidade que na verdade não passam de hipocrisia já que roupa não define caráter , além disso temos que ter ciência de que a escola até o momento permitia o uso de roupas casuais e desta forma não tinha uma farda nem se quer tinha uma padronização especifica dando uma “liberdade relativa” aos alunos até o momento em começaram a intervir no modo das alunas se vestirem .Assim seria necessário a escola buscar uma maneira moderada para chamar a atenção das alunas sem que elas se sintam pressionadas, e também criar projetos relacionados ao assédio e abuso que essas meninas podem estar sofrendo para então ampliar o diálogo entre aluno e escola.

ALUNO: PAULO HENRIQUE SANTOS SILVA
TURMA:303/ MATUTINO

Anônimo disse...

Escola é um local em que existe Regras e devemos cumpri-las é notável que um vestimento inadequado desse será bem aceito em um ambiente escolar, uma mulher deve vestir sim algo em que ela se sinta bem e confortável...Mas em uma escola devemos cumprir as regras do ambiente e usar o fardamento que lhe é destinado. E as meninas deveriam se conscientizar de que "Shortinho" é pra ser usado fora da escola!

Aluna: Eduarda Walentina de Sousa Ferreira
Turma: 202
Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Nota - se que o marxismo é diário , que alguns homens não conseguem se conter ao ver uma meninas de short. Mais , poderia sim utilizar o short nas escolas, e que as pessoas consigam viver com o livre árbitro de se vestir da maneira que se sinta bem. Porém , em cada lugar tem sua vestisse , e a regra da escola é bem antiga e regras foram feitas para serem cumpridas.
LETÍCIA FERNANDA
TURMA: 304
MATUTINO

Tamires Pereira disse...

Sabemos que shorte não é um traje adequado para ser utilizados em instituições de ensino. Todas as escolas deveriam exigir o fardamento dos alunos. O uso de short é totalmente inadequado para o ambiente escolar, porque podem chamar mais ainda a atenção de agressores tanto fora quanto dentro da própria escola.
Precisa-se de mais de regas que obrigue o aluno a usar o fardamento com meio de identificação e prevenção de tais agressores, que o uso de short seja combatido dentro da escola.
AlUNA:TAMIRES SOUSA PEREIRA
TURMA:305
TURNO:MATUTINO

Alcir santos disse...

É notório que na maioria dos locais em vamos temos diferentes maneiras de se vestir,mais sabemos que na escola existem padroes em que os alunos devem está encaixados e uma delas é o fardamento escolar,sabe-se que o fardamento escolar é valido para todos os alunos porém todos eles devem obedecer esse tipo de norma,pois a escola nao é um ambiente qualquer,sabemos que é um lugar que é composto por regras,apredizagem e respeito,além disso sabemos que existe um grande tipo de preconceito,principalmente aos vestimentos femeninos,pelo ponto de vista da sociedade roupas inadequadas faz com que o sexo masculuno fique atraído com aquele tipo de situaçao e tabem para não acontecer o assedio,e,além disso os alunos poderiam opitar pelo tipo de fardamento ao qual vestiriam,ou até mesmo poderiam existir projeos indicando como as pessoas devem se vestir em abientes que existem normas,etiquetas.



Aluno:Alcir santos
Turma:303 >matutino

Anônimo disse...

É notável que esse assunto gera polêmica. As usuárias se revoltam com uma bobagem que pode ser resolvida, pois esquecem que a escola é um lugar de educação e, além disso, não reconhecem que devem se prevenir de de assédios, abusos ou até mesmo estupros. Não sou a favor. A escola é um lugar de educação, e querem proteger a aparência das(os) alunas(os). E essas escolas podem sim pegar pesado contra esse tipo de atitude.
Aluno:Leonardo dos Santos Souza
Turma: 300 Vespertino

Treicy kely disse...

Sabemos que há ambientes cujo o uso de shorts não é adequado, e um desses ambientes é a escola, onde a regra principal é o uso do fardamento que no caso é a forma de identificação do aluno, a escola é o ensino para o futuro e em vários ambientes de trabalho também não será cabivel o uso de shorts. Portando cabe ao aluno seguir esse padrão e respeitarem essa norma e aos pais incentivarem para que não haja o desrespeito dos seus filhos para com as normas escolares.
Aluna: Treicy kely
Turma:305

Treicy kely disse...

Sabemos que há ambientes cujo o uso de shorts não é adequado, e um desses ambientes é a escola, onde a regra principal é o uso do fardamento que no caso é a forma de identificação do aluno, a escola é o ensino para o futuro e em vários ambientes de trabalho também não será cabivel o uso de shorts. Portando cabe ao aluno seguir esse padrão e respeitarem essa norma e aos pais incentivarem para que não haja o desrespeito dos seus filhos para com as normas escolares.
Aluna: Treicy kely
Turma:305

Unknown disse...

Sabe-se que em cada instituição existe uma regra. No caso em uma escola tem o padrão que é o fardamento completo tanto serve para as mulheres tanto para os homens no ato de uma menina chega na escola de short ela não está seguindo aquela regra simplismente o diretor ou alguem da portaria tem que mandar para a casa. Por isso tudo concluimos que se não para gerar algum problema é bem melhor seguir as regras.

Aluno:Matheus Felipe Silva Santana
Turma:304
Turno:Matutino

Unknown disse...

