segunda-feira, 24 de agosto de 2015


 POPULAÇÃO FAZ JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS EM SÃO LUÍS, MA.


       Não é a primeira vez que ondas de ódio popular manifestam-se através da famosa justiça com as próprias mãos. Se não temos um Estado forte, punível, justo, célere e capaz de usar a jurisdição para resolver todos os conflitos como a sociedade deseja, por que não dar à sociedade o direito de resolver os seus problemas sem o dedo do Estado? Simples, porque isso nos remete ao estágio dos primórdios humanos onde o famoso olho por olho e dente por dente era muito mais importante e eficaz que os 250 Artigos da Constituição. Mas afinal, por que isso é preocupante?
            Diferentemente da justiça aplicada pelo Estado, a "justiça" aplicada pelo povo diretamente não comporta princípios e leis que são responsáveis por toda a evolução jurídica e social até o presente momento. Essa autotutela popular é perigosa porque princípio nenhum é capaz de parar o sangue na garganta de um pai que acabou de ver seu filho ser morto, sua mulher e filha ser estuprada, seu carro comprado com todo o esforço dividido em milhões de prestações ser levado por um irresponsável que quer que tudo venha fácil pra si. E não é pra ser diferente.
            Aqui, o desejo é uníssono: Vingança, fazer com que ele pague pelo que fez e que sinta dor por conta disso. Logo, o melhor a se fazer é espancar, apedrejar, torturar até a morte pois isso é a melhor maneira de fazer com que ele aprenda que o que ele fez é errado, como se ele não soubesse. O propósito aqui é saciar a sede de vingança. Sendo assim, a justiça não está presente e torna-se desnecessária.
            A punibilidade pelo Estado é moderada e amarrada por diversos princípios e não poderia ser diferente. Apesar de muitas e merecidas reclamações, estamos muito melhores do que há séculos atrás em quesito Brasil e Mundo. A burocracia é um preço caro a ser pago por um sistema democrático. O Estado democrático de direito, a dignidade da pessoa humana, a presunção de inocência, o fim de regimes imperiais absolutistas foram grandes conquistas para TODOS e que hoje são jogadas como Direitos humanos para bandido ou semelhante, resumindo conquistas imensuráveis para a sociedade e para o mundo como formas de ajudar quem não obedecer o bons costumes sociais.
Expresse sua opinião sobre os Justiceiros: o que você acha deste tipo de atitude?

43 comentários:

Anônimo disse...

SABEMOS que a violencia so aumenta ,Não defendo bandidos, pois sei que eles não têm pena de ninguém. Mas será que os “cidadãos de bem” que fazem esse tipo de barbarie não estão no mesmo patamar que eles? Quero acreditar que um pai de família não dorme tranquilo depois de assassinar uma pessoa brutalmente, ainda que seja um bandido..


dayane santos_ 202 vespertino .

Anônimo disse...

A violência só aumenta Diante disso, as pessoas resolvem se reunir para, elas mesmas, julgar e penalizar suspeito que cometeu o crime. As penas são de amarrar suspeitos nos postes, espancamento, humilhação , em alguns casos, até execução.
No Brasil, é um Estado Democrático de Direito, ou seja, um país regido por leis que defendem o direito à julgamento pelo sistema judiciário e a aplicação de penas não degradantes e que também não incluem a pena de morte.
Portanto, justiceiros também estariam cometendo crimes, de acordo com a lei.
aluno: Sérgio William
Turma:300 n: 32

Samara Abreu disse...

É notório que a violência em si, aqui ou em qualquer outro lugar é um grande problema socioeducativo pois, violência gera violência e além disso, causa transtornos irreparáveis ao ser humano. Sendo assim, o Governo deve intervir através de capacitação de professores, divulgação de campanhas de socialização. E deve-se ainda priorizar e incentivar a educação dentro do seio familiar.

Aluna: Samara Larissa
Turma: 202 n° 32
Turno: Matutino


Unknown disse...

É notório que a violência só tem aumentado. Pessoas fazendo justiça com as próprias mãos, policias prendendo hoje e soltando amanhã. Portanto, se queremos fazer fazer justiça, primeiro precisarmos saber o o que é JUSTIÇA ,e também , a policia tem que fazer o seu papel de policia,ajudando e não matando

Unknown disse...

É notório que a violência só tem aumentado. Pessoas fazendo justiça com as próprias mãos, policiais prendendo hoje e soltando amanhã. Portanto, se queremos fazer fazer justiça, primeiro precisarmos saber o o que é JUSTIÇA ,e também , a policia tem que fazer o seu papel de policia,ajudando e não matando.
Aluno:Marcos Vinícius n*25
turma:300 matutino

Anônimo disse...

Acredito toda a população de São luis esta revoltada com a criminalidade que vem ocorrendo nas ruas da capital, pois pessoas não estão mais acreditando na eficacia da policia e fazendo justiça por elas mesma, e também, estão tomando mais cuidados com a segurança e gastando dinheiro do seu bolso.

Pedro de jesus Neto
turma-300
turno- matutino

Rayssa Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rayssa Lima disse...

Sabe-se que o índice de violência em todo o país está muito grande, por isso, há uma população revoltada com tudo o que está acontecendo, mas que, além disso, "fazer justiça com as próprias mãos" não vem ser a solução mais inteligente à ser tomada.
Por ter um policiamento falho, cabe ao governo aumentar o número de policias qualificados, com rondas em bairros, e ainda, palestras para a sociedade explicando o que deve ser feito quando houver esses tipos de acasos.

→ Aluna: Rayssa Lima
→ Turma: 202
→ Turno: Matutino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É notório que isso vem se tornando um hábito na vida dos maranheses. As pessoas da sociedade estão idignadas com tanto tipo de violência e mortes, muitas pessoas buscam um tipo de justiça difrente. Sou totalmente contra a esse tipo de modalidade, pois o único que pode fazer justiça é Deus.



wellington pereira
Turma: 200 verspertino


Unknown disse...

É notório que esse ato tenha escandalizado a população de São Luís, pois quem faz a famosa "Justiça com as próprias mãos" acaba sendo o criminoso, e ainda faz com que aumente o índice de criminalidade da capital. Além disso, a falta de policiamento nos bairros deixam a população revoltada, é que alguns chegam até fazer a ocorrência , mas na maioria das vezes os policiais nem aparecem para acalmar o acontecimento. 
Consequentemente, acabam deixando o povo assustado, sem saber para quem pedir ajuda, por isso é que os governantes deviam buscar por policiais que levam a sério sua profissão. 

Aluna : Janiely Castro n° 15
Turma : 301 Matutino

Unknown disse...

Para uma sociedade organizada este tipo de atitude é um sinal de que chegamos ao "fundo do poço". No entanto, parece-me ser a única saída, no momento, levando em conta a sensação de insegurança e a impunidade. Além disto, a imprensa em geral e os direitos humanos estão sempre de plantão, defendendo esses “maus elementos”, de forma incondicional. É necessário punir mais severamente criminosos.
⇨Nome: Andreany Araujo Souza
⇨Turma: 301
⇨Turno: Matutino

JESSICA CANTANHEDE PEREIRA disse...

É notório que a violência só tem aumentado cada vez mais pois até a polução vem fazendo justiça com as próprias mãos pelo fato de estarem indignadas com a criminalidade e ainda,policias prendem e por falta de provas acabam soltando e voltam a cometerem novos crimes.Portanto,as pessoas não devem reagir e nem cometer atos de justiça e deve-se,ainda ter mais policiamento nos bairros e ruas da cidade.

-->JESSICA CANTANHEDE PEREIRA
-->TURMA:300
-->TURNO:MATUTINO




Anônimo disse...