É notório que em todos os lugares temos um jeito de se vestir. E nas escolas tem suas regras, aprendizagens e seus padrões de vestimentas e para isso foi criado o uniforme e seria inadequada a utilização de short em uma instituição de ensino. Para interferir essa irregularidade é necessário apresentar palestras e proceder diálogos em classe, conscientizando as alunas que o uso de short no local é improprio e estarão prevenindo elas de abusos e assédios.

Aluna: Ester Lima Carvalho
Turma: 303
Turno: Matutino

Andressa disse...

Sabemos que as instituições escolares tem o extremo dever de ensinar valores, disciplina e limite aos jovens estudantes. Porém, é perceptível no texto que trata-se de uma instituição que não tem um uniforme padrão, o que a torna irrelevante. Pois, perde o seu direito de proibir qualquer vestimenta, já que a mesma não tem norma definida. E além disso, acaba compactuando com a desvalorização da própria instituição. Portanto, a direção deve rever suas normas antes de impor qualquer proibição aos alunos já que nos dias atuais tudo vira tema de discussão. Por outro lado, os alunos devem se conscientizar que "a escola é um local para o aprendizado, e não para demonstrações levianas de libertinagem" como cita o blogueiro, Eric Balbinus.

Aluna: Andressa Layanne
Turma: 302/Matutino

Unknown disse...

Notámos que essas estudantes querem quebrar regras, pois escola é um lugar onde deve haver disciplina, respeito e támbém igualdade porém não concordo com essa manifestação pois acredito que short é uma vestimenta apropriada para "alguns lugares " e a escola não está incluída, simplismente pelo fato de ser muito sensual.
Portanto elas deveriam aceitar o uniforme indicado por sua escola e preocupar-se com outros assuntos mas úteis que ainda precisam ser resolvidos , e não com "qual roupa irão a escola "

Aluna: Sara Ketlenn
Turma: 201
Vespertino

Unknown disse...

Sabe-se que a toda escola existe regras, e se existe regras tem que cumpriras. Umas dessas regras é que é proibido usar Short curto na sala de aula, eu sou a favor, até por que isso evita abuso dos próprios colegas da sala de aula, e de outras pessoas. Portanto o governo deveria propor palestras sobre esse assunto para os pais, para que eles possam conscientizar suas filhas para que não aconteça um abuso mais grave dentro ou fora da sala de aula.



Aluno: Saulo Mekhael Santos Garcia Mendes
Turma: 304
Turno: Matutino

Anônimo disse...

Sou a favor do uniforme sim, não acho legal a escola virar um desfile de moda ,além disso o uniforme tem suas vantagens economia de roupas,menos gastos para os pais e além de identificar o aluno da escola .

Aluna:Emylle Pinheiro Santana
Turma:201
Turno:vespertino

Anônimo disse...

É notório que atualmente o modo de se vestir em um ambiente escolar, é influenciado pelos conceitos de moral e ética de uma instituição de ensino, onde o machismo ainda é extremamente predominante.
Portanto em minha opinião as escolas deveriam se importar mais com o respeito às meninas, e não com a forma como se vestem.
Em relação ao short, sim sou a favor pois as vestimentas de uma pessoa não definem seu caráter.


aluno:Thayrlan Silva Souza
turma:304
turno:matutino

Marcelo Ferreira disse...

Todo e qualquer ambiente , existem regras nas quais devem ser cumpridas adequadamente , e na escola essas normas deve desde o início da vida escolar aprender a distinguir valores , exemplos : direitos , e deveres , dessa forma não terão problemas com relação ao uso de fardamento , pois é de suma importância o uso do mesmo
O uniforme escolar e identifica o aluno, dando a ele segurança , a partir do momento que se exclui o uso do mesmo o aluno fica vulnerável a sofrer diversos tipos de abusos verbal
Portanto a escola deve sempre está em parceria com os pais , buscando sempre benefícios para que se forme filhos competentes e cidadãos com base um futuro promissor.

Aluno:João Marcelo Ferreira pimenta
Turma: 304
Turno: matutino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As regras , estão para ser compridas e estabelecer a ordem ne determinados lugares , ou entre a convivência das pessoas , que formam em si, a sociedade , que hoje , vivemos , sem essas regras tão importantes nossas vidas seriam uma bagunça, totalmente avulsa, Então essas regras estão ae para diciplina e fazer a vida a convivência,mais sociável para ambas as partes
Então de uma forma mais branda, os desejos e pensamentos pessoais das pessoas não podem interferir, no eixo de bem esta da sociedade, que já e ferido e demarcado por varias falhas, da sociedade, existentes a muitos tempos e que ainda hoje nos como população sentimos, e se abrandamos ainda mais as regras piorara de tal forma, que a sociedade perdera seu controle sobre jovens e a sociedade em si
Abraão Sousa
Sala:305
Turno:matutino

Unknown disse...