É evidente, que a violência ganhou um grande espaço na sociedade.pois,as consequências esta em todos os lugares.alem disso,a 'justiça' nao esta a favor dos cidadãos trabalhadores. que trabalham todos os dias. pra ganhar um misero salario. em quando isso. o vagabundo passa a ganhar um pouco menos do que dois salarios sem fazer porra nenhuma ops!contribuindo com a violencia na sociedade. se estes "cidadões brasileiros" ganhar salario para ficar comantando, o trafico e contribuindo com a violencia na sociedade e fora dela.e mesmo assim a justiça lava as maos para trabalhares. entao devemos matar todos estes vagabundo por que o dinheiro que sustentar este filhos da puta, e suas familias. sao nossos deveria ser voltada para a educacao,saneamento basico e diversas coisas que em imaginamos.pois bem, eu sou a favor da justiça com as proprias maos. por que iremos vingar. e ainda faremos o bem pro proximo. exterminando estes miseraveis. so assim conseguiremos a tal,justiça. que o povo brasileiro merece.

Anônimo disse...

e lamentavel olhar e nao acreditar no que seus olhos estam vendo. depois de um dia de serviço encontrar seu filho no chao e ter a conviccao que nada vai ser feito. nada mesmo. e ver que quando seu filho saiu de manha que seria a ultima vez que olharia vivo.e perceber que tudo .alias nada faz sentido,ainda tem pessoas que agredita que existe justiça. voces nao fazem a minima ideia com doi. doi muito mais o que quero e um pouco de alivel.dentro do meu peito que um filho da puta deixou mais eu deixo uma pergunta pra voce sera que a senhora dilma algum ministro ou qual quer orgaos maiores da a minima para o que eu estou passando.ainda tem pessoa sque pensam que somos como este filhos da puta que

Anônimo disse...

A justiça com as próprias mãos não é a saída do problema que nossa sociedade esta vivendo , pelo contrario ela destaca o nível de violência vivido e praticado pela própria população , o sentimento de impunidade e vingança assola a vitima isso é fato indiscutível mas sera que se nos deixarmos isso tomar de conta de nosso atos seremos melhores com quem nos fez mal ? paramos pra refletir nesse aspecto e vemos que isso nos tornar apenas pessoas irracionais e talvez pior que quem nos fez o mal .
é fato que deve haver justiça , mas não seremos nos que faremos e sim o estado ao qual tem a responsabilidade do mesmo . a mudança vem primeiro de nos,façamos nossa parte e deixamos a justiça com quem deve cumpri-la .



Anna Claudia Costa da Silva

N* 1

turma 201 vespertino .

Anônimo disse...

É notório, a quantidade e os mais variados  tipos de crime que acontece diariamente  na grande São Luis.  Isso pela a falha do poder judiciário e a falta de segurança pública.  O que acaba levando o indivíduo ou até a população a linchamento ou muitas das vezes a execução dos criminoso,  isso pela revolta e ódio, causada pela falta de punição dos criminosos.
O poder legislativo deveria ser mais firmes em suas decisões (no ato de punir) construí ou melhora o planejamentos de leis , para que assim a justiça seja comprida. Cabe ao executivo melhora os programas de educação, ter mais programas socio-cultural para as periferias que é aonde está o enorme número de marginalizados,  pois esse lugares caiu no esquecimento do seus governantes. E  aumentar os números  de polícias, para reprimir ações criminosas. 

Aluno: Luis Fernando Pires Bastos
Sala: 301
Vespertino

Anônimo disse...

Fazer justiça com as proprias maos ,pode ate nao ser uma soluçao para os problemas de nossa sociedade .Mas quem aguentaria ver um filho ou outra pessoa qualquer sendo espancada violentada e deixar por isso mesmo? Alguns ate fazem ocorrecia ,mas em muitasdas vezes alguns policiais nao importancia.Etao se a justiça nao faz o papel dela ,e quando faz ja nao adianta mais,cabe a nós nos defender.

ALUNA: Brenda da Silva Costa
Turma:301 matutino N:03

Unknown disse...

Sabe-se que os assaltos mortes e violências crescem a cada dia pois não temos uma segurança de nos sentirmos firmes e respeitados e uma lei que não é seguida de acordo com que é pra ser e além disso por ter não ter uma lei justa os moradores ou qualquer pessoa se revolta e faz justiça com a própria mão por também não haver polícias mas não é uma forma que podemos parar a violência pois se agente não quer violência não fazemos violência e sim procurar os nossos direitos como um cidadão pois devemos protestar e fazer manifestações para que essas leis sejam seguida de forma correta e ainda polícias e vigias em cada rua e assim tudo será feito com justiça e sem violência.
Eliziane costa
Turma 200 vespertino

Anônimo disse...

É indiscutível que a pratica de fazer justiça com as próprias mãos está crescendo em São luís, como em outros estados e esse ato de contra atacar quem está nos prejudicando de alguma forma nos faz ser pior do que eles porque não temos o direito de tirar a vida da outra pessoa se eles querem ou não ser assassinos isso é um prejuízo para ele o que está ao nosso alcance é incentivar que a justiça possa agir de forma mais adequada para transformar a sociedade em questão para um bem maior e transformando essa realidade.
Jeremias Ferreira
Turma:300 turno: MAT

Anônimo disse...

A justiça com a nossas próprias mãos pode ser ate melhor para a nossa sociedade evidentemente sustando os ladrões de roubar,matar e violentar as pessoas.
Tuma:200
Aluno:Vanderlan
Vespertino

Unknown disse...

Na minha opinião não podemos fazer justiça com as próprias mãos ,porquê é um erro grave ,na lei diz que nois simplesmente devemos ligar para a polícia i o elemento vai presso , aí a justiça sir encarrega da quele elemento.

GABRIEL BARROS
Turma:202
Matutino

Unknown disse...

Sabemos que hoje em dia muitas das pessoas só querem fazer justiça usando as próprias mãos, idealizando que a pessoa que cometeu o ato,seja punida de forma violenta para "aprender a lição". Então a população define essa maneira,como se fosse um modo de expressar de como está irritado e como não aguénta mais esse modo de vida.
Medidas devem ser tomadas, não fazendo justiça com as próprias mãos, pois a pessoas de um modo ou de outro estaria se igualando, mas sim ,medidas governamentais como: aumentando o número de polícias qualificados para a segurança da sociedade, mudando a forma de pensar dizendo que um menor de idade não pode responder pelos próprios atos e abrindo mais oportunidades de emprego para pessoas que concluem o ensino superior..
Luana Soares
Turma202 -matutino

lucas disse...

Acredito que o "Olho por Olho, Dente por dente da atualidade" é consequência do papel falho da Justiça para com os cidadãos, e além disso, a população vê o "tratamento vip" ao criminoso como um dever que a polícia não cumpre, cabendo a eles tomar providências.
Por isso, é necessário que os órgãos de justiça sejam mais presentes e estejam à par do que acontece dentro do Estado, aplicando as penas de acordo com o crime cometido. E também, é preciso que mais policiais militares, civis e rodoviários sejam postos nas ruas, fazendo rondas e garantindo a segurança das pessoas dentro de cada município.

-> José Adalberto Lucas Lima
-> Turma: 202 // Matutino.

Anônimo disse...

E notorio que a sociedade esta agindo com as suas proprias leis, pois se ve a que ponto chegamos pais de familia matando "criminosos"para fazer justica e alem disso batem sem piedade neles,sendo assim o governo deve colocar seguranca nos pontos onde a mais asltos. Deve-se ainda criar um projeto no qual o tema seria (como seria eu em seu lugar?)acredito que a sociedade ira pensar duas vezes antes de matar qualquer ser que esteja no mundo.
CRISLAYLA SOUSA PINHEIRO
TURMA:200 VESPERTINO

Thiago Nogueira disse...