As regras , estão para ser compridas e estabelecer a ordem ne determinados lugares , ou entre a convivência das pessoas , que formam em si, a sociedade , que hoje , vivemos , sem essas regras tão importantes nossas vidas seriam uma bagunça, totalmente avulsa, Então essas regras estão ae para diciplina e fazer a vida a convivência,mais sociável para ambas as partes
Então de uma forma mais branda, os desejos e pensamentos pessoais das pessoas não podem interferir, no eixo de bem esta da sociedade, que já e ferido e demarcado por varias falhas, da sociedade, existentes a muitos tempos e que ainda hoje nos como população sentimos, e se abrandamos ainda mais as regras piorara de tal forma, que a sociedade perdera seu controle sobre jovens e a sociedade em si
Abraão Sousa
Sala:305
Turno:matutino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É claro e evidente que a escola não é um local para uso de shorts, segundo as normas, porém os valores estão sendo perdidos. Em cada instituição existem regras a serem cumpridas, entre elas o da vestimenta. A escola, que na verdade é uma instituição de educação e ensino, não deve ser comparada a uma vitrine de exibição. O certo seria que os gestores e professores junto com as aulas e a família chegassem a um consenso através de reuniões.
EDUARDA MENDONÇA NUNES
305/MATUTINO

Unknown disse...

A pessoa tem que ter respeito por ela estar em um ambiente que não é apropriado esse tipo de vestimenta e o jeito de se vestir já diz muito sobre si. Usar short curto tem hora e lugar. Em uma instituição de ensino não é apropriado por regra, escola não é desfile de moda, sejamos cientes disso. O objetivo de ir á escola é de aprender e não estar se exibindo desta forma. Nós alunos, deveríamos estar preocupados com qualidade de educação e não com que tipo de roupa usaremos.

Trycia Hellen França e Silva
305/Matutino

Unknown disse...

Existem lugares inapropriados para o uso de short , cada lugar tem regras como escola , trabalho etc . Cada mulher deve se comportar em certos locais , mas a liberdade é dela , pois os homens deveriam respeitar o modo de vestir da mulher, seja ela na escola no trabalho ,onde ela quiser, se eles se vestem como querem as mulheres também podem, só pedem respeito assim como eles querem que respeitem suas filhas .
Ao invés de humilhar meninas por usar short, ensine estudantes e professores homens a não sexualizar partes normais do corpo feminino . Todos nós temos a liberdade de se vestir do jeito queremos , não é porque estamos em um calor de 34° que temos que usar calça para podermos nos livrar dos pensamentos maldosos de algumas pessoas .
.......
Aluna : Celine Alves
Turno: Matutino
Turma:305

Unknown disse...

Existem lugares inapropriados para o uso de short , cada lugar tem regras como escola , trabalho etc . Cada mulher deve se comportar em certos locais , mas a liberdade é dela , pois os homens deveriam respeitar o modo de vestir da mulher, seja ela na escola no trabalho ,onde ela quiser, se eles se vestem como querem as mulheres também podem, só pedem respeito assim como eles querem que respeitem suas filhas .
Ao invés de humilhar meninas por usar short, ensine estudantes e professores homens a não sexualizar partes normais do corpo feminino . Todos nós temos a liberdade de se vestir do jeito queremos , não é porque estamos em um calor de 34° que temos que usar calça para podermos nos livrar dos pensamentos maldosos de algumas pessoas .
.......
Aluna : Celine Alves
Turno: Matutino
Turma:305

Anônimo disse...

Contudo, podemos considerar o episódio positivo, fomenta o debate, e isto é muito bom. A escola tem de estar preparada para isso, entendendo que seu papel de educar não passa necessariamente por ceder a todo e qualquer apelo vindo dos alunos, passa sim pela obrigatoriedade da abertura para o diálogo e, fundamentalmente, pelo estabelecimento de limites. Talvez esta seja uma excelente oportunidade para a escola, com a ajuda dos pais, esclarecer aos alunos que as roupas têm sua ocasião e lugar adequado para serem utilizadas.


INGRID FREIRE
201/VESPERTINO

Rayssa Lima disse...

O uso de short em propriedade escolar é um assunto bastante debatido, pois algumas escolas aderem à regras onde tem que se usar um determinado uniforme, enquanto em outras o próprio aluno escolhe como vai, porém, cada lugar possui uma forma diferente e adequada de se vestir para frequenta-lo. Com isso, cabe aos reitores de cada lugar informar como cada um deve se comportar (com relação às vestimentas), e ainda, cada pessoa deve ter noção de como deve se vestir em locais distintos.

- Rayssa Lima
- Turma: 305
- Turno: Matutino

Anônimo disse...

É visível que o fardamento é de grande importância no ambiente escolar, pois pode servir como identidade do aluno no caso de qualquer incidente na ida ou na vinda da escola, além disso, funciona como uma forma de educar os estudantes lhes mostrando que cada lugar tem as suas regras. Portanto, cabe aos pais em parceria com a escola criar um fardamento que agrade aos alunos, mas que não tire a "identidade" da escola. Deve-se ainda, estes ensinarem aos alunos a se adequarem ao ambiente em que estiverem, respeitando às regras em questão.

→ Sara Ferreira
→ Turma: 303
→ Turno: Matutino

Unknown disse...

Podemos notar o crescimento da diversidade de vestimentas em variados ambientes, afinal, é uma maneira de mostrar um pouco da identidade. Porém, as escolas, assim como outros estabelecimentos, determinam certos tipos de trajes, os quais precisam seguir as regras do local. Os shorts não são permitidos no ambiente escolar, e isso deve ser entendido e respeitado por todos os alunos. Portanto, deveria haver mais diálogos entre as direções escolares e os responsáveis dos alunos e os próprios estudantes sobre a importância e rigorosidade dessa regra, mostrando a eles o traje mais adequado para se usar.
Aluno:Mateus Silva Rocha
Turma: 303
Turno: Matutino

Unknown disse...

Sabe-se que short não e uma vestimenta apropriado para está dentro de uma escola,pois toda escola existem regras e Qui devem ser cumpridas todo ambiente tem seus costumes e as pessoas deve ter noção e conscientização de como se vestir. -Kassia Frazao
-Turma:202
-Turno:vespertino

Unknown disse...

Sabe-se que short não e uma vestimenta apropriado para está dentro de uma escola,pois toda escola existem regras e Qui devem ser cumpridas todo ambiente tem seus costumes e as pessoas deve ter noção e conscientização de como se vestir. -Kassia Frazao
-Turma:202
-Turno:vespertino

Unknown disse...

Sabe-se que short não e uma vestimenta apropriado para está dentro de uma escola,pois toda escola existem regras e Qui devem ser cumpridas todo ambiente tem seus costumes e as pessoas deve ter noção e conscientização de como se vestir. -Kassia Frazao
-Turma:202
-Turno:vespertino

Rafaela Ribeiro disse...

Desde crianças somos "obrigados" a vestirmos roupas adequadas para não sermos criticados pela sociedade, mas após uma determinada idade temos um pouco de liberdade pra usarmos roupas nas quais nos sentimos confortáveis.
Vale ressaltar que uma roupa seja ela curta ou longa, não define o que uma pessoa é.Porém, determinados lugares não comportam determinadas vestimentas.
Devemos ter em mente que a escola é uma Instituição de aprendizado,onde há regras a serem cumpridas.Portanto todos os alunos precisam usar um fardamento,pois além de indentificar a qual escola pertencem também é uma forma de segurança.
Aluna:Rafaela Ribeiro Bezerra
Turma:303
Turno:Matutino

Anônimo disse...

Sabemos que muitas pessoas tem preconceito das jovens usarem SHORT, para algumas pessoas isso de fato encomoda e não concordam em ter que andar padronizado, mas é uma forma de identificar que você faz parte dessa instituição de ensino, estando vestidas de uma forma mais decente estariam respeitando as autoridades escolares.

Aluno: Herick ramos de oliveira
Turma: 201
Turno: Vespertino

Anônimo disse...

É notório que o "shortinho" pode ser considerado algo vugar dentro de um ambiente escolar, pois a escola é um local onde possui normas e geralmente o uso do "shortinho" é proibido, e além disso nem todo local é permitida certos tipos de vestimentas, e geralmente esse tipo de vestimenta atraí pessoas com más intenções, portanto as mulheres deveriam se prevenir, e muitos homens teria que ter consciência, e respeitar as mulheres que se sentem bem sevestindo desta forma

Nome:Brenno Augusto
Turma:303/Matutino

Anônimo disse...

Sabemos que cada pessoa deve usar o traje que lhe propor confortabilidade, porém o aluno deve se conscientizar que numa escola requer regras a serem cumpridas. Para interferir esta causa, a direção escolar deve reunir o responsável de cada aluno e por meio de diálogos, buscar uma solução.

Aluna: Thalita Costa Sousa.
Turma: 201/Vespertino.

David Thiago disse...

Sabe-se que, ultimamente, o "shortinho" tem sido motivo de discussão em varias escolas do país, pois um grupo de alunas realizaram protestos com o objetivo de legalizar o uso dos "shortinhos" nas salas de aula utilizando o argumento de que a mulher não deve ser vista como um objeto sexual, porem, no mundo em que vivemos a mulher já sofre muito com o preconceito de gênero, e o fato de usarem roupas tais como os "shortinhos" iria apenas desvalorizar elas ainda mais na visão de algumas pessoas, na caso do machismo eu também sou contra a ideia da mulher ser apenas um objeto para prazer sexual, mas é óbvio que o uso de tais roupas vão chamar mais ainda a atenção dos homens, isso não tem haver com escolha tem haver com instinto, a diferença é que alguns homens conseguem se controlar outros infelizmente não. A proibição do uso de "shortinhos" nas escolas não é uma questão de preconceito, é questão de ética, pois a escola é um lugar de respeito e que tem regras que devem ser cumpridas por todos.

-Aluno: David Thiago Campos Coelho
-Sala: 202
-Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Não é uma peça de roupa que define o caráter de uma mulher, mesmo por que os meninos olham para as meninas de shortinho, de calça, de vestido, basta fazer o estilo deles.
Não somos nós mulheres responsáveis pela malicia do homem, é devido a este pensamento de que a culpa é nossa, que existem monstros que cometem o pior dos abusos, estuprando, batendo e até matando mulheres.
Os homens a cada dia que passa, deviam ter acima de tudo um enorme respeito, pois com nossos esforços temos ganhado espaço no mercado de trabalho, estudando e ainda cuidando de casa e filhos e "usando shortinhos"
#mulhersexoforte!

Mirlane rodrigues
vespertino

Unknown disse...

Sabemos que o uso de roupas curtas em determinados locais na escola é um exenplo causa grande repercussão na sociedade ,pois muitas das vezes as pessoas não conciliam sua vestimenta ao ambiente em que frequentam e também é usado como desculpa de alguns criminosos em casos de estrupo ou assédios. Portanto cabe a cada pessoa e até mesmo a família se conscientizar que não é todo lugar que o short ou qualquer outra roupa curta será aceita e se adequá as normas exigidas pelo ambiente, e também tirar da cabeça da sociedade machista ,que dizem que mulher quando anda com roupa curta ta "pedindo " para ser estrupada ou que tem culpa ao sofrer um assédio pois a ideia de que a roupa de mulher define quem ela é, é totalmente errada e que nao defina o respeito próprio e seu valor.

Luana Soares - 303

Unknown disse...

Sabemos que o uso de roupas curtas em determinados locais na escola é um exenplo causa grande repercussão na sociedade ,pois muitas das vezes as pessoas não conciliam sua vestimenta ao ambiente em que frequentam e também é usado como desculpa de alguns criminosos em casos de estrupo ou assédios. Portanto cabe a cada pessoa e até mesmo a família se conscientizar que não é todo lugar que o short ou qualquer outra roupa curta será aceita e se adequá as normas exigidas pelo ambiente, e também tirar da cabeça da sociedade machista ,que dizem que mulher quando anda com roupa curta ta "pedindo " para ser estrupada ou que tem culpa ao sofrer um assédio pois a ideia de que a roupa de mulher define quem ela é, é totalmente errada e que nao defina o respeito próprio e seu valor.

Luana Soares - 303

Unknown disse...

Sabemos que em todos os lugares existem regras a serem seguidas. A escola é um desses lugares, e uma dessas regras é a obrigatoriedade do uso do uniforme que serve tanto para a identificação do aluno e da instituição, quanto para o ensino de regras e disciplina aos alunos. A escola não é um lugar apropriado para usar um short por ser um lugar onde se ensina a ordem e a decência, e onde não se pode deturpar os fundamentos e valores da sociedade.

Aluno: Lucas Leonis
Turma: 305
Turno: Matutino

Unknown disse...

Podemos notar o crescimento da diversidade de vestimentas em variados ambientes, afinal, é uma maneira de mostrar um pouco da identidade. Porém, as escolas, assim como outros estabelecimentos, determinam certos tipos de trajes, os quais precisam seguir as regras do local. Os shorts não são permitidos no ambiente escolar, e isso deve ser entendido e respeitado por todos os alunos. Portanto, deveria haver mais diálogos entre as direções escolares e os responsáveis dos alunos e os próprios estudantes sobre a importância e rigorosidade dessa regra, mostrando a eles o traje mais adequado para se usar.
Aluno:Mateus Silva Rocha
Turma: 303
Turno: Matutino

Anônimo disse...

É visível os transtornos causados pelo uso de shorts em escolas, onde alguns acreditam que tal proibição está ligada ao machismo e outros a consideram apenas como parte das normas da escola que precisam ser seguidas.
Acredito que, por se tratar de um âmbito que prioriza o ensino e antepõe os interesses didáticos, as normas devem ser respeitadas conforme os meios prescritos e tal manifestação deve ser considerada de grande irrelevância por se tratar de algo inútil ao progresso estudantil, pois as mesmas poderiam ter essa iniciativa para protestar por mais qualificação de ensino, melhor estrutura no âmbito escolar e também pela valorização de nossos professores.
Em visto disso, é necessário mais discernimento e compreensão das alunas, para com as normas a serem seguidas e a elaboração de palestras que visem a inter-relação entre alunos e a direção escolar.
Aluna:Marta de Souza Silva
Turma:303
Turno:Matutino

Eron Fernando disse...

Sabe-se que, há uma ampla discussão sobre o uso de short em determinados locais, no colégio por exemplo, pois, alguns não aceitam, o que acaba deixando as jovens inconfortáveis, mas, é bom lembrar que existem regras a serem seguidas, e diante de uma situação como essa, o determinantemente indiscutível a questão do uso, onde as alunas levam o nome do colégio, e podem ser mal vistas, e isso acaba influenciando na visão de outras pessoas, para o colégio. É preciso buscar a conscientização, e ensinar que todos, não apenas as mulher, mas assim como também os homens, precisam usar roupas adequadas em determinadas ocasiões.
Aluno: Eron Fernando
Turma: 305 - Matutino

Anônimo disse...

É visível os transtornos causados pelo uso de shorts em escolas, onde alguns acreditam que tal proibição está ligada ao machismo e outros a consideram apenas como parte das normas da escola que precisam ser seguidas.
Acredito que, por se tratar de um âmbito que prioriza o ensino e antepõe os interesses didáticos, as normas devem ser respeitadas conforme os meios prescritos e tal manifestação deve ser considerada de grande irrelevância por se tratar de algo inútil ao progresso estudantil, pois as mesmas poderiam ter essa iniciativa para protestar por mais qualificação de ensino, melhor estrutura no âmbito escolar e também pela valorização de nossos professores.
Em visto disso, é necessário mais discernimento e compreensão das alunas, para com as normas a serem seguidas e a elaboração de palestras que visem a inter-relação entre alunos e a direção escolar.
Aluna:Marta de Sousa Silva
Turma:303
Turno:Matutino

Unknown disse...

sabe-se que o uso de shorts em uma escola não é uma vestimenta ideal para as estudantes,pois desperta olhares provocantes e maliciosos nos estudantes e alem disso a escola nao fica como uma visão bem comportada e que seguem regras e normas porem os diretores e cordenadores devem fazer uma regra de um fardamento mais adequado e comportado para que as estudantes nao sejam olhadas de modo como uma menina atoa e sim como uma estudante descente.

Unknown disse...

sabe-se que o uso de shorts em uma escola não é uma vestimenta ideal para as estudantes,pois desperta olhares provocantes e maliciosos nos estudantes e alem disso a escola nao fica como uma visão bem comportada e que seguem regras e normas porem os diretores e cordenadores devem fazer uma regra de um fardamento mais adequado e comportado para que as estudantes nao sejam olhadas de modo como uma menina atoa e sim como uma estudante descente.

Anônimo disse...

Esperava-se que no seculo XXI não se iria precisar de tanta discussão sobre roupas femininas como se é tratado hoje em dia e em como evoluímos com o passar do tempo em relação as roupas, porém esses shortinhos que estão ficando cada vez mais curtos, eu penso que são inadequados para a vida escolar, porque é na escola que estamos aprendendo a como se comportar no mundo. O machismo deveria começar a ser tratado na escola porque é la que começa a desenvolver o futuro machista.
Ghesianne de oliveira rabelo
vespertino
turma: 202

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eis a questão: usar short ou não usar?
É exímio de que toda a instituição escolar tem um PPP (Projeto Político-pedagógico), que abrange as normas do ambiente do qual o aluno faz ou fará parte. O shortinho é um dos fatores polêmicos e não aceito entre as vestimentas das escolas em geral e diversos outros lugares, pois a escola é um lugar para educar e, além disso, obtêm regras para serem cumpridas, logo o aluno e seus pais, antes mesmo de entrar a instituição já sabem ou tem uma noção de que há uma determinada vestimenta adequada para o tal lugar (escola). Portanto, o "shortinho" tem o seu uso, mas em devidos lugares como: passear na rua, ir ao shopping e entre outros. É importante que isso seja debatido e/ou discutido nas escolas, para que assim os alunos saibam distinguir o que é formal de informal tendo assim, uma base de trajes certos para lugares distintos, ocasionando em seres informados e acabando com a indagação de não poder usar trajes curtos em devidos lugares e também abrindo a mente para assuntos como esse.

Aluna: Beatriz de Cássia Rodrigues Azevedo
Turma: 305
Turno: Matutino

Anônimo disse...

O uso do "shortinho" dentro das escolas ou até mesmo em outros locais públicos apesar de ser algo de livre arbítrio, obviamente se trata de algo chamativo e crítico entre as pessoas; mas se tratando de ambiente educacional, onde cada escola ou universidade possui suas regras e normas, é claro que isso deve ser totalmente conscientizado através dos educadores (sejam diretores, professores e responsáveis) para com as jovens. Pois é necessário saber que para cada lugar é adequado um único ou variados modelos de vestes. A questão da atração que as roupas curtas causam também deve ser refletido, na atualidade nos deparamos com um mundo de diferentes mentalidades masculinas, onde nunca saberemos o que se passa na cabeça de um homem quando o mesmo se depara com uma pessoa do sexo oposto utilizando vestimentas pequenas, aí entra a questão da prevenção ao abuso ou estupro, é possível sim o evitamento de ser vítima destes crimes citados anteriormente, a mulher pode não ser responsável pelo psicológico fora de controle de um determinado homem, mas ela é sim responsável pelo seu corpo e em fazer a sua parte para não ser mais uma vítima deste mundo cruel em que vivemos hoje.

Aluno(a): Letícia Correia
Turma: 201
Turno: Vespertino

Anônimo disse...

Sabemos que cada escola tem suas regras, existem aquelas que permitem e outras que não permitem. Eu acho errado pois é uma questão de exposição do corpo, e além disso é um convite para atos sexuais.

Yasmim Espinosa
Turma 201
Vespertino

Unknown disse...

Sabe-se que um ambiente educacional é regido por regras, o uso de fardamento neste local pode ser visto como uma maneira de padronizar os alunos e trazer as cores, o nome e o simbolo da escola, evitando assim, situações constrangedoras como a volta da aluna para casa por estar usando roupas inadequadas e também evita que os mesmos chamem atenção de alguma maneira, tirando o foco real do local, que é a educação.
No caso citado, há uma falta dessa padronização por parte da escola, dando liberdade as alunas de escolher a vestimenta à sua maneira. A elaboração de projetos para conscientizar as alunas, como por exemplo a criação de um uniforme ou palestras indicando como se vestir em determinados lugares, evitando assim, situações desconfortáveis.

Aluno: Adriano dos Santos Rodrigues
Turma: 303
Maturino

Anônimo disse...

Sabemos que cada escola tem suas regras, existem umas que permitem outras não.
Eu acho errado pois é uma questão de exposição do corpo, e além disso é um convite para atos sexuais.

Yasmin Espinosa
Turma 201
Vespertino

Unknown disse...

Sabe-se que o uso de shorts curtos em lugares indevidos sempre gera polêmica principalmente nas escolas,pois é a maioria das pessoas não entendem que para cada local existe um tipo de roupa adequado,assim também isso ta sendo motivo para o grande aumento no índice de estupro de assedio sexual e ate mesmo violência. Portanto vai da pessoa procurar observar as normas de roupa para cada local e também buscar entender que não é porque a mulher usa um short curto que ela ta pedindo pra ser violentada toda mulher deve ser respeitada independentemente da roupa que estiver usando.

IANA MENDES DA SILVA
TURMA:303

Anônimo disse...

Sabemos que o uso de short curto em instituições escolares é proibido conforme regras. Pois com o fardamento é que identificamos o aluno. Com isso deve ser respeitada. Portanto cabe aos pais conscientizar seus filhos de que a escolas é um lugar para o aprendizado, onde existe normas a ser cumpridas.

Aluna: Rafyza Conceição Viana
Turma: 303
Turno: Matutino

Unknown disse...

Tema a qual gera muita polêmica perante a sociedade e muitas pessoas não conseguem ver que está errado vestir esse tipo de roupa em determinados lugares, pois assim fere a ordem e ideologia seguida por esses locais, e principalmente em escolas onde o intuito é de estudar, não sensualizar e despertar o desejo dos alunos. Com isso, precisa de senso comum pois não é certo chegar em instituições de ensino e deparar com os shortinhos, todos tem que ter uma compreensão e saber respeitar.
Laís Leal Peniche
305

Amanda Melo disse...

É intolerante o uso de shorts em um ambiente escolar , pois , existem normas e estas devem ser respeitadas e cumpridas, além de ser um ambiente escolar em que na maioria das vezes é imposto, e isso evita transtornos como assédio escolar e abusos sexuais, viso que muitas garotas não sabem definir o que é um short "decente".
Aluna: Amanda Melo
Turma: 305 - Matutino

Anônimo disse...

O vestuário feminino é um assunto fortemente debatido, causando certos desconfortos em quem protesta contra a proibição do uso,principalmente de shorts, em instituições escolares. Acredito que roupas específicas como essa, não serão necessariamente um ponto negativo nos estudos.
Porém, há certos lugares que estabelecem regras que precisam ser cumpridas, e obedece-las é uma grande oportunidade de expor disciplina e educação.
Com isso, os pais obtém um papel importante nessa questão, em que os mesmos deveriam em sua criação, trabalhar na personalidade de seus filhos e instrui-los que normas e leis precisam ser respeitadas.

Aluna:Helen Beatriz Fonseca Castro
Turma:303
Turno:matutino

Unknown disse...

A visão da escola está certa, e deve ser respeitada. A partir do momento que entro em uma instituição deve-se respeitar as regras daquele lugar. Se não é permitido então não pode, agora fora do ambiente da instituição a pessoa pode vestir-se da maneira que achar melhor.
E a questão de chamar atenção, isso motiva-se por conta que um short curto chama sim atenção.


- Vytoria Velozo
-TURMA:301-VESPERTINO

lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Hoje em dia devemos nos adequar à qualquer lugar que formos, tanto na vestimenta quanto no comportamento, pois cada ambiente possui suas regras.
Nas escolas não é diferente,elas sao instituiçoes de aprendizado que possui regras e deveres e tais não podem ser mudadas porque uma memória se achou desfarecidas.
O uso de "shortinhos" nas escolas além de manchar a reputação dela provavelmente irá despertar o desejo em homens, pois alguns não conseguem se controlar.
O que deveria ser feito é concientizar os alunos dos seus deveres, deveres de obedecer regras que servem não só apenas no ambiente escolar como no ambiente social e até mesmo o profissional.

Aluna:Caroline Ferreira
Turma:304
Matutino

Unknown disse...

Sabe-se que o uso de short nas instituiçoes de ensino é proibido,pois no ambiente escolar deve-se usar o uniforme que é um modo de identificaçao dos alunos e tambem uma marca da escola,e é por isso que existe o fadamento.E alem disso,é um padrao da escola ou seja uma norma que dever ser seguida,e a escola é um local de aprendizagem e nao é um qualquer lugar que se pode ir a vontade.Portanto, a secretária de educaçao junto com o Governo deveria se manifesta diante dessa causa e começa fazer palestra diariamente mostrando os seus direitos e deveres de cada estudante.E os alunos deveriam se conscientizar de que cada lugar possuir um tipo de vestimenta.
Aluno:Magno Carlos
Turma:303
Turno:Matutino

lucas disse...

Toda escola possui regras, normas a serem seguidas. As quais são necessárias para manter a ordem no ambiente escolar. E o uniforme é sempre peça fundamental deste contrato.
O uniforme serve para caracterizar o aluno pertencente à determinada instituição. O fardamento é obrigatório a todos os aluno, não importando o gênero deste.
Dado o exposto, a proposta de mudança do uniforme escolar para alguma roupa casual inicialmente destinada a outro ambiente, e inadequada ao âmbito escolar, é contrária às normas. As quais, de forma oculta, previnem possíveis atentados aos alunos. Portanto, a proposta torna-se algo fora de cogitação.

Turma: 305.
Turno matutino.
José Adalberto Lucas Lima.

Unknown disse...

Cabe a cada um ter noção de vestimenta em tais lugares, na escola o uso do short deve ser algo intolerante pois trata-se se um ambiente de ensino e não de moda . O uso de short em outros lugares ja é algo normal mas que nem sempre é bem visto devido o seu tamanho . Cada mulher deve se valorizar e saber que o que ela está mostrando e exibindo de uma maneira fácil é o seu corpo , direitos igual não é virar " puta " , com respeito que se vence na vida e conquistamos coisas boas .
turma 304
Matutino
RAYANA SANTOS

Unknown disse...

Sabemos que toda escola tem suas regras, e se essas existem elas tem de ser respeitadas assim como em qualquer outro lugar, devemos saber como nos vestir para certas ocasiões , e na escola é uma delas, esses shortinhos não são adequados para usar em uma escola.
É claro que o short chama atenção, mas levando a questão dos rapazes ,se um aluno estiver realmente interessado na aula, no aprendizado, ele não vai passar a aula toda olhando para as garotas, pois aí já é um problema deles.

--Josilene Costa Reis
--Turma;301-vespertino

Unknown disse...

Acredito que cada ser humano ambos os sexos devem ter suas próprias escolhas e desejos,pois cada individuo tem liberdade sobre sua própria vida,porem cada instituição tem seus padrões e normas a serem seguidos como o caso do uniforme escolar que é uma forma de identificação da pessoa para com o local de estudo.Sendo assim a proibição do uso do short deve sim ser mantido em qualquer escola ou ambiente que rege um padrão a ser seguido.Dessa forma mulheres devem usar suas escolhas e liberdades em ambientes apropriados para o uso do mesmo,sendo assim de maneira cabível ao local onde frequentam.

ALUNA: REBECA OLIVEIRA SANTOS
TURMA:301- VESPERTINO

felipe sousa lima disse...

Pra mim na escola o uso de short é um uso inadequado, pois o short chama atenção na rua e outros lugares imagina na escola , escola é um lugar aprendizagem e respeito, tem que andar totalmente bem vestido . ✋

Aluno: Felipe Sousa
Turma: 304
Turno: matutino

Unknown disse...

Algumas mulheres são contra o ato de proibição do uso de certa vestimentas em alguns locais como a escola pois afirmam que o uso do mesmo nao justificam o ato de assedio que muitas delas sofrem por seu corpo ser associado a imagem de objeto sexual dos homens ,mas diante disto a vestimenta deve respeitar certos valores e a regra do local pois essas regras servem para estabelecer uma melhor convivência entre as pessoas .
se algumas mulheres nao querem que seu corpo seja associado como um simples objeto ,então porque mostra-lo como uma mercadoria ? nada justifica tal ato de agressão contra elas mas o respeito e o pudor deve ser alcançado .
Concluindo, assim uma soluçao para minimizar o assedio e agressao contra essa meninas seria uma conscientização por ambas as partes para assim acontecer esses atos infelizes .


Ana claudia costa da silva

t 305 matutino

Gleicr karine disse...

Na minha opinião não acho correto esse tipo de ropa. Em primeiro lugar e uma escola e na escola existe regras e devem ser cumpridas por lei.E não acho certo ate pq nos mulheres por ter vontade de nos vestir como quisermos não podemos por disperta vontade em homens com maldades cm homens que não pode ver uma menininha que já quer fazer maldade nos vestidas com ropa normal já e ruim imagina pra ir pra uma escola esse tipo de ropa não acho correto.
Aluna:gleice karine
Turma:302
Turno:matutino

Gleicr karine disse...

Na minha opinião não acho correto esse tipo de ropa. Em primeiro lugar e uma escola e na escola existe regras e devem ser cumpridas por lei.E não acho certo ate pq nos mulheres por ter vontade de nos vestir como quisermos não podemos por disperta vontade em homens com maldades cm homens que não pode ver uma menininha que já quer fazer maldade nos vestidas com ropa normal já e ruim imagina pra ir pra uma escola esse tipo de ropa não acho correto.
Aluna:gleice karine
Turma:302
Turno:matutino

Pedro disse...

O uniforme escolar é a identificação do aluno. Nada no mundo deve funcionar sem regras, elas são essenciais para um haja harmonia em um determinado trabalho. Assim como eu não iria para a praia de terno , eu não iria para uma reunião com executivos com roupa de praia. Isso mostraria o respeito que tenho quanto às autoridades. É semelhante ao short que as meninas usam, estando vestidas de uma forma mais decente estariam respeitando as autoridades escolares. O uniforme escolar é a solução.

Cem 2
Pedro Manoel Batista
305 matutino

Unknown disse...

O aumento da passagem de ônibus em slz é altamente abusivo, pois vivemos em uma cidade onde todos sabem que o transporte publico é um lixo! Poucos ônibus , e mts deles ainda praticamente sucateados , pra onde vai os impostos que pagamos? Pra que cobrar uma tarifa de 2,90 se n se investe na melhoria dos transportes e mt menos em melhoria de avenidas ?
Devemos abrir os olhos e reivindicar nossos diretos , se pagamos uma passagem desse valor é obrigação do governo nos fornecer um transporte público de qualidade.

BRENDA SALAZAR
turma : 304 matutino

Unknown disse...

Um assunto que normalmente gera polêmica , pois é visto que as condições dos ônibus são totalmente precárias de acordo com a passagem , fora o descuidado dos motoristas em devidos pontos e que não exercem sua profissão com tanto respeito aos passageiros , e também a falta de segurança que coloca a vida de muitos passageiros em risco pois nunca se sabe o que se pode acontecer e pra contribuir os esfregas esfregas . De acordo com todos esse requisitos é notório que a passagem aumente tanto para um valor absurdo , 2,90$ é dinheiro e mesmo que seja pouco , pra muitas pessoas é necessário . O acesso ao " ônibus público " é especialmente para aqueles que não tem muita estabilidade financeira . Então com base nas informações visivelmente deve-se ser tomada providências , se esse for o valor que ele seja o valor que preserve o transporte, e com segurança e respeito dos motoristas para com os passageiros .

Rayana Santos
Turma 304 Matutino