Todos nós sabemos que a violência só cresce em nosso país,porque o nosso sistema de segurança é falho e por isso não recebemos a devida segurança que precisamos.O que acaba levando pessoas a praticarem a justiça com as próprias mãos, pois já estão cansadas de tanta violência que as rodeiam , mas nem sempre é uma atitude viável.
Portanto, o governo deve investir em segurança, disponibilizando mais policiais em bairros e assim qualificando nossa segurança.

Aluno: Thiago Nogueira Almeida
Turma: 202
Turno: Matutino

Mateus Silva disse...

Podemos perceber que a sociedade está cada vez mais vingativa. O fato de presenciarem injustiças praticadas por marginais, e estarem reféns a eles, faz com que a sede de vingança apenas aumente. Como consequência, temos as linchações usadas como forma de castigo.
Em minha concepção, a população deveria apenas conter os marginais e esperarem pelo órgão responsável pela nossa "segurança".

-> Mateus Silva
-> Turma: 202
-> Turno: Matutino

Anônimo disse...

A criminalidade está aumentado cada vez mais, muitas pessoas inocentes são vítimas de assaltos, e até mesmo mortas . A população indignada com essa situação,fazem justiça com as próprias mãos.Pois assim estão agindo como eles.

Talia de Moraes Teles
Número:33, Turma:300,matutino.

Unknown disse...

É notório que a justiça com as próprias mãos vem aumentando cada vez mais,pois às leis são ineficazes ,e além disso é visível a falta de segurança. Portanto os deputados devem criar medidas que reforcem às leis jáexistentes contra a criminalidade . Deve-se ainda,maior presença dos policiais juntos aos cidadãos.
Sara ferreira
Turma:202 vs matutino

Unknown disse...

É notório que a justiça com as próprias mãos vem aumentando cada vez mais,pois às leis são ineficazes ,e além disso é visível a falta de segurança. Portanto os deputados devem criar medidas que reforcem às leis jáexistentes contra a criminalidade . Deve-se ainda,maior presença dos policiais juntos aos cidadãos.
Sara ferreira
Turma:202 vs matutino

Yasmim Neves disse...

É visível que a violência esteja cada vez mais presente em nossa sociedade atual. Pelo fato de haver um alto índice de criminalidade e também a falta de segurança necessária .Por essa razão todos os dias o que mais vemos são assaltos,mortes de pessoas inocentes etc
A violencia por demasiadas vezes acaba gerando mais violência. Como é o caso de pessoas que decidem por si mesmas fazerem "justiça" que por fim acaba se tornando um ato além de injusto, desumano.
Até que ponto o ser humano vai em busca de vingança?
Algumas vezes a um nível que ultrapassa a crueldade .
Ao meu pensar o que se deve fazer é esperar que a justiça venha de forma legal e moral por parte das autoridades responsáveis por isso.

-> Yasmim Neves
-> Turma: 202
-> Turno: Matutino

Anônimo disse...

Sabe-se que a violência com as próprias mãos está cada vez mais freqüente na sociedade, pois o Estado não está presente e nem supri essa necessidade e, além disso, a legislação não é cumprida do modo que deveria ser.
Com todo o aumento da criminalidade, a sociedade está cansada de esperar pela justiça da qual não é exercida de forma correta, logo alguns sentem a necessidade de fazer a justiça por si.
Por tanto, cabe ao Estado e o órgão jurídico de executarem e aplicarem a justiça para que eventos como esses não sejam repetidos e tidos como exemplos na sociedade, a educação também é uma grande chave para acabar com os pensamentos de que a vingança com as próprias mãos é o certo.

Aluna: Beatriz de Cássia Rodrigues Azevedo Nº 03
Turma: 202
Turno: Matutino

Anônimo disse...

Sabe-se que a violência com as próprias mãos está cada vez mais freqüente na sociedade, pois o Estado não está presente e nem supri essa necessidade e, além disso, a legislação não é cumprida do modo que deveria ser.
Com todo o aumento da criminalidade, a sociedade está cansada de esperar pela justiça da qual não é exercida de forma correta, logo alguns sentem a necessidade de fazer a justiça por si.
Por tanto, cabe ao Estado e o órgão jurídico de executarem e aplicarem a justiça para que eventos como esses não sejam repetidos e tidos como exemplos na sociedade, a educação também é uma grande chave para acabar com os pensamentos de que a vingança com as próprias mãos não é o certo.

Aluna: Beatriz de Cássia Rodrigues Azevedo Nº 03
Turma: 202
Turno: Matutino

Unknown disse...

Notasse que por todo o lugar que vamos a violência é ativa , não tem como fugir da realidade que está se espalhando cada vez mais por todo o país. Com a falta de segurança muitas das vezes fazem-se violência com as próprias mãos , algo que não deveria acontecer mesmo que o autor do roubo ou outro crime seja uma pessoa má , pessoa nenhuma merece apanhar até a morte . Cabe ao Estado por obrigação estabelecer segurança e atendimento rápido por toda a cidade trazendo alívio e conforto para o cidadão que é mais afetado , com isso a violência pode diminuir um pouco mais .

Unknown disse...

Sabe-se que a violência so tem aumentado nos ultimos anos no nosso país. A maior parte é por pessoas que fazem justiça com as proprias mãos, que para elas é o único jeito de resolver a situação. Portanto, as pessoas fazem isso por não terem conhecimento da justiça, mas nao sabem que violencia gera violencia. O unico jeito de resolver a situação, é entregar nas maos da justiça.

ALUNA: KALYNA DOS SANTOS S.
TURMA: 202
TURNO: MATUTINO

Unknown disse...

→ Rayana Santos
→ 202
→ matutino

Unknown disse...

Sabe-se que a violência so tem aumentado nos ultimos anos no nosso país. A maior parte é por pessoas que fazem justiça com as proprias mãos, que para elas é o único jeito de resolver a situação. Portanto, as pessoas fazem isso por não terem conhecimento da justiça, mas nao sabem que violencia gera violencia. O unico jeito de resolver a situação, é entregar nas maos da justiça.

ALUNA: KALYNA DOS SANTOS S.
TURMA: 202
TURNO: MATUTINO

Anônimo disse...

E lamentavel que a violencia tomou conta da sociedade brasileira.pois,quase que ironicamente meliantes.comentem crimes, e afirmar que estam promovendo a justiça.por outro lado, quem nao se revoltaria.vivendo em uma sociedade,esquecida pelos seus governantes.e tudo que se ouve sao barulhos de projetil por todos os lados. mas e facil colocar a culpa nos outros. provavelmente esta consequencia, tem sido de nossos pais, ávos, tios e ate mesmo de nos mesmo.tem brasileiros que si orgulha em bater no peito ao falar, que nao esta nem ai para politica.um verdadeiro analfabeto politico,o pior brasileiro. concerteza a culpa de um filho seu, um irmao. e deste analfabeto. tem outros que verdem seu voto. por um par de sapato ate mesmo por um saco de farinha como a musica de paralamas do sucesso cita.tudo dentro da sociedade e relativo.isto e fato. como um grande fisico. cita entre uma das grandes teoricas da fisica newton com sua 3 lei. toda acao tem uma reacao. ano que vem tem eleicao. pense duas vezes em vender seu voto.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aluno:WILSON GABRIEL
TURMA:305
Turno:matutino
O tema aborto configura uma das maiores questões é ticas da atualidade; não é correto dizer que abortar é tirar avida de uma pessoa inocente, até porque se você não nasceu,você não viveu,o aborto é para casos específicos como uma gravidez.
Pode-se afirmar que,tirar a vida de um indivíduo,mesmo que,um feto é um atentado contra a vida de um ser humano.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Perfeito